Portugal no top 3 dos países europeus onde morrem mais pessoas em acidentes com tratores

Só entre 2013 e 2017, foram registadas 358 vítimas mortais em Portugal por usa de acidentes com tratores. A curva estatística não dá sinais de abrandamento.

Os dados têm colocado Portugal sistematicamente na terceira pior posição da União Europeia no que diz respeito a acidentes com tratores. Não há dados oficiais em relação a 2018, mas só esta semana, por exemplo, foram noticiadas três mortes.

Augusto Ferreira, coordenador técnico da Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas (Confagri), disse ao Expresso que, “na realidade, Portugal sempre teve uma sinistralidade muito alta neste domínio” e são várias as causas que contribuem para este problema.

Uma delas “é a idade avançada dos nossos agricultores” e o facto de as tarefas agrícolas terem de ser realizadas em intervalos reduzidos de tempo, agravando assim o cansaço físico.

As outras causas, explica augusto Ferreira, resultam de um certo “excesso de confiança” a operar máquinas “que, para todos os efeitos, são perigosas”; decorrem da “falta de formação”; e também do facto de em Portugal o próprio parque de tratores estar demasiado envelhecido.

“Dos cerca de 170 ou 180 mil listados, mais de 50% têm mais de vinte anos”, realça o técnico da Confagri. Isto significa que não dispõem de estruturas de proteção, sejam elas arcos ou cabines, acessórios que se tornaram obrigatórios para os tratores matriculados após janeiro de 1994.

Além disso, em termos geográficos, os dados mostram que há também características muito próprias a potenciar acidentes. O semanário adianta que grande parte deles acontecem em zonas de minifúndio – nos distritos de Bragança, Viseu, Guarda -, onde as parcelas pequenas levam os agricultores a tentarem explorar cada bocadinho de terreno livre, deixando vias de circulação mais estreitas que o recomendável para manobrar um trator, aumentando o risco.

Segundo um documento da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), os tratoristas, “em comparação com os condutores de veículos ligeiros, veem a probabilidade de morte ser aumentada em pelo menos 8 vezes”.

Além disso, “dois em cada três capotamentos de trator são mortais e 70% das vítimas resultam deste tipo de acidente”, lê-se no mesmo artigo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O monumento mais alto do cemitério de Nova Orleães conta uma história de vingança e mesquinhez

Com 24 metros de altura, o Monumento Moriarty é o mais alto no cemitério Metairie de Nova Orleães, nos Estados Unidos. A sua construção conta uma história de mesquinhez: o memorial foi uma desculpa para …

FBI detém membro de um dos mais perigosos e lucrativos grupos de hackers

O FBI deteve recentemente um alegado membro de um dos mais temidos grupos de piratas informáticos do mundo, conhecido como Fin7. O grupo é suspeito de ataques informáticos que levaram a uma receita ilícita estimada em …

Artista gráfico faz reconstrução facial de Henrique VII de Inglaterra

Um artista gráfico fez uma reconstrução ultrarrealista de Henrique VII, Rei de Inglaterra entre 1485 e 1509. De acordo com o site Live Science, Matt Loughrey produziu a imagem de Henrique VII a partir da sua …

Marcelo promulga diploma que permite festa do Avante! (mas deixa recados ao Governo)

O Presidente da República promulgou, esta terça-feira, o diploma do parlamento sobre proibição de festivais e espetáculos de natureza análoga até 30 de setembro devido à covid-19, mas com reparos sobre "a garantia do princípio …

Governo italiano vai contratar 60 mil pessoas para vigiar distanciamento social

O Governo italiano vai contratar "assistentes cívicos" para garantir que os cidadãos cumprem o distanciamento social. Depois de mais de dois meses confinados nas suas casas para conter a propagação do coronavírus, os italianos começaram a …

Rio volta a admitir que PSD viabilize Orçamento Suplementar do Governo

O presidente do PSD afirmou hoje que viabilizará ao Governo uma proposta de Orçamento Suplementar, "como tudo indica que é", que proceda à adaptação de medidas a tomar até ao final do ano para o …

J.K. Rowling anuncia novo livro infantil a ser publicado gratuitamente online

A escritora britânica J.K. Rowling, autora da saga "Harry Potter", vai publicar um novo livro infantil, intitulado "The Ickabog", um conto de fadas que será disponibilizado 'online', gratuitamente e em formato de série, a partir …

Empresa portuguesa cria cabine que faz desinfeção total em 25 segundos

A Starmodular, uma empresa com sede em Belmonte, distrito de Castelo Branco, criou um sistema destinado a espaços abertos ao público que permite a desinfeção total em 25 segundos para evitar a propagação da Covid-19, …

TAP duramente criticada por marginalização do Norte. Rio fala em "empresa regional"

Rui Rio foi apenas uma das várias vozes que criticaram o novo plano de voo da TAP, em que a maioria das ligações repostas são de Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa também demonstrou a sua …

Teatros e cinemas podem reabrir, mas com um lugar de intervalo

Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir com todas as filas ocupadas e um lugar de intervalo entre os espetadores, que serão obrigados a usar máscara. Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir, a …