Portugal no top 3 dos países europeus onde morrem mais pessoas em acidentes com tratores

Só entre 2013 e 2017, foram registadas 358 vítimas mortais em Portugal por usa de acidentes com tratores. A curva estatística não dá sinais de abrandamento.

Os dados têm colocado Portugal sistematicamente na terceira pior posição da União Europeia no que diz respeito a acidentes com tratores. Não há dados oficiais em relação a 2018, mas só esta semana, por exemplo, foram noticiadas três mortes.

Augusto Ferreira, coordenador técnico da Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas (Confagri), disse ao Expresso que, “na realidade, Portugal sempre teve uma sinistralidade muito alta neste domínio” e são várias as causas que contribuem para este problema.



Uma delas “é a idade avançada dos nossos agricultores” e o facto de as tarefas agrícolas terem de ser realizadas em intervalos reduzidos de tempo, agravando assim o cansaço físico.

As outras causas, explica augusto Ferreira, resultam de um certo “excesso de confiança” a operar máquinas “que, para todos os efeitos, são perigosas”; decorrem da “falta de formação”; e também do facto de em Portugal o próprio parque de tratores estar demasiado envelhecido.

“Dos cerca de 170 ou 180 mil listados, mais de 50% têm mais de vinte anos”, realça o técnico da Confagri. Isto significa que não dispõem de estruturas de proteção, sejam elas arcos ou cabines, acessórios que se tornaram obrigatórios para os tratores matriculados após janeiro de 1994.

Além disso, em termos geográficos, os dados mostram que há também características muito próprias a potenciar acidentes. O semanário adianta que grande parte deles acontecem em zonas de minifúndio – nos distritos de Bragança, Viseu, Guarda -, onde as parcelas pequenas levam os agricultores a tentarem explorar cada bocadinho de terreno livre, deixando vias de circulação mais estreitas que o recomendável para manobrar um trator, aumentando o risco.

Segundo um documento da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), os tratoristas, “em comparação com os condutores de veículos ligeiros, veem a probabilidade de morte ser aumentada em pelo menos 8 vezes”.

Além disso, “dois em cada três capotamentos de trator são mortais e 70% das vítimas resultam deste tipo de acidente”, lê-se no mesmo artigo.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Robôs "burros" trabalham em conjunto para realizar tarefas complexas

Uma nova pesquisa mostra que, ao mesmo tempo que aumentam as interações magnéticas, um enxame de robôs dispersos, chamados BOBbots, pode reunir-se em aglomerados compactos para realizar tarefas complexas. Fazer com que um enxame de robôs …

O uso doméstico de carvão na China resulta em mortes prematuras

Um novo estudo indica que, na China, a poluição da queima de carvão residencial causa um número desproporcional de mortes prematuras por exposição a poluentes minúsculos inaláveis, conhecidos como PM2.5. A combustão do carvão por centrais …

Estudo alerta para níveis preocupantes de produtos químicos tóxicos no leite materno

Um novo estudo, que analisou o leite materno de mulheres americanas quanto à contaminação por PFAS, detetou o produto químico tóxico em todas as 50 amostras testadas, e em níveis quase 2.000 vezes mais altos …

Dinheiro, imóveis e arte. João Rendeiro perde fortuna para o Estado

Um milhão e meio de euros em numerário, contas e ativos bancários, obras de arte e quatro imóveis em Lisboa, Cascais e Oeiras vão ser arrestados a João Rendeiro, ex-presidente do Banco Privado Português (BPP). Segundo …

A primeira eco-casa impressa em 3D "nasceu" em Itália

A empresa de impressão 3D WASP e o Mario Cucinella Architects concluíram a casa TECLA. É o primeiro modelo de habitação eco-sustentável a ser construído a partir de matérias-primas locais usando tecnologia de impressão 3D.  O …

Partido de Le Pen desviou 6,8 milhões de fundos europeus, segundo jornal francês

O partido francês de extrema-direita União Nacional (RN, sigla original), liderado por Marine Le Pen, terá desviado 6,8 milhões de euros de fundos do Parlamento Europeu, revela este domingo um inquérito policial noticiado pelo Le …

Proporção divina. Antiga fórmula grega pode ser responsável pelo sucesso dos musicais

Desde 1972, quando "Jesus Christ Superstar" estreou na Broadway, os mais populares musicais quase unanimemente empregaram uma fórmula centenária conhecida como “a proporção divina” - e, surpreendentemente, parecem tê-lo feito acidentalmente. A proporção divina é um …

Egito já iniciou obras de alargamento do Canal do Suez

A Autoridade do Canal do Suez iniciou este sábado obras para ampliar dez quilómetros do troço sul, onde o navio Ever Given encalhou em março passado, causando o bloqueio de uma das vias de navegação …

Museu do Prado descobre erro de 500 anos numa das suas esculturas

O Museu do Prado, em Madrid, descobriu que uma das suas esculturas, que se pensava ser do século XV, é afinal uma obra do século XX. Em comunicado, o museu espanhol explicou que a escultura – …

Costa entrou em “modo avestruz” e Cabrita é uma “mancha”. Líder do CSD não poupa nas críticas

Francisco Rodrigues dos Santos fez duras críticas ao primeiro-ministro, António Costa, e ao ministro da Administração Interna, Eduarda Cabrita. O presidente do CDS-PP disse que o primeiro-ministro entrou "em modo avestruz no caso João Galamba" referindo-se …