Portugal volta a ter condições para reequipar Forças Armadas

Karen Williams / Wikimedia

O ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, afirmou esta terça-feira em Coimbra que Portugal tem “outra vez” condições para poder reequipar as Forças Armadas.

O ministro José Aguiar-Branco sublinhou que foi possível “aumentar a capacidade operacional”, com a reforma “Defesa 2020”, e reequipar as Forças Armadas, através da revisão da Lei da Programação Militar.

“É possível hoje Portugal ter outra vez condições para poder reequipar as Forças Armadas”, disse o ministro da Defesa Nacional, questionado por um jornalista sobre a falta de meios militares.

Como exemplo, José Aguiar-Branco frisou que foram “adquiridos navios de lancha costeira” e “vão ser construídos” navios de patrulha oceânica, estando prevista também a aquisição de viaturas táticas.

“Há quatro anos, a nossa discussão era como íamos pagar os salários dos militares no mês seguinte. Quatro anos depois, estamos a considerar que temos capacidade para reequipar as Forças Armadas”, constatou.

Sobre as críticas do presidente cessante da Associação Nacional de Sargentos, José Aguiar Branco referiu que Lima Coelho “exerceu o seu mandato mais preocupado com a ação política do que com matérias de natureza de defesa”.

Lima Coelho acusou na segunda-feira o ministro da Defesa de ser “habilidoso, mentiroso e cobarde” a propósito das conversações para a revisão do Estatuto dos Militares.

Rui Rio defende reforma de fundo

José Aguiar-Branco falava à comunicação social, à margem da sessão “Como conciliar o tempo da justiça com a liberdade de informar”, que ocorreu no Centro de Eventos Bissaya Barreto, em Coimbra.

A sessão, inserida no ciclo de debates “Ter Estado”, contou com a presença do ex-presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, do ex-bastonário da Ordem dos Advogados Rogério Alves, de José Manuel Fernandes, do jornal online Observador, e do procurador-geral adjunto João Aibéo.

Durante o debate, Rui Rio sublinhou que Portugal apenas irá fazer “uma reforma de fundo” da justiça, se conseguir “o mais amplo dos consensos”.

“Este consenso nacional tem de ser feito com a sociedade, explicando o diagnóstico e a forma como se pretende alterar” o sistema, referiu.

O ex-autarca social-democrata falou ainda da necessidade da existência do segredo de justiça, frisando que, se este acabar, “é o Estado a ajoelhar-se perante os ditames das vendas e dos lucros” – única preocupação da comunicação social, “que alienou as funções de interesse público”.

Os julgamentos populares “enquadram-se num regime totalitário” e usar “o sistema judicial para fins políticos”, é a política “no seu estado mais rasca”, criticou Rui Rio.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Famosa teoria de Stephen Hawking sobre buracos negros confirmada

Usando ondulações no espaço-tempo causadas pela fusão de dois buracos negros distantes, uma equipa de cientistas conseguiu provar uma das teorias mais famosas de Stephen Hawking. A teoria da área do buraco negro, que Stephen Hawking …

Mayflower 2.0: um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem. O …

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …

República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley. Num …

Croácia 3-1 Escócia | Croatas de trivela rumo aos oitavos

A Croácia, liderada pelos ‘craques’ Luka Modric e Ivan Perisic, qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer por 3-1 a Escócia, que eliminou, num Grupo D conquistado pela Inglaterra. Os …

Asteroide tem nome de astrofísico português Nuno Peixinho

O astrofísico português Nuno Peixinho dá nome a um asteroide, descoberto em 1998 e que tem pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro, anunciou esta segunda-feira o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), …

"É inaceitável". Ana Mendes Godinho critica situações de trabalho temporário que "duram décadas"

A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, insistiu esta terça-feira na relevância do combate à precariedade, sinalizando a intenção de restringir o trabalho temporário. "Tem de haver mecanismos mais fortes para combater a segmentação do mercado …

Hitler expulsou os soldados judeus há oito décadas. Agora, um rabino junta-se ao exército alemão

No início da Segunda Guerra Mundial, Hitler expulsou os judeus das Forças Armadas na década de 1930. Agora, Zsolt Balla irá assumir o cargo de rabino-chefe do exército alemão. Mais de 80 anos depois, aquilo que …

Rio critica Governo após "justa indignação" de Merkel

O presidente do PSD acusou esta terça-feira o Governo de estar a fazer Portugal passar “por uma vergonha desnecessária”, considerando que depois da “vexatória desconsideração” do Reino Unido, os portugueses têm que “ouvir a justa …

Amazon acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos

A Amazon foi acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos, segundo uma investigação da Newsweek, publicada na segunda-feira. "Uma investigação da ITV News num dos centros de distribuição da Amazon no Reino …