Portugal vence Sérvia e lidera grupo de apuramento

(dr) FPF

-

A seleção portuguesa de futebol, com um gigante João Moutinho a meio campo, ficou hoje mais perto do apuramento direto para o Euro2016, após vencer a Sérvia, por 2-1, com golos de Ricardo Carvalho e Fábio Coentrão.

No Estádio da Luz, o central do Mónaco Ricardo Carvalho, na sua segunda vida na formação das quinas, abriu a contagem, aos 10 minutos, e Fábio Coentrão garantiu o triunfo luso, aos 63, depois de Matic ter colocado o empate no marcador, aos 61.

Tal como já tinha acontecido frente a Dinamarca e Arménia, em ambos vitórias por 1-0, Portugal voltou a realizar uma exibição calculista e até algo fria, no que começa a ser uma imagem de marca da era Fernando Santos.

Mais uma vez, a seleção nacional apresentou-se sem ponta de lança, com apenas Ronaldo livre na frente, e, por isso, nem criou muitas oportunidades de golo, mas aproveitou as que teve e marcou nos momentos chave da partida.

Tiago e João Moutinho destacaram-se no meio campo de Portugal, sobretudo o jogador do Mónaco, que realizou com certeza uma das suas melhores exibições com a camisola lusa.

Além de ter assistido Fábio Coentrão no segundo golo de Portugal, com um centro milimétrico, Moutinho praticamente esteve em todo lado, mostrou-se incansável na recuperação das bolas e quase perfeito na altura de distribuir.

No duelo do meio campo com Matic (1,94 metros), Moutinho (1,71) foi gigante.

Mesmo com Fernando Santos na bancada a cumprir castigo, e depois de uma campanha que começou da pior forma possível, Portugal saltou para o primeiro lugar do Grupo I, com dois pontos de vantagem sobre Dinamarca e a surpreendente Albânia, que repartem o segundo lugar, e ficou mais perto de qualificação para o Europeu.

Quase garantido ficou o prémio mínimo, um lugar no play-off, já que Sérvia e Arménia somam apenas um ponto e estão a oito da seleção nacional.

Como já se esperava, Fábio Coentrão apareceu mesmo mais adiantado no onze, enquanto coube a Eliseu a tarefa de lateral esquerdo, uma opção de Santos que acabou por ter sucesso, não só ofensivamente, mas também porque a Sérvia raramente conseguiu furar por esse flanco.

Praticamente na primeira vez que chegou à baliza de Stojkovic, Portugal colocou-se em vantagem, aos 10 minutos, através de uma cabeceamento certeiro do veterano Ricardo Carvalho, que apareceu completamente solto na área, após centro de Coentrão.

Contudo, o central de 36 anos acabou por sair lesionado minutos depois e foi rendido por José Fonte, que fez o seu primeiro jogo oficial por Portugal.

Na frente, Cristiano Ronaldo optou muitas vezes pelos lances coletivos e arriscou muito menos do que é habitual. Mesmo assim, aos 29 minutos, partiu para cima de defensiva sérvia e de longe lançou uma bomba que Stojkovic, antigo guarda-redes do Sporting, defendeu com dificuldade.

Apesar de ter muitos jogadores com nome na alta-roda do futebol europeu, a Sérvia mostrou que dificilmente poderá lutar pelo apuramento, tantas são as falhas que demonstrou a nível coletivo, sobretudo do meio campo para a frente.

Só aos 53 minutos, os forasteiros deram algum ar da sua graça, com Mitrovic em boa posição a atirar por cima.

Foi o primeiro aviso dado a uma seleção portuguesa que entrou na segunda parte demasiado lenta e longe da qualidade que tinha demonstrado na primeira parte.

Por isso mesmo, Matic gelou os adeptos que estavam na Luz, com um pontapé acrobático na sequência de um canto, aos 61 minutos, num lance em que Eliseu se esqueceu de subir com a equipa, deixado o ex-médio do Benfica em jogo.

Contudo, apenas dois minutos depois, Moutinho apareceu descaído na direita, após troca de bola com Ronaldo, e ofereceu o golo a Coentrão, que só teve que encostar para a baliza, somando o seu quinto tento pela seleção.

Este lance acabou por ser decisivo, não só, claro, pelo golo, mas também porque praticamente deixou a Sérvia KO, numa altura em que podia entrar na discussão pela vitória.

Os jogadores sérvios nunca mais se levantaram e Portugal aproveitou para gerir o jogo até final, com alguns rasgos ofensivos, mas sempre sem perder o controlo.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …

Poluição do ar em Sydney entre as 20 piores do mundo devido aos incêndios

A poluição do ar em Sydney, a maior cidade da Austrália com mais de cinco milhões de habitantes, está hoje entre as 20 piores do mundo devido ao fumo dos incêndios no leste do país. "Sydney, …

Audições da RTP sobre "Sexta às 9" aprovadas pelos deputados

Os deputados da comissão parlamentar de Cultura e Comunicação aprovaram "por unanimidade", esta terça-feira, as audições da diretora de informação e do presidente da RTP sobre o programa "Sexta às 9". O grupo parlamentar do PSD …

Conquistas da seleção renderam 140 milhões em menos de 20 anos

As conquistas da seleção portuguesa renderam já mais de 140 milhões de euros à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em menos de 20 anos. Os números são avançados esta terça-feira pelo O Jogo, que dá …

Rosa Grilo acusa PJ de "agarrar em dois idiotas" para acusar de homicídio

A arguida acusou a Polícia Judiciária (PJ), esta terça-feira, de "agarrar em dois idiotas que estavam a jeito", em alusão a si e a António Joaquim, para os incriminar da morte do marido, reiterando que …

Aeroporto de Lisboa encerra de madrugada entre janeiro e junho

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, vai fechar para obras de alargamento da pista de janeiro a junho, entre as 23h30 e as 05h30 da manhã. De acordo com a TSF, o Aeroporto Humberto Delgado, em …

Fase de Instrução do processo Hells Angels começa no dia 27

A fase de instrução do processo Hells Angels vai começar no dia 27 deste mês, no Tribunal Central de Instrução Criminal, e já há sessões marcadas até 19 de dezembro. Fonte judicial referiu à agência Lusa …