Portugal vence Sérvia e lidera grupo de apuramento

(dr) FPF

-

A seleção portuguesa de futebol, com um gigante João Moutinho a meio campo, ficou hoje mais perto do apuramento direto para o Euro2016, após vencer a Sérvia, por 2-1, com golos de Ricardo Carvalho e Fábio Coentrão.

No Estádio da Luz, o central do Mónaco Ricardo Carvalho, na sua segunda vida na formação das quinas, abriu a contagem, aos 10 minutos, e Fábio Coentrão garantiu o triunfo luso, aos 63, depois de Matic ter colocado o empate no marcador, aos 61.

Tal como já tinha acontecido frente a Dinamarca e Arménia, em ambos vitórias por 1-0, Portugal voltou a realizar uma exibição calculista e até algo fria, no que começa a ser uma imagem de marca da era Fernando Santos.

Mais uma vez, a seleção nacional apresentou-se sem ponta de lança, com apenas Ronaldo livre na frente, e, por isso, nem criou muitas oportunidades de golo, mas aproveitou as que teve e marcou nos momentos chave da partida.

Tiago e João Moutinho destacaram-se no meio campo de Portugal, sobretudo o jogador do Mónaco, que realizou com certeza uma das suas melhores exibições com a camisola lusa.

Além de ter assistido Fábio Coentrão no segundo golo de Portugal, com um centro milimétrico, Moutinho praticamente esteve em todo lado, mostrou-se incansável na recuperação das bolas e quase perfeito na altura de distribuir.

No duelo do meio campo com Matic (1,94 metros), Moutinho (1,71) foi gigante.

Mesmo com Fernando Santos na bancada a cumprir castigo, e depois de uma campanha que começou da pior forma possível, Portugal saltou para o primeiro lugar do Grupo I, com dois pontos de vantagem sobre Dinamarca e a surpreendente Albânia, que repartem o segundo lugar, e ficou mais perto de qualificação para o Europeu.

Quase garantido ficou o prémio mínimo, um lugar no play-off, já que Sérvia e Arménia somam apenas um ponto e estão a oito da seleção nacional.

Como já se esperava, Fábio Coentrão apareceu mesmo mais adiantado no onze, enquanto coube a Eliseu a tarefa de lateral esquerdo, uma opção de Santos que acabou por ter sucesso, não só ofensivamente, mas também porque a Sérvia raramente conseguiu furar por esse flanco.

Praticamente na primeira vez que chegou à baliza de Stojkovic, Portugal colocou-se em vantagem, aos 10 minutos, através de uma cabeceamento certeiro do veterano Ricardo Carvalho, que apareceu completamente solto na área, após centro de Coentrão.

Contudo, o central de 36 anos acabou por sair lesionado minutos depois e foi rendido por José Fonte, que fez o seu primeiro jogo oficial por Portugal.

Na frente, Cristiano Ronaldo optou muitas vezes pelos lances coletivos e arriscou muito menos do que é habitual. Mesmo assim, aos 29 minutos, partiu para cima de defensiva sérvia e de longe lançou uma bomba que Stojkovic, antigo guarda-redes do Sporting, defendeu com dificuldade.

Apesar de ter muitos jogadores com nome na alta-roda do futebol europeu, a Sérvia mostrou que dificilmente poderá lutar pelo apuramento, tantas são as falhas que demonstrou a nível coletivo, sobretudo do meio campo para a frente.

Só aos 53 minutos, os forasteiros deram algum ar da sua graça, com Mitrovic em boa posição a atirar por cima.

Foi o primeiro aviso dado a uma seleção portuguesa que entrou na segunda parte demasiado lenta e longe da qualidade que tinha demonstrado na primeira parte.

Por isso mesmo, Matic gelou os adeptos que estavam na Luz, com um pontapé acrobático na sequência de um canto, aos 61 minutos, num lance em que Eliseu se esqueceu de subir com a equipa, deixado o ex-médio do Benfica em jogo.

Contudo, apenas dois minutos depois, Moutinho apareceu descaído na direita, após troca de bola com Ronaldo, e ofereceu o golo a Coentrão, que só teve que encostar para a baliza, somando o seu quinto tento pela seleção.

Este lance acabou por ser decisivo, não só, claro, pelo golo, mas também porque praticamente deixou a Sérvia KO, numa altura em que podia entrar na discussão pela vitória.

Os jogadores sérvios nunca mais se levantaram e Portugal aproveitou para gerir o jogo até final, com alguns rasgos ofensivos, mas sempre sem perder o controlo.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

A Família Real inglesa vai ter um novo membro (e será já no início de 2021)

A Rainha Isabel II vai ter mais um bisneto. A princesa Eugénia anunciou hoje, através das redes sociais, que está à espera do seu primeiro filho. Também a Casa real já se pronunciou sobre a …

Google Maps vai localizar e mapear áreas de contágio de covid-19

O Google Maps, 'website' e aplicação de cartografia da gigante norte-americana Google, vai poder revelar nos mapas, consultados por utilizadores, as áreas de infeção da covid-19. “Ao abrir o Google Maps, clique na guia à direita …

Cabra com mais de 400 anos encontrada mumificada numa montanha de gelo

Uma cabra morta há mais de 400 anos foi descoberta por um esquiador, em Val Aurina, em Itália. Hermann Oberlechner, alpinista e campeão de esqui, estava a caminhar quando encontrou algo invulgar e inesperado no …

Norte-americano morre após overdose de guloseimas

Um homem de 54 anos morreu na sequência de uma paragem cardíaca causada por hipocaliemia severa. A ingestão de alcaçuz preto em altas quantidades é apontada como a causa da morte. Um norte-americano de 54 anos, …

Cidade brasileira de Manaus pode já ter atingido a imunidade de grupo

Um estudo liderado pela Universidade de São Paulo, no Brasil, sugere que a cidade brasileira de Manaus, a capital do estado do Amazonas, pode já ter atingido a imunidade de grupo para o novo coronavírus …

Segunda vaga da covid-19 aumenta fosso entre ricos e os pobres em Madrid

A capital de Espanha foi a mais atingida da Europa ao nível de contágios e mortes por covid-19, situação que levou a presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, a decretar o bloqueio parcial …

Sobrinho de Pablo Escobar terá encontrado 18 milhões escondidos na parede do apartamento do traficante

Um sobrinho do traficante colombiano Pablo Escobar disse que encontrou 18 milhões de dólares em dinheiro escondidos dentro de uma parede de um dos apartamento do seu tio. De acordo com o jornal britânico The Independent, …

Bebé nasce durante voo (e companhia aérea oferece-lhe "passagem vitalícia")

Foi durante uma viagem de avião que uma menina resolveu vir ao mundo A mãe da bebé viajava num voo da Egyptair quando entrou em trabalho de parto e teve direito a um presente inesperado. …

Pelo menos 22 mortos em queda de avião militar na Ucrânia

Pelo menos 22 pessoas morreram, esta sexta-feira, na queda de um avião militar no este da Ucrânia, entre as quais estudantes de uma escola militar, havendo ainda registo de dois feridos graves. "Vinte mortos e dois …

Empresas espanholas terão de pagar despesas dos funcionários em teletrabalho

A lei não se aplicará se o teletrabalho tiver sido forçado pela pandemia de covid-19, mas a empresa terá de assumir, porém, as despesas dos funcionários que estejam a trabalhar à distância. De acordo com o …