/

“Enorme problema para o turismo”. Portugal arrisca ser suspenso do Espaço Schengen

15

Governo deixa aviso e culpa Executivo de Costa pelo atraso na instalação do novo sistema de controlo de fronteiras. “Se não conseguirmos, chegamos a julho e ficamos suspensos”, avisa Leitão Amaro.

Há um sério risco de Portugal ser suspenso do Espaço Schengen, a zona que permite a livre circulação de pessoas entre os países membros, por atrasos na instalação do novo sistema de controlo de fronteiras, que tem de ser validado em julho deste ano, data em que os membros têm de apresentar uma declaração de prontidão.

Os procedimentos obrigatórios para testar e validar os novos equipamentos da União Europeia (UE), que devem estar operacionais em outubro, ainda não estão concluídos.

Tratam-se de sistemas de informação integrados no âmbito do projeto das fronteiras inteligentes do Espaço Schengen, onde se incluem, entre outros, os Sistemas de Entradas e Saídas (SES) e o Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagens (ETIAS), avança o jornal Expresso.

Apesar de ter aprovado, em março, a despesa de 25 milhões de euros, o Governo PS não lançou o concurso para a aquisição destes equipamentos, que agora terão de ser conseguidos por ajuste direto.

Se não conseguirmos, chegamos a julho e ficamos suspensos”, confessou o ministro da Presidência. A penalização, diz António Leitão Amaro, pode trazer “enorme problema para o turismo português”.

Para a fase que tem de ser validada em julho, a despesa em causa é de três milhões de euros e os procedimentos estão a ser geridos pelo Sistema de Segurança Interna (SSI), liderado por Paulo Viseu Pinheiro, que, sabe o Expresso, já reuniu com o diretor-geral dos Assuntos Internos para garantir que tudo será concluído a tempo. Fonte do SSI garante que “não é provável” que Portugal falhe a declaração de prontidão em julho.

Estar no Espaço Schengen não só elimina os controlos nas fronteiras internas e permite aos cidadãos viajar sem passaporte dentro deste espaço, como também colabora na luta contra a criminalidade transfronteiriça através de uma cooperação policial e judicial mais eficaz entre os países membros.

O Sistema de Informação Schengen (SIS) permite que as autoridades compartilhem dados sobre pessoas procuradas, desaparecidas ou objetos roubados. Esta colaboração tem-se mostrado fundamental na garantia da segurança interna do espaço Schengen. Portugal arrisca-se a perder essa garantia em breve.

ZAP //

15 Comments

  1. Não temos que fazer quando eles querem. Mais vale sair da UE e sermos soberano sobre o nosso território. Isto só vai servir para limitar a livre circulação das pessoas no futuro próximo… ver agenda 2030, narrativas ESG desses globalistas da WEF/ONU/OMS, passaporte vacinas e documentos digitais.

    6
    21
  2. EuQueroE_MijoQuandoApetece, mas não sou dos anti-conspiração, que vêm conspiração em tudo o que se faz globalmente, então não quero sair da UE, nem pensar, onde vou arranjar um Salazarinho para ‘me governar’ ?

    4
    8
  3. Pensava que Portugal arriscava ser suspenso do Espaço Schengen devido à quantidade descomunal de imigrantes que tem admitido…

    26
    6
  4. Francamente!
    Há quem aprovei-te logo este artigo, para racismo, para xenofobia.
    O racismo e a xenofobia são doenças…!

    9
    13
  5. A ditadura começa a apertar. Forte e feio. Costa, conscientemente ou por distração, não alinhou. Palmas para ele. Deve ser a única coisa pela que devo felicita-lo.
    O atropelo ao acordo de Schengen, que começou com a pandemia consuma-se.

    2
    5
  6. Tem que ser a europa a pôr mão nisto, porque os otários incompetentes dos políticos portugueses não têm aptidão para nada, uma vergonha estes políticos portugueses. gente sem cérebro e carácter, o governo anterior só fez porcaria!

    6
    4
  7. Mais uma situacao criada pelo Costa ao subir o PIB a custa do nao investimento, e agora o Turismo Portugues esta sujeito a pagar a fatura, na verdade, dou toda a razao ao Centeno quando afirmou, depois do Costa ter anunciado a subida do PIB, “subida do PIB sem investimento Publico nao nos interessa…”, e o resultado esta a vista!.

    6
    2
  8. Acabaram com o SEF agora amanhem-se! Tá-se mesmo a ver que vai pingar nos bolsos dos amigalhaços pra conseguirem fazer as coisas a tempo. É o costume…

    4
    2
  9. Se soubesses o que foi o Salazar para o Povo português, tentavas metê-lo no teu sinsenhor! P.ta q.. par.u o Sala,… Se não és par.o falta-te pouco.

    2
    3
  10. Há sempre desculpas para fazer tudo e mais alguma coisa por ajuste direto. Mais uma burla ao estado que está para acontecer

  11. A Política aos políticos, no entanto nos dias de hoje, têm que ser bons (muito bons mesmo). O mundo de hoje está virado, guerra provavelmente fome… de que estaremos a falar daqui a um ano??? O mundo não se entende, até parece que estamos na idade média. A TERRA é a nossa casa.

  12. Sair da União Europeia
    E fazemos o quê?
    Enquanto o dinheiro entrou, era ótimo ninguém perguntava nada..
    Minha gente nos infelizmente, não podemos viver sem o dinheiro dos outros, tenho pena mas é verdade.

  13. A extrema direita a atacar forte. Demunizaçao da política e dos políticos, sugerir que vai aparecer alguém que vai resolver todos os problemas com autoridade. Este é o modus operandi.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.