É oficial. Portugal volta a receber a Fórmula 1 a 2 de maio

O Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão, vai acolher, no fim-de-semana de 30 de abril a 2 de maio, a terceira corrida do Mundial de Fórmula 1, pelo segundo ano consecutivo.

Estamos de volta a Portimão. O Grande Prémio de Portugal será no fim-de-semana de 30 de abril a 2 de maio – a terceira corrida da época de 2021″, anunciou a Fórmula 1, esta sexta-feira, nas suas redes sociais.

O Grande Prémio português será a terceira prova deste ano, depois das etapas no Circuito Internacional do Bahrein, entre 26 e 28 de março, e em Imola, em Itália, entre 16 e 18 de abril.

O presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), Ni Amorim, assumiu estar “muito satisfeito” com este anúncio.

“A FPAK fica muito satisfeita na medida em que, quando houve o último Grande Prémio em Portugal, em 2020, sempre dissemos que íamos lutar para que o Grande Prémio não fosse apenas de substituição, mas estivesse por direito próprio no calendário Mundial de Fórmula 1”, afirmou o responsável, em declarações à agência Lusa.

Ni Amorim disse ter trabalhado, “juntamente com o Governo, em articulação com o AIA, para que se pudessem reunir condições para haver Grande Prémio em 2021”.

https://twitter.com/F1/status/1367763079916818434?s=20

“O mais difícil está feito. Agora é importante reunir as condições para ter público. Portugal está numa situação económica difícil e eventos como a Fórmula 1 serão muito importantes para uma região que vive do turismo”, sublinhou.

Para o presidente da FPAK, “não há nenhuma razão para que nos anos seguintes Portugal não possa fazer parte do calendário” a tempo inteiro e destacou que esta é “uma das maiores conquistas” do seu mandato.

“Para quem não tinha Fórmula 1 há 24 anos é uma marca importantíssima e ficará para a história”, concluiu.

A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, também já se congratulou com este regresso da F1 a território nacional, realçando, segundo o Diário de Notícias, que “a realização de grandes eventos no nosso país é muito importante para a imagem e promoção internacional de Portugal como destino turístico”.

Recorde-se que, em outubro do ano passado, Lewis Hamilton venceu o Grande Prémio de Portugal, alcançando as 92 vitórias e superando o recorde anterior, que pertencia a Michael Schumacher.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …