Portugal só ultrapassou uma de seis meias-finais

A seleção portuguesa de futebol só por uma vez, em seis tentativas, conseguiu alcançar a final de uma grande competição, o Euro 2004, que decorreu precisamente em solo luso, e tem na equipa de França a sua “besta negra”.

A 30 de junho de 2004, Portugal garantiu a única final da sua história ao bater a Holanda, por 2-1, em Lisboa, num encontro em Cristiano Ronaldo marcou o primeiro golo na altura da formação de Luiz Felipe Scolari. Maniche fez o segundo e Jorge Andrade, num lance infeliz, reduziu para a laranja mecânica.

Nessa tarde, no Estádio José Alvalade, a seleção lusa pôs fim a um registo de três derrotas seguidas em meias-finais – no Mundial de 1966 e nos Europeus de 1984 e 2000 -, mas a verdade é que, depois disso, já esteve em mais duas meias – no Mundial de 2006 e no Europeu de 2012 – e também ficou pelo caminho.

Em três ocasiões, Portugal apanhou a França, acabando sempre por cair perante os gauleses, duas das vezes em jogos dramáticos.

No Euro 1984, em Marselha, Platini mandou a seleção portuguesa para casa a um minuto do fim do prolongamento 3-2. De nada valeu o bis de Jordão, o segundo tempo já no tempo extra, e uma exibição fenomenal do guarda-redes Bento.

Dezasseis anos depois, novamente os franceses no caminho de Portugal, desta vez no Euro 2000, em Bruxelas, e com um penálti perto do final do prolongamento, agora marcado por Zidane, aos 117 minutos (2-1), aproveitando uma mão de Abel Xavier, num lance muito contestado pelos lusos.

No tempo regulamentar, Nuno Gomes colocou Portugal em vantagem, aos 19 minutos, mas Henry refez a igualdade, aos 51.

Ironia do destino, nova meia-final para a seleção portuguesa no Campeonato do Mundo de 2006, novo duelo com os franceses e com igual desfecho, embora desta vez não tenha sido necessário o prolongamento (1-0).

Em Munique, Zidane voltou a marcar de penalti, aos 33 minutos, depois de uma falta de Ricardo Carvalho sobre Henry, e resolveu a eliminatória.

A primeira presença de Portugal numa meia-final aconteceu em 1966, no Mundial de Inglaterra, com uma derrota perante os anfitriões, por 2-1, no Estádio de Wembley.

Em Londres, Bobby Charlton bisou para os ingleses, enquanto Eusébio reduziu para a seleção lusa já perto do final.

No último Campeonato da Europa, na Polónia e Ucrânia, em 2012, Portugal teve nova oportunidade de marcar presença numa final, mas acabou por cair perante a Espanha nas grandes penalidades.

Em Donetsk, depois do nulo, João Moutinho e Bruno Alves tremeram nos penáltis e acabaram por permitir o triunfo espanhol por 4-2.

Na quarta-feira, em Lyon, Portugal joga com o País de Gales a sétima meia-final da sua história, quinta em Campeonatos da Europa. O prémio é a final, frente à anfitriã França ou à campeã mundial Alemanha.

ZAP / Futebol365 / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A Via Láctea roubou minúsculas galáxias à sua vizinha

Utilizando dados obtidos pelo Telescópio Gaia, os cientistas chegaram à conclusão que a Via Láctea "sequestrou" galáxias da Grande Nuvem de Magalhães, uma outra galáxia que a orbita. No nosso Universo, a regra é orbitar: a …

Pode ter sido encontrada (e ignorada) vida em Marte em 1976, defende antigo cientista da NASA

O antigo cientista da agência espacial norte-americana Gilbert V. Levin afirma que foram encontradas evidências de vida em Marte na década de 70. No entender do especialista, deviam ter sido levado a cabo mais investigações …

Era marketing. Fortnite voltou (e está diferente)

Depois de 10 temporadas, um buraco negro engoliu a ilha na qual diariamente milhões de jogadores tentavam sobreviver, matando-se uns aos outros. Durante um dia e meio, ninguém podia jogar. O susto acabou esta terça-feira, …

Cientistas determinam o que diminui a fertilidade das mulheres com o avanço da idade

Investigadores da Universidade de Copenhaga mapearam alguns dos mecanismos que podem afetar a fertilidade das mulheres desde a adolescência até a menopausa. A fertilidade natural das mulheres flutua entre altos e baixos na forma de uma …

Dono do Paris Saint-Germain quer comprar o Leeds (e torná-lo no novo Manchester City)

A Qatar Sports Investments (QSI), empresa que é detida por Nasser Al Khelaifi, quer dar o salto para o mercado inglês e adquirir o Leeds United, emblema que milita atualmente no segundo escalão. Na semana em …

Município italiano proíbe Google Maps. App faz com que muitas pessoas se "percam"

O autarca do município italiano de Baunei, na Sardenha, proibiu o uso do Google Maps na região, argumentando que "muitas" pessoas se perderam por causa de "sugestões enganosas" do serviço de localização. A informação é …

Pedalar mais dá direito a prémios. Tecnologia portuguesa desperta interesse de Copenhaga

Depois de se ter estreado em Matosinhos e de ter despertado interesse em Nova Iorque, um programa português que premeia comportamentos de mobilidade ambientalmente sustentáveis chamou a atenção em Copenhaga. O AYR, desenvolvido pela empresa CEiiA …

Associação de Armas americana editou artigos da Wikipédia para desacreditar o Holocausto

A National Rifle Association (Associação Nacional de Armas) dos Estados Unidos tem estado a editar artigos da Wikipédia de forma a desacreditar o Holocausto. Um trabalho de investigação da Splinter identificou pelo menos 150 edições em …

Bebé recém-nascida encontrada enterrada viva numa sepultura na Índia

Uma bebé recém-nascida enterrada viva foi encontrada na Índia por um pai que estava a enterrar a filha, que morreu após o parto, revelou o chefe da polícia local, Abhinandan Singh. A menina foi encontrada dentro …

Reutilização é a verdadeira alternativa a plástico descartável

A alternativa aos produtos de plástico descartáveis tem sido outros produtos também descartáveis, mas a melhor solução passa pela reutilização, indica um relatório divulgado esta terça-feira, que dá exemplos de sucesso. O documento, “The Reusable solutions: …