Portugal é o país da União Europeia com mais confiança nas vacinas

Hannibal Hanschke / AFP

Portugal é o país da União Europeia (UE) onde a população tem mais confiança nas vacinas contra a covid-19, com 95% dos inquiridos a considerarem as vacinas seguras, segundo um Eurobarómetro publicado esta quinta-feira pela Comissão Europeia.

Interrogados se concordam com a afirmação “as vacinas são seguras”, 46% dos inquiridos portugueses dizem “concordar totalmente” e 49% “tendem a concordar”, colocando Portugal no pelotão da frente em termos de confiança nas vacinas, seguido pela Espanha, com 92%, e ambos acima da média europeia, que se situa nos 81%.

No mesmo registo, 86% dos portugueses dizem considerar que as vacinas aprovadas na UE são seguras – o número mais elevado, novamente seguido por Espanha, com 83% –, e 70% dizem “não perceber porque é que as pessoas têm relutância em serem vacinadas”, colocando Portugal no segundo lugar, ultrapassado por Espanha.

Noventa e cinco por cento dos portugueses consideram também que as “vacinas são eficazes”, com 45% a “concordarem totalmente” com a afirmação, e 50% a tenderem a concordar, tornando Portugal no país da UE que mais acredita na eficácia das vacinas.

Em termos de obrigatoriedade da vacinação, Portugal aparece novamente no primeiro lugar, com 82% dos portugueses a concordarem com a afirmação que “toda a gente deve ser vacinada contra a covid-19, é um dever cívico”, e 62% a considerarem que a vacinação deve ser obrigatória.

No entanto, Portugal é também o país onde mais pessoas concordam com a afirmação “pode-se evitar ser infetado com covid-19 sem ser vacinado”, com 17% a “concordarem muito” com a afirmação e 41% a “tenderem a concordar”, correspondendo a um total de 58%.

No mesmo sentido, os portugueses são também a população que mais suspeita que as vacinas contra a covid-19 poderão ter efeitos a longo prazo, com 24% a dizerem “concordar totalmente” com a afirmação e 53% a tenderem a concordar, perfazendo um total de 77%.

Apesar disso, os portugueses são também o país que mais considera que “os benefícios das vacinas ultrapassam os seus possíveis riscos”, com 47% a “concordarem totalmente com a afirmação” e 40% a tenderem a concordar.

No que se refere à atuação das instituições europeias, Portugal é o país que mais considera que a UE “está a ter um papel crucial em garantir que se consegue ter acesso às vacinas”, com 35% dos portugueses a “concordarem muito” com a afirmação, e 54% a “tenderem a concordar”, correspondendo a um total de 89%.

Já no que toca à maneira como a vacinação está a ser gerida pelo Governo português, 12% tendem a estar “muito satisfeitos” com a gestão do executivo, e 61% mostram-se “algo satisfeitos”, perfazendo um total de 73%, o que coloca Portugal no terceiro lugar da UE em termos de satisfação com a atuação do Governo nacional.

Em termos gerais, 75% da população europeia considera que a vacina contra a covid-19 é a única maneira de acabar com a atual pandemia e 79% têm a intenção de ser vacinadas até ao final do ano.

O Eurobarómetro hoje publicado, intitulado “Atitudes sobre a vacinação contra a covid-19”, foi elaborado entre 21 de maio e 26 de maio, e recenseou cerca de 26 mil europeus, mil por cada Estado-membro (com a exceção do Luxemburgo, Malta e Chipre, onde foram inquiridos 500 cidadãos).

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A "Capela Sistina" está a chegar aos EUA (e vai ser possível ver de perto os frescos de Michelangelo)

A famosa Capela Sistina de Michelangelo está a chegar a várias cidades dos Estados Unidos, graças a reproduções de alta resolução, quase em escala real, dos famosos quadros do artista. Michelangelo’s Sistine Chapel: The Exhibition é …

Há uma nova Barbie inspirada na cientista que criou uma das vacinas contra a covid-19. Mas não é a única

Sarah Gilbert, uma das cientistas que desenvolveu a vacina britânica contra a covid-19, juntou-se a Beyoncé, Marilyn Monroe e Eleanor Roosevelt — há uma Barbie que foi inspirada em si. Sarah Gilbert, professora da Universidade de …

Bangladesh. Trabalhadores retornam às confeções, apesar do recorde de mortes por covid-19

Centenas de milhares de trabalhadores regressaram às confeções em Bangladesh, após o governo permitir a sua reabertura, apesar do elevado número de mortes por covid-19. As autoridades ordenaram o encerramento de fábricas, escritórios, transportes e lojas …

Harry Kane falha jogo do Tottenham contra...o Manchester City

Nuno Espírito Santo ainda não conta com o avançado, que agora decidiu prolongar as suas férias. Foi recordado o caso de Steven Gerrard. Harry Kane estará a forçar a sua saída do Tottenham, clube que representa …

Bill e Melinda Gates oficializam divórcio sem divulgar partilha de bens

Um juiz do Tribunal Superior do condado de King, no estado norte-americano de Washington, assinou na terça-feira o decreto de dissolução do casamento de Bill e Melinda Gates, sem divulgar detalhes sobre como o casal …

Mais do que um robô de duas rodas. A mota Da Vinci DC100 equilibra-se sozinha

A empresa chinesa Da Vinci Dynamics revelou recentemente a DC100, uma mota elétrica com um amplo alcance, muitos recursos e a impressionante capacidade de se auto-equilibrar. O New Atlas escreve que a Da Vinci DC100 é …

Spartak 0 - 2 Benfica | Gaiola russa pequena demais para águia

O Benfica deu um passo importante, mas não decisivo, para chegar ao “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. No duelo de treinadores portugueses (Rui Vitória e Jorge Jesus), a formação “encarnada” foi …

Em Lisboa, há portas a mais de um metro do chão (e já foram motivo de picardia entre Medina e Rio)

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, disse a Rui Rio para prosseguir com a "silly season" — época da parvoíce, em tradução livre. Em causa está uma publicação do líder do PSD sobre …

Crianças "raramente" são afetadas por sintomas prolongados da Covid-19

Apenas 4.4% das crianças que integraram o estudo manifestavam sintomas da doença quatro semanas após o diagnóstico. Investigadores encontraram uma relação entre os sintomas prolongados e a idade das crianças, já que a duração dos …

Incêndio em Loulé tem duas frentes ativas e levou 53 pessoas a sair de casa

O incêndio que deflagrou esta quarta-feira no concelho de Loulé está com duas frentes ativas em zona de mato e vegetação e já levou 53 pessoas de 30 habitações a sair de casa "por precaução", …