Há um português na equipa que fez vídeo de “Ghosteen” de Nick Cave

nrk-p3 / Flickr

O músico Nick Cave

O designer português Tiago Higgs fez parte da equipa do estúdio londrino que realizou o filme de lançamento do disco “Ghosteen”, de Nick Cave.

O designer português Tiago Higgs fez parte da equipa do estúdio londrino que realizou o filme de lançamento do disco Ghosteen, de Nick Cave, divulgado a nível mundial na noite de quinta-feira, e já disponível nas plataformas digitais.

Em declarações por email à Lusa, o designer sediado em Londres contou que o responsável do Hingston Studio, Tom Hingston, entrou em contacto com ele para saber se estaria “disposto a ajudar no projeto”.

“Eu juro que no dia em que comecei a trabalhar no vídeo ainda não sabia quem era o Nick Cave, mas já tinha ouvido o álbum”, reconhece o português de 35 anos, filho de mãe produtora de televisão independente e de pai designer, que já trabalhou para marcas como Vodafone, Nissan ou Microsoft, entre muitas outras.

Tiago Higgs percebeu que este trabalho podia conduzir a uma “boa exposição” do seu nome, tendo assim avançado com um projeto “a nível técnico muitos furos abaixo do nível de dificuldade” com que lida habitualmente.

“O que fez o projeto ser mais complicado foi a parte mais conceptual das cores, texto, velocidade dos elementos, o fumo, etc., [com] tudo a bater certo com a emoção expressada pelo Nick em certas partes das músicas”, acrescentou o profissional, nascido em Lisboa.

Agora que o projeto está terminado, Tiago Higgs vai estar até ao fim de 2019 a fazer gráficos para os Jogos Olímpicos de 2020. “Adoro trabalhar para desporto. Um pouco diferente de Nick Cave”, afirma.

Apesar de ter uma “relação muito complicada com Portugal”, Tiago Higgs adora toda a gente com quem já trabalhou no país, mas lamenta que a indústria nacional seja “minúscula” e que se mantenha uma “mentalidade um bocado de vila”, no país.

Ainda assim, devido a uma “paixão enorme por viagem e fotografia”, desenvolveu um canal no Youtube dedicado a essas viagens e decidiu aproveitar essa mesma paixão para “reatar” a sua ligação a Portugal. “Quando vou aí, tento ir conhecer uma parte do país e fazer um vídeo e fotos para o canal sobre isso. Confesso que tem funcionado”, disse.

O vídeo para o álbum Ghosteen, de Nick Cave e os Bad Seeds, foi divulgado através do Youtube na noite de quinta-feira. O filme é do Hingston Studio, com realização de Tom Hingston e animação e efeitos visuais de Yusuke Murakami, Markus Lehtonen, Aislinn Clifford, Amanda Tooke e Tiago Higgs.

Ghosteen, 18.º álbum de originais de Nick Cave e dos Bad Seeds, foi gravado entre 2018 e os primeiros meses de 2019, com mistura de Nick Cave, Warren Ellis, Lance Powell e Andrew Dominik.

Disco com duas partes, em que “as canções do primeiro álbum são as crianças e as canções do segundo álbum são os seus pais”, Ghosteen é “um espírito migratório”, nas palavras de Nick Cave, aquando do anúncio.

O jornal britânico The Guardian deu-lhe cinco estrelas e classificou-o como talvez “o mais bonito conjunto de canções” que Nick Cave e a sua banda já criaram. O New Musical Express deu-lhe igualmente cinco estrelas e escreveu que “este álbum devastador é o trabalho de um artista que tenta fazer sentido da perda”, numa referência, muitas vezes feita, à morte – súbita e acidental — do seu filho Arthur, em 2015.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A Família Real inglesa vai ter um novo membro (e será já no início de 2021)

A Rainha Isabel II vai ter mais um bisneto. A princesa Eugénia anunciou hoje, através das redes sociais, que está à espera do seu primeiro filho. Também a Casa real já se pronunciou sobre a …

Google Maps vai localizar e mapear áreas de contágio de covid-19

O Google Maps, 'website' e aplicação de cartografia da gigante norte-americana Google, vai poder revelar nos mapas, consultados por utilizadores, as áreas de infeção da covid-19. “Ao abrir o Google Maps, clique na guia à direita …

Cabra com mais de 400 anos encontrada mumificada numa montanha de gelo

Uma cabra morta há mais de 400 anos foi descoberta por um esquiador, em Val Aurina, em Itália. Hermann Oberlechner, alpinista e campeão de esqui, estava a caminhar quando encontrou algo invulgar e inesperado no …

Norte-americano morre após overdose de guloseimas

Um homem de 54 anos morreu na sequência de uma paragem cardíaca causada por hipocaliemia severa. A ingestão de alcaçuz preto em altas quantidades é apontada como a causa da morte. Um norte-americano de 54 anos, …

Cidade brasileira de Manaus pode já ter atingido a imunidade de grupo

Um estudo liderado pela Universidade de São Paulo, no Brasil, sugere que a cidade brasileira de Manaus, a capital do estado do Amazonas, pode já ter atingido a imunidade de grupo para o novo coronavírus …

Segunda vaga da covid-19 aumenta fosso entre ricos e os pobres em Madrid

A capital de Espanha foi a mais atingida da Europa ao nível de contágios e mortes por covid-19, situação que levou a presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, a decretar o bloqueio parcial …

Sobrinho de Pablo Escobar terá encontrado 18 milhões escondidos na parede do apartamento do traficante

Um sobrinho do traficante colombiano Pablo Escobar disse que encontrou 18 milhões de dólares em dinheiro escondidos dentro de uma parede de um dos apartamento do seu tio. De acordo com o jornal britânico The Independent, …

Bebé nasce durante voo (e companhia aérea oferece-lhe "passagem vitalícia")

Foi durante uma viagem de avião que uma menina resolveu vir ao mundo A mãe da bebé viajava num voo da Egyptair quando entrou em trabalho de parto e teve direito a um presente inesperado. …

Pelo menos 22 mortos em queda de avião militar na Ucrânia

Pelo menos 22 pessoas morreram, esta sexta-feira, na queda de um avião militar no este da Ucrânia, entre as quais estudantes de uma escola militar, havendo ainda registo de dois feridos graves. "Vinte mortos e dois …

Empresas espanholas terão de pagar despesas dos funcionários em teletrabalho

A lei não se aplicará se o teletrabalho tiver sido forçado pela pandemia de covid-19, mas a empresa terá de assumir, porém, as despesas dos funcionários que estejam a trabalhar à distância. De acordo com o …