Portugal no top 3 dos países europeus onde morrem mais pessoas em acidentes com tratores

Só entre 2013 e 2017, foram registadas 358 vítimas mortais em Portugal por usa de acidentes com tratores. A curva estatística não dá sinais de abrandamento.

Os dados têm colocado Portugal sistematicamente na terceira pior posição da União Europeia no que diz respeito a acidentes com tratores. Não há dados oficiais em relação a 2018, mas só esta semana, por exemplo, foram noticiadas três mortes.

Augusto Ferreira, coordenador técnico da Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas (Confagri), disse ao Expresso que, “na realidade, Portugal sempre teve uma sinistralidade muito alta neste domínio” e são várias as causas que contribuem para este problema.

Uma delas “é a idade avançada dos nossos agricultores” e o facto de as tarefas agrícolas terem de ser realizadas em intervalos reduzidos de tempo, agravando assim o cansaço físico.

As outras causas, explica augusto Ferreira, resultam de um certo “excesso de confiança” a operar máquinas “que, para todos os efeitos, são perigosas”; decorrem da “falta de formação”; e também do facto de em Portugal o próprio parque de tratores estar demasiado envelhecido.

“Dos cerca de 170 ou 180 mil listados, mais de 50% têm mais de vinte anos”, realça o técnico da Confagri. Isto significa que não dispõem de estruturas de proteção, sejam elas arcos ou cabines, acessórios que se tornaram obrigatórios para os tratores matriculados após janeiro de 1994.

Além disso, em termos geográficos, os dados mostram que há também características muito próprias a potenciar acidentes. O semanário adianta que grande parte deles acontecem em zonas de minifúndio – nos distritos de Bragança, Viseu, Guarda -, onde as parcelas pequenas levam os agricultores a tentarem explorar cada bocadinho de terreno livre, deixando vias de circulação mais estreitas que o recomendável para manobrar um trator, aumentando o risco.

Segundo um documento da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), os tratoristas, “em comparação com os condutores de veículos ligeiros, veem a probabilidade de morte ser aumentada em pelo menos 8 vezes”.

Além disso, “dois em cada três capotamentos de trator são mortais e 70% das vítimas resultam deste tipo de acidente”, lê-se no mesmo artigo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

França em choque com ação da polícia em acampamento de migrantes

A atuação da polícia durante o desmantelamento de um acampamento improvisado de migrantes no centro de Paris, na noite de segunda-feira, está a gerar críticas e indignação. Na noite desta segunda-feira, a polícia francesa dispersou algumas …

Centro Europeu de Controlo de Doenças alerta: países que retirem medidas para o Natal terão aumento de internamentos

O Centro Europeu de Controlo de Doenças estima que se os países que em outubro e novembro tomaram novas medidas para controlar a pandemia as levantassem a 21 de dezembro, os internamentos hospitalares aumentariam na …

Pensilvânia certifica vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais

As autoridades da Pensilvânia certificaram, esta terça-feira, a vitória do democrata naquele estado nas eleições presidenciais norte-americanas. Na sua conta do Twitter, o governador local, o democrata Tom Wolf, escreveu que o Departamento de Estado da Pensilvânia …

Nos Países Baixos, há drive-ins para as crianças poderem visitar o Pai Natal em tempo de pandemia

Muito se tem falado de como será o Natal neste ano atípico. Contudo, há países que já começam a arranjar alternativas para a época festiva. Nos Países Baixos, os drive-ins estão a ser usados para …

Vereador da Educação de Lisboa ameaça autarca com “um par de murros”

O vereador da Educação da Câmara de Lisboa afirmou, num comentário no Facebook, em resposta a uma publicação de um vogal da Junta de Freguesia do Areeiro, estar disponível para lhe dar "um par de …

Papa Francisco critica negacionistas da covid-19 e fala da morte de George Floyd

O papa Francisco, num livro esta segunda-feira publicado, criticou os opositores ao uso de máscaras ou outras restrições impostas para conter a pandemia de covid-19, sublinhando que nunca se manifestariam contra a morte do afro-americano …

Fenprof reconhece abertura da tutela do Ensino Superior para negociar apesar de divergências

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) reconheceu esta segunda-feira a abertura do Governo para negociar algumas questões do Ensino Superior, depois de uma reunião em que a tutela e a organização sindical nem sempre estiveram …

Bombeiros vão receber verba adicional de três milhões de euros

As associações humanitárias de bombeiros vão receber uma verba adicional de três milhões de euros em 2021 para fazer face aos constrangimentos financeiros devido à pandemia de covid-19, segundo uma proposta do PS hoje aprovado. Este …

Media Capital desafia ERC e elege Mário Ferreira como presidente

Os acionistas da Media Capital elegeram, esta terça-feira, o empresário Mário Ferreira presidente da dona da TVI. A assembleia-geral esteve inicialmente convocada para 28 de outubro, tendo sido suspensa, retomando hoje os trabalhos e com uma …

Estado de emergência. Maioria dos portugueses concorda com novas medidas de restrição

Uma sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã revela que a maioria dos portugueses concorda com o regresso ao estado de emergência e com as restrições impostas pelo Governo. De acordo com o Correio da …