Portugal perde 2-1 em França na estreia de Fernando Santos

DR Francisco Paraíso / FPF

Danny num lance do França-Portugal

Danny num lance do França-Portugal

A seleção portuguesa de futebol sofreu hoje a nona derrota consecutiva frente a França, ao “cair” por 2-1, na estreia do selecionador Fernando Santos, num encontro em que a equipa lusa deixou boas indicações na segunda parte.

No Stade de France, Benzema abriu o marcador para os gauleses logo aos três minutos e Pogba aumentou a vantagem da formação da casa aos 69, enquanto Ricardo Quaresma, de grande penalidade aos 77, ainda reduziu para a seleção nacional.

Além do resultado, Portugal acabou por mostrar muitas debilidades defensivas, principalmente durante a primeira parte, mas na segunda metade do jogo acabou por deixar uma imagem interessante e ficou mesmo perto de sair de Paris com um empate, naquele que foi o 23.º embate entre as duas seleções.

No seu primeiro “onze”, Fernando Santos apresentou os regressados Tiago e Danny e apostou numa 4-4-2 que de se desdobrava para 4-3-3 sempre que Portugal tinha a bola, aparecendo o jogador do Zenit São Petersburgo como unidade mais avançada, enquanto Nani e Cristiano Ronaldo trocavam constantemente de ala.

Destaque ainda para as estreias absolutas de Cedric, que foi titular, e João Mário, que foi determinante na segunda parte ao sofrer a falta que resultou na grande penalidade convertida por Quaresma.

Não podia ter iniciado pior a experiência de Fernando Santos como selecionador nacional, quando Karim Benzema, logo aos três minutos, colocou a França em vantagem no marcador.

Numa lance em que a defensiva portuguesa esteve completamente a “dormir”, Sagna rematou à entrada da área para defesa incompleta de Rui Patrício, acabando o avançado do Real Madrid por aproveitar e encostar a bola para as redes.

Portugal teve mesmo um início de partida bastante difícil, com a França a acercar-se com facilidade da baliza portuguesa, muito devido ao “abandonados” Cedric e Eliseu, que não tinham qualquer ajuda do meio-campo a defender nas laterais.

Depois de Griezmann ter ficado perto do segundo golo dos gauleses, Portugal até protagonizou uma boa oportunidade para marcar, quando Danny apareceu completamente solto na área rival, acabando por atirar por cima.

Com a passagem dos minutos, a formação de Fernando Santos até foi equilibrando o encontro, apesar dos muitos passes falhados de João Moutinho e das inúmeras perdas de bola do “caloiro” André Gomes (cumpriu a segunda internacionalização).

Nani até podia ter empatado o encontro, aos 21 minutos, num lance em que roubou a bola na defensiva francesa e, isolado, atirou a bola a poucos centímetros da baliza à guarda de Mandanda, mas até ao Portugal voltaria a denotar falhas graves na defesa.

Desta vez, com a equipa toda subida, Eliseu deixou-se desarmar por Benzema ainda no meio-campo luso, mas o avançado, depois chegar ao pé de Rui Patrício, acabou por ser atrapalhar com o esférico.

No arranque da segunda parte, Portugal regressou ao relvado com Ricardo Carvalho – de regresso após três anos de ausência – e William Carvalho no “onze”, nos lugares de Bruno Alves e André Gomes, respetivamente, e mostrou logo melhorias, com Cristiano Ronaldo a ter uma excelente oportunidade para marcar, mas Mandanda respondeu com excelente defesa.

A seleção lusa cresceu no encontro, aproximou-se com maior frequência e facilidade da baliza francesa, embora sem grande perigo real, mas contra a corrente do jogo sofreu novo golo, novamente com novo erro defensivo.

Aos 69 minutos, Evra entrou como quis pelo lado direito, cruzou e, depois de um pequeno toque de Benzema, Pogba não deu hipóteses a Patrício com um “tiro” rasteiro à entrada da área.

O segundo tento gaulês aconteceu no lance exatamente após Fernando Santos ter arriscado com a entrada do ponta de lança Eder para o lugar de Tiago e a troca de Nani por Ricardo Quaresma.

Ironia do destino, Portugal reduziu a desvantagem no marcador logo também de uma substituição, desta com vez com João Mário a render Cristiano Ronaldo, e o médio estreante acabou por ser determinante.

O jogador do Sporting, logo na sua primeira intervenção, foi derrubado por Pogba e Ricardo Quaresma converteu com sucesso a grande penalidade, aos 77 minutos.

Até final, Quaresma e João Mário ainda causaram perigo junto da defensiva francesa, mas o resultado permaneceu inalterado.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Operação Marquês. Carlos Santos Silva e Sócrates começam a atacar a acusação

O ataque de duas das principais figuras envolvidas na Operação Marquês à acusação do Ministério Público começa nesta segunda-feira e vai prolongar-se por toda a semana. Carlos Santos Silva, esta segunda-feira, e José Sócrates, entre quarta …

ASAE encontra carne estragada e falsificada em talhos portugueses

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) detetou carne estragada, falsificada ou abatida de forma clandestina à venda em talhos nacionais, avançou o Jornal de Notícias (JN). A notícia do JN, citada pelo Público …

Detidos dois suspeitos do ataque em Lyon

A polícia francesa deteve dois suspeitos de envolvimento na explosão no centro de Lyon que feriu 13 pessoas na sexta-feira passada, disse esta segunda-feira a Procuradoria de Paris. Anteriormente, o ministro do Interior, Christophe Castaner, anunciava, …

Isabel dos Santos diz que tem pagamento à CGD "em dia"

A filha do ex-presidente de Angola usou o Twitter para garantir que tem todos os pagamentos do empréstimo de 125 milhões de euros concedido pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) em 2009 “em dia”. A reacção, …

Há cinco concelhos com risco máximo de incêndio

Esta segunda-feira, o dia vai ser quente. A subida das temperaturas para os próximos dias aumenta o risco máximo de incêndio em Faro, Portalegre, Santarém e Castelo Branco. Cinco concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém …

Donald Trump é o primeiro governante estrangeiro a ser recebido pelo novo imperador do Japão

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, tornou-se no primeiro governante estrangeiro a ser recebido pelo novo imperador do Japão, Naruhito, que subiu ao trono a 01 de maio após a abdicação do pai, …

Antropólogos descobriram quando é que os humanos aprenderam a cozinhar

O hidratos de carbono amido ainda é um elemento pouco compreendido da dieta humana moderna e a nossa dieta de amido do passado pode dar uma ajuda nas investigações futuras. Apesar de uma narrativa arqueológica que …

Tsipras anuncia eleições antecipadas após derrota pesada nas europeias

O primeiro-ministro grego Alexis Tsipras anunciou este domingo que vai apelar à realização de eleições legislativas antecipadas “imediatamente” após a segunda volta das municipais, em 2 de junho, após os maus resultados obtidos pelo Syriza …

ADSE perdeu 1807 prestadores privados em 2018

Em 2018, o número de prestadores de saúde procurados pelos beneficiários da ADSE no regime livre ou com convenção com o subsistema de saúde dos funcionários públicos diminuiu. Ao todo, a este subsistema de saúde …

Civilizações avançadas podem estar a comunicar através de feixes de neutrinos

Uma nova investigação, liderada pelo cientista Albert Jackson, sugere que civilizações avançadas no Universo podem ser capazes de se comunicar através de feixes de neutrinos que seriam transmitidos por constelações de satélites localizadas em torno de …