Portugal produz menos lixo do que a média da OCDE (mas é o 3.º que menos recicla)

Portugal produz menos lixo do que a média da OCDE, mas é o 3.º que menos recicla, revelaram dados recentes da organização internacional.

Em 2017, cada português produzir quase 500 quilogramas de lixo, valor inferior à média europeia, nota o Jornal de Negócios que avança os números esta terça-feira.

Durante o mesmo período, apenas 12% do lixo produzido pelos portugueses foi reciclado, deixando o país em terceiro na lista das nações que menos reciclam.

Tendo em conta todos os setores da economia, e de acordo com os números divulgados pela OCDE, Portugal é o terceiro país que menos resíduos produz per capita. À frente de Portugal, só a Turquia e a Letónia produzem menos resíduos.

Em 2017, cada português produziu 488 quilogramas de lixo municipal, valor abaixo da média da OCDE, que ronda os 520 quilogramas por ano.

No total de países organização internacional, que conta com 36 nações, recicla-se cada vez mais lixo, mas Portugal quebra esta tendência: quase metade do lixo municipal produzido no país vai parar a aterros e apenas 12% é reciclado. Portugal é o 6.º país que mais lixo coloca em aterro e o 3.º que menos recicla.

Turquia, Grécia, Israel, Eslováquia e Espanha são os que mais recorrem ao aterro para eliminar os seus resíduos. Israel e Turquia reciclam ainda menos do que os portugueses.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Reciclei durante alguns anos. Cheguei á triste conclusão de que, pagando na mesma a taxa de resíduos sólidos, apenas estava a providenciar lucros ás empresas de reciclagem. Da minha parte não verão mais separação de resíduos enquanto nada se alterar, seja nas taxas a pagar, seja na enorme quantidade de ecopontos que faltam.
    Por outro lado tenho por exemplo conhecimento de uma empresa espanhola especialista na área de recolha e reciclagem que está já há alguns anos a tentar entrar no nosso país, mas tem-se deparado com barreiras dos lobbys existentes (até parece uma Máfia tipo Camorra, de Nápoles). Não sei o que se passa nesses meandros, mas sei que todo o sistema poderia e pode melhorar, se houver vontade. Espero que mude.

RESPONDER

Nicolas Bourbaki foi o maior matemático de sempre (mas nunca existiu)

Considerado como um dos maiores matemáticos de sempre, Nicolas Bourbaki não passava de um pseudónimo adotado por um grupo de grandes matemáticos, que revolucionou a matemática como a conhecemos. Nicolas Bourbaki está entre os maiores matemáticos …

No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos. O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: …

Há 34 anos, Diana dançou com Travolta. Agora, o seu vestido foi vendido por 261 mil euros

O vestido que a Princesa Diana usou para jantar na Casa Branca, em 1985, foi vendido por mais de 261 mil euros. O vestido azul que a Princesa Diana usou num jantar na Casa Branca, em …

Doentes crónicos com baixo nível de literacia em saúde recorrem mais às urgências

Os doentes crónicos e com um nível de literacia em saúde mais baixo utilizam mais vezes os serviços de urgência hospitalares e dos centros de saúde, bem como as consultas de medicina geral e familiar, …

Ártico viveu em 2019 o segundo ano mais quente em 119 anos

O Ártico viveu em 2019 o seu segundo ano mais quente desde 1900, de acordo com um relatório publicado na terça-feira, aumentando receios de degelo e aumento do nível da água. O Polo Norte está a …

Jardineiro encontra por acaso a obra mais procurada de Gustav Klimt. Estava no galeria onde foi roubada

Um funcionário da galeria de arte Ricci Oddi, na cidade italiana de Piacenza, encontrou por acaso a obra mais procurado do pintor austríaco Gustav Klimt. Estava na própria galeria, onde a obra terá sido roubada …

YouTube reforça políticas contra assédio online

O YouTube anunciou, esta quarta-feira, um conjunto de alterações às políticas que visam combater o assédio que existe na plataforma. O YouTube anunciou esta quarta-feira o reforço das suas políticas contra o assédio online, que preveem …

Deus bebé indiano vence caso em tribunal e reinvindica território sagrado

O Supremo Tribunal Indiano declarou Ram Lalla Virajman, um deus bebé, como o legítimo proprietário de Ayodhya, uma terra no norte da Índia considerada sagrada por muçulmanos e hindus. O tribunal decidiu que o Governo …

China usa comités partidários para manipular empresas estrangeiras

Em outubro, quando a Liga Norte-Americana de Basquetebol (NBA) tentou voltar atrás no apoio aos protestos em Hong Kong, foi criticada por se submeter ao regime autoritário da China. Mas são cada vez mais as …

Ângelo Rodrigues, Flamengo e Tinder. Os temas mais procurados pelos portugueses no Google

Ângelo Rodrigues, Flamengo, como saber onde votar, como funciona o Tinder e "Game of Thrones" estão entre os tópicos que os utilizadores portugueses do Google mais pesquisaram ao longo de 2019. Os dados são divulgados …