/

Portugal apontado como a sétima melhor democracia do mundo

Maurizio Mori / Flickr

Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa

Portugal é a sétima melhor democracia do mundo, de acordo o ranking do instituto V-Dem, ficando atrás da Dinamarca, Estónia, Suécia, Suíça, Noruega e Bélgica.

Segundo o relatório da V-DEM, o número de países com regimes autocráticos é maior do que a fatia democrática no mundo, pela primeira vez desde 2001. Portugal surge como a sétima melhor democracia do mundo, à frente de países europeus como Espanha (9º. lugar), Reino Unido (13º.) e Países Baixos (16º.)

Segundo a edição desta segunda-feira do jornal Público, o estudo tem uma base com 28 milhões de dados de 202 países, entre 1789 e 2019, e recorreu a cerca de três mil especialistas para desconstruir os regimes e caracterizá-los por diferentes categorias.

Portugal surge como exemplo de um Estado que evoluiu positivamente nas últimas cinco décadas (desde o 25 de abril). No entanto, o país falha principalmente na componente da participação política dos cidadãos, caindo para a posição 50 da tabela nessa categoria, que é liderada pela Suíça. Na categoria da igualdade, Portugal fica-se pelo 27º. lugar.

Os primeiros dez lugares da tabela são ocupados maioritariamente por países europeus e só a Costa Rica (8º.) e a Nova Zelândia (10º.) são exceções. A Dinamarca é a melhor democracia do mundo, seguida da Estónia e da Suécia.

O diário destaca que, nos últimos três anos, Portugal subiu três lugares no ranking. Neste momento, é o país da Europa do Sul com melhores índices democráticos e aquele onde os níveis de infeção e mortes por covid-19 têm sido mais baixos.

“O estado de emergência aqui tem sido consensualizado entre Presidente da República, Governo e partidos, mas também com a sociedade civil”, realça Tiago Fernandes, coordenador do relatório V-Dem para Portugal e Europa do Sul.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.