Portugal perto de deixar as listas negras do turismo

reflexer / Flickr

Praia da Ponta da Piedade

Portugal deverá de deixar as “listas negras” do turismo e ser considerado um destino seguro nos próximos dias, tendo em conta que os novos casos por infeção de covid-19 têm diminuído nos últimos dias.

O número de contágios por cem mil habitantes desceu esta esta sexta-feira para 25,9, de acordo com as contas do jornal Público que avança com a notícia este sábado e teve por base os dados do Centro de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC, sigla em inglês).

O mesmo diário nota que o número de testes de diagnóstico levados a cabo em Portugal mantém-se constante desde julho, sendo que a descida da incidência coincide com uma diminuição da percentagem de testes que têm resultado positivo.

Portugal parece estar em contraciclo com outros países europeus, que tem registado novos surtos que, consequentemente, aumentam as taxas de incidência.

Entre junho e julho, o nosso país registava 45 casos por 100 mil habitantes, ficando só atrás da Suécia na estatística e foram estes mesmo números que levaram alguns países, como é o caso do Reino Unido, a categorizar Portugal na lista negra do turismo.

Na prática, esta lista impõe determinadas restrições aos cidadãos que pretendam viajar para um país não recomendado: isto é, um britânico que decida vir a Portugal apesar das listas do Governo, pode ser obrigado a fazer quarentena no regresso ao seu país.

Agora, os novos casos dão sinais de estar a baixar e, se a tendência se mantiver, Portugal deve ser retirado desta lista, escreve ainda o mesmo matutino.

Segundo os números desta sexta-feira do ECDC citados pelo Público, Portugal (com 25,9) é agora o nono país europeu com maior taxa de incidência por cem mil habitantes, atrás de Luxemburgo (182,6), Roménia (85,6), Espanha (79,8), Bélgica (52,9), Bulgária (40,9), Malta (33,6), Suécia (31,3), República Checa (27,6) e Países Baixos (26,5).

O turismo, recorde-se, é um dos setores mais afetados pela pandemia de covid-19.

De acordo com um estudo da consultora EY, citado pelo jornal Eco, Portugal está entre os países mais afetados pelas quebras no turismo. A Jamaica lidera, apontando as previsões para uma quebra do turismo capaz de roubar 11 pontos percentuais à economia este ano.

Portugal surge um pouco abaixo, com uma perda de 11,7 mil milhões de euros no Produto Interno Bruto (PIB) nacional, ou seja, se as previsões se confirmarem só a quebra do turismo vai custar 6% do PIB este ano.

Depois da Jamaica (quebra 11%), segue-se a Tailândia (9%) e a Croácia (8%), ainda antes de Portugal (6%), que surge em quarto neste estudo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A Antártida está em perigo. "Glaciar do juízo final" está a derreter a um ritmo alarmante

Novas estudos deixam um alerta: A Antártica está a correr sérios perigos de desaparecer. Os cientistas já apelidaram o Thwaites - um glaciar do tamanho da Grã-Bretanha localizado no oeste do continente -  de "glaciar …

Revelada origem das galáxias mais "extremas"

Os astrónomos descobriram que a chave para entender as galáxias com tamanhos "extremos", pequenas ou grandes, pode estar nos seus arredores. Em dois estudos relacionados, uma equipa internacional descobriu que as galáxias que são "ultracompactas" ou …

Cientista sugere construir abrigos em Marte com polímeros de insetos e solo marciano

Um cientista da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura desenvolveu uma tecnologia à base de quitina que poderia ser utilizada para produzir ferramentas e abrigos marcianos. Javier Fernandez e os seus colegas utilizaram substâncias químicas …

Mergulhadores terão encontrado o USS Grenadier, um submarino norte-americano perdido na 2.ª Guerra

O submarino norte-americano USS Grenadier, perdido durante a II Guerra Mundial, terá sido encontrado por mergulhadores no estreito de Malaca, perto da Tailândia. Os mergulhadores acreditam ter encontrado no estreito de Malaca, a 150 quilómetros a …

Justiça angolana manda encerrar todos os templos da IURD em Angola

A justiça angolana ordenou o encerramento e apreensão de todos os templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola, estando o processo de selagem a ser feito “de forma gradual”, disse à …

"Reality show" afirma que vai enviar concorrente à Estação Espacial Internacional

Space Hero, uma unidade de produção com sede nos Estados Unidos que afirma ser a "primeira empresa de media espacial", alega que garantiu um lugar numa missão da SpaceX para a Estação Espacial Internacional de …

Oceanbird: O navio movido a energia eólica que vai revolucionar a indústria da navegação

A transportadora Oceanbird deverá transportar 7 mil carros e será movido a energia eólica, e por isso deverá tornar o processo de deslocação de veículos mais sustentável. De acordo com um relatório do The Driven, um …

"Esqueceu-se disto". Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local. O Parque Nacional Khao Yai, no …

Banco britânico HSBC permitiu branqueamento de esquema de Ponzi de milhões de dólares

O banco britânico HSBC permitiu que fossem transferidos milhões de dólares para todo o mundo de forma fraudulenta, mesmo depois de ter tomado conhecimento da fraude, de acordo com documentos secretos revelados, divulgou hoje a …

Este é o primeiro aeroporto 5 estrelas do mundo devido aos seus protocolos contra covid-19

A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios. Este ano, o World Airline Awards, …