Portugal recebe gás russo esta semana

Navio partiu dia 23 da Rússia, não sendo clara a quantidade de mercadoria que transporta.

A última vez que Portugal recebeu gás proveniente da Rússia foi em outubro, mas na próxima sexta-feira o navio Vladimir Vize deverá atracar em Sines, depois de uma viagem desde o porto de Sabetta, na península de Yamal, no Norte da Rússia. A informação é avançada pelo Expresso, que cita dados do Porto de Sines, que estima a chegada do navio com gás natural liquefeito para 5 de março.

No entanto, várias plataformas de monitorização de navios indicam que a chegada deverá acontecer ainda durante a semana.

O Expresso cita ainda informações fornecidas pela REN – Redes Energéticas Nacionais que mostram que a última vez que Portugal recebeu gás russo foi em outubro, mês em que 26,5% do gás natural importado por Portugal veio da Rússia, 50,7% da Nigéria, 14,6% dos Estados Unidos e os 8,2% de Espanha. Durante os meses de novembro, dezembro, janeiro e fevereiro nenhuma quantidade de gás russo foi descarregada em Sines.

O navio esperado esta semana foi construído em 2018, tem quase 300 metros de comprimento e bandeira de Hong Kong. No que respeita à empresa a quem foi comprado o gás ou à quantidade de gás transportado, não há dados concretos fornecidos pelo Porto de Sines. O Expresso noticia que o importador será a Naturgy, a única empresa em Portugal que tem importado gás russo e que planeia manter essa estratégia até 2022.

Ainda segundo a mesma fonte, a empresa era em novembro o comercializador de gás natural com a segunda maior quota de mercado, 14,7% do volume de gás fornecido, apenas atrás dos 54,6% da Galp.

Para além do fornecimento russo, Portugal já recebeu gás em Sines esta semana. Tratou-se de uma descarga feita por um navio com bandeira das Bermudas mas com mercadoria nigeriana.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.