/

Portugal está “extremamente mal ligado” ao mundo, avisa a Greenpeace

2

ZAP

Comboio CP da Linha do Douro

CP reage ao estudo da Greenpeace que, por outro lado, coloca a ligação ferroviária entre Porto e Lisboa no quarto lugar, no geral.

Um relatório da Greenpeace coloca a ligação ferroviária entre Porto e Lisboa como a segunda melhor da Europa, a nível nacional.

A empresa ambiental elaborou um documento que teve como foco a comparação de preços (e de qualidade de viagem) entre comboios e aviões.

O estudo avaliou 112 ligações ferroviárias entre cidades europeias, das quais apenas 23 são mais baratas de comboio do que de avião.

Somente 12 foram categorizadas como “grandes rotas”. Os critérios para essa lista restrita foram: oferta de mais de três comboios diários directos, boa velocidade média, fiabilidade, que fosse sempre mais barata do que um voo e um preço abaixo dos 150 euros.

A melhor ligação de comboio é entre Berlim e Praga. Segue-se Zurique-Berlim, ambas internacionais.

As duas melhores nacionais, dentro do mesmo país, são Hamburgo-Munique e Porto-Lisboa, que surgem respectivamente nos terceiro e quarto lugares globais.

“Apesar de todos os desafios provocados pelas recentes obras na Linha do Norte, a ligação Porto-Lisboa destaca-se de forma positiva, com preços que variam entre os 25,25 euros e os 44,60 euros, estando bem abaixo do limite estabelecido pela Greenpeace e também inferiores a uma viagem aérea”, reagiu a CP – Comboios de Portugal, num comunicado enviado ao ZAP.

O outro lado

No entanto, o mesmo relatório avisa: “Portugal está extremamente mal ligado a outros países, por comboio”.

A Greenpeace lembra o que já se sabe: há apenas uma ligação directa entre Portugal e outro país. É o percurso Porto-Vigo, que só tem duas viagens por dia.

Viajar de comboio entre as duas capitais (Lisboa-Madrid), por exemplo, não é possível. Directamente, não.

Assim, excluindo a ligação interna Porto-Lisboa, viajar de avião para Portugal fica mais barato do que viajar de comboio.

Ir do Porto até Madrid, com paragem em Vigo, custa quase 60 euros e demora mais de 9 horas; de avião podemos fazer a mesma viagem por metade do preço (ou menos) e demora pouco mais de 1 hora.

A Greenpeace indica que, se o milhão de passageiros que viaja entre Porto e Madrid por ano escolhesse o comboio, cerca de 50 mil toneladas de emissões prejudiciais de gases de efeito estufa seriam poupadas: “É equivalente ao volume anual emissões de 33 mil carros movidos a combustíveis fósseis. É aproximadamente a dimensão da frota automóvel de Viseu“.

O estudo também lamenta que a CP não venda bilhetes com mais do que 2 meses de antecedência.

A empresa portuguesa reagiu: “Reconhecendo os desafios apresentados pela Greenpeace, como a reserva de bilhetes transfronteiriços e a complexidade nos sistemas de emissão de bilhetes, a CP encontra-se em fase de modernização dos seus sistemas de bilhética, visando tornar o processo de aquisição de bilhetes ainda mais simples, incluindo para quem viaja de outros países”.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

2 Comments

  1. Infelizmente em Portugal, andar de comboio é considerado algo de “pessoas pobres”, onde a maioria só se interessa de mostrar o seu bólide novo ao vizinho, mesmo que este esteja a ser pago a crédito e pouco sobra para comer! É por isso que não existe mais investimento nas infraestruturas ferroviárias, porque são investimentos que não vão ser utilizados por muitos de forma a amortizar o investimento… Interessante seria pensar num TGV com possibilidade de transporte carga, para facilitar o transporte terrestre de mercadorias nas exportações e ajudar a amortizar o investimento público…

  2. Os transportes públicos são a vergonha nacional, encabeçada pela cp. Ainda ontem enquanto aguardava por um comboio a determinada hora, o mesmo, foi suprimido sem QQ aviso. E o seguinte chegou 10min atrasado. Se os passageiros fossem ressarcidos de alguma forma certamente não haveria tantas falhas.
    Além disso, há ligações q não são planeadas por quem usa a cp. No caso porto-braga a viagem ultrapassa 1hora porque pára em todas as estações e apeadeiros. É um pesadelo viajar nesta linha. (Bem pior para quem depende dela diariamente)… São só alguns exemplos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.