/

Portugal foi o país da UE que recebeu mais remessas dos emigrantes

Em ano de pandemia, Portugal foi o país da União Europeia (UE) que recebeu mais remessas enviadas pelos seus emigrantes.

A notícia, avançada esta quinta-feira pelo Jornal de Negócios, dá conta de que Portugal regressa assim ao primeiro lugar dos países da União Europeia que mais remessas receberam dos emigrantes.

Em 2020, entrou no país um total de 3,6 mil milhões de euros, segundo dados do Banco de Portugal (BdP). Em 2019, a Roménia tinha ultrapassado Portugal como maior recebedora de remessas.

Portugal recebe mais do que envia em termos de balança de capitais sendo que, segundo o Negócios, os estrangeiros que vivem em Portugal enviaram, no ano passado, 486 milhões de euros para o exterior.

A diferença entre as remessas recebidas e enviadas resulta num saldo positivo de 3,1 mil milhões de euros.

O diário económico avança ainda que os imigrantes em Portugal responsáveis pela maior fatia de remessas pagas ao exterior são os brasileiros. Em 2020, esta comunidade enviou 241 milhões de euros para o Brasil.

No sentido contrário, a maior fatia de remessas que Portugal recebe vem da Suíça. Em 2020, foram enviados 1.037 milhões de euros deste país para território português. França surge em segundo lugar (1.036,6 milhões de euros).

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.