Portugal troca com Brasil e chega ao Mundial fora do pódio

Marcello Casal Jr / ABr

-

A seleção portuguesa de futebol desceu um lugar na classificação da FIFA, divulgada esta quinta-feira, sendo ultrapassada pelo Brasil, que ocupa agora a terceira posição, a poucos dias do início do Mundial de futebol.

O ranking continua a ser liderado pela Espanha, campeã mundial e europeia, seguida da Alemanha, a primeira adversária de Portugal no Mundial2014, a 16 de junho, no encontro inaugural do grupo G.

Os outros dois adversários de Portugal na primeira fase do Mundial, Estados Unidos e Gana subiram ambos uma posição, figurando agora em 13º e 37º, respectivamente.

Entre os 10 primeiros da classificação, a Argentina e a Suíça subiram dois lugares cada, ocupando agora os 5º e 6º postos.

A Inglaterra, que voltou ao top 10, a Bélgica, agora no 11º posto, empurraram a Grécia, orientada pelo português Fernando Santos, para a 12ª posição, enquanto o Irão, treinado por Carlos Queiroz, desceu seis posições, para o lugar 43.

A próxima atualização do ranking está agendada para 17 de julho, quatro depois da final do Mundial2014, que ditará o sucessor da Espanha.

Para a elaboração da lista, a FIFA teve em conta 112 jogos oficiais das seleções, disputados até 30 de maio, entre os quais 67 particulares.

Confira o ranking da FIFA (entre parêntesis a posição na classificação anterior):

1. (1) Espanha, 1.485 pontos
2. (2) Alemanha, 1.300
3. (4) Brasil, 1.242
4. (3) Portugal, 1.189
5. (7) Argentina, 1.175
6. (8) Suíça, 1.149
7. (6) Uruguai, 1.181
8. (5) Colômbia, 1.137
9. (9) Itália, 1.104
10. (11) Inglaterra, 1.090
11. (12) Bélgica 1.074
12. (10) Grécia, 1.064
13. (14) EUA 1.035
14. (13) Chile 1.026
15. (15) Holanda 981

37. (38) Gana 704
43. (37) Irão, 641

Futebol365

PARTILHAR

RESPONDER

Preço da luz no mercado regulado deverá subir 0,2% em 2022

O preço da eletricidade para os consumidores do mercado regulado deverá subir 0,2% no próximo ano face à média do ano em curso, segundo a proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) hoje anunciada. “Para …

Governo recua e anuncia redução de imposto sobre combustíveis. Gasolina desce dois cêntimos e gasóleo um

Com a subida abrupta do preço dos combustíveis, o Governo anunciou esta sexta-feira à tarde que irá reduzir o ISP. Na prática, ao consumidor isto significa que o preço da gasolina vai baixar dois cêntimos …

Bolsonaro admite que chora sozinho na casa de banho

Num encontro organizado pela igreja evangélica Comunidade das Nações, em Brasília, na quinta-feira, o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, admitiu que costuma chorar na casa de banho. “Quantas vezes eu choro na casa de banho, em …

Jogadores em greve no Brasil, presidente no Estádio da Luz

Crise financeira grave no Cruzeiro, jogadores não apareceram para treinar e o presidente estava em Portugal. O plantel do Cruzeiro não apareceu no treino marcado para a tarde desta quinta-feira. Na véspera, os jogadores já tinham …

"É devastador": os millenials que querem ter filhos, mas não têm condições financeiras

Têm três empregos, querem mudar de carreira ou estão a mudar-se para zonas distantes para ter alojamento mais acessível. Assim é a vida dos millenials, que fazem tudo para juntar dinheiro suficiente para sustentar uma …

Milionário Robert Durst condenado a prisão perpétua por matar melhor amiga

O tribunal de Los Angeles condenou o excêntrico milionário de 78 anos a pena perpétua, sem possibilidade de liberdade condicional, pelo homicídio em primeiro grau de Susan Berman (o equivalente a homicídio qualificado), segundo a …

Cientistas tentam desvendar por que comemos demais

Em 2019, cientistas descobriram que certas células em ratos obesos impediam os sinais que indicam a sensação de saciedade. Agora, uma nova investigação fez uma abordagem ainda mais profunda sobre o papel destas células. O estudo, …

"Tenho todas as condições para vencer as eleições legislativas de 2023", diz Rangel

Paulo Rangel apresentou esta tarde formalmente a sua candidatura à liderança do PSD e afirma que tem todas as condições para unir o PSD e vencer as eleições legislativas em 2023. Em conferência de imprensa, o …

Putin admite aceitar pagamentos com criptomoedas num futuro próximo

Vladimir Putin admitiu que as criptomoedas têm valor, adiantando que esta forma de pagamento poderá tornar-se viável no país. Contudo, para já "ainda é muito cedo" para fazer previsões devido à sua natureza "incerta". A notícia …

Subida dos combustíveis. Estado arrecada mais 5 cêntimos de IVA por litro

Com a subida do preço dos combustíveis, o Estado está a arrecadar mais imposto por cada litro vendido por via do IVA. A subida dos combustíveis em Portugal tem sido uma realidade que não é de …