Portugal é o país mais acolhedor do mundo

Portugal conquista o primeiro lugar, entre 65 países, como o mais simpático do mundo no acolhimento a imigrantes. É o resultado de um estudo elaborado pela organização InterNations, uma rede global de informação sobre imigração.

O estudo divulgado pela InterNations teve em conta cerca de 13 mil inquéritos com a opinião de pessoas imigrantes de 188 países diferentes. Elas tiveram que responder a perguntas sobre a atitude dos naturais dos países onde vivem para com os imigrantes.

Portugal arrecadou os melhores resultados em 65 países analisados, subindo 9 lugares em relação à anterior análise que foi feita em 2016.

“A população local é amigável e prestativa“, refere um australiano citado pela InterNations. “As pessoas ajudam-se umas às outras“, acrescenta um holandês, de acordo com declarações divulgadas pela organização.



O estudo revela que cerca de 4 em 5 imigrantes (79%) descrevem os portugueses como acolhedores, e 3 em 10 (29%) refere que a maior parte dos seus círculos sociais integra pessoas locais, um número significativamente maior do que os 19% que se verificam a nível global.

A “atitude amigável” dos portugueses é realçada por 94% dos imigrantes, enquanto 58% realçam a “facilidade em fazer amigos locais” e 47% assumem que gostariam de ficar em Portugal.

Taiwan, México e Cambodja aparecem atrás de Portugal na lista dos países mais amigáveis. Note-se que no top 20 deste ranking, só há três países europeus – além de Portugal, aparecem apenas Espanha (17.º) e Roménia (19.º). O Kuwait é definido como o país menos amigável do mundo para imigrantes, seguido de Áustria e Suíça.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Somos um povo simpaticíssimo, desde o momento em que os « migras » não ultrapassem o limite, a partir daí seremos como os outros: ou indiferentes, ou contra a chegada desta gentalha em excesso que nada nos traz!

    • Claro que há sempre palermas apostados em acabar com os poucos primeiros lugares que o nosso país tem em rankings respeitantes a aspectos positivos.

  2. Engraçado…tratam melhor os turistas que por vezes, os vizinhos, pois estão sempre a meterem-se na vida deles e a falar mal deles…..irónico…acolhem melhor os de fora do que aqueles que já cá estão…

  3. O mais importante era ser-se acolhedor para os nacionais que largam a pele em impostos, é de muito mau tom dar-se aos de fora o que não se dá a quem tanto cá trabalhou.
    Quanto aos migrantes é bom que tenham muito cuidado com quem acolhem para não terem surpresas bem desagradáveis. Julgo que dispensamos bem os radicalismos religiosos, e pessoas que não querem trabalhar já cá temos muitas.

  4. O mais importante era ser-se acolhedor para os nacionais que largam a pele em impostos, é de muito mau tom dar-se aos de fora o que não se dá a quem tanto cá trabalhou.
    Quanto aos migrantes é bom que tenham muito cuidado com quem acolhem para não terem surpresas bem desagradáveis. Julgo que dispensamos bem os radicalismos religiosos, e pessoas que não querem trabalhar já cá temos muitas.

  5. O estudo não fala de emigrantes, mas de ‘expatriados’ ou seja, imigrantes de luxo, de países por regra ricos, normalmente profissionais qualificados ou reformados com boas pensões. Digamos que não se trata de bom acolhimento a por exemplo cabo-verdianos ou brasileiros (legais ou ilegais) pouco qualificados e destinados a trabalhos pouco remunerado, mas sim por exemplo a holandeses e australianos ou franceses (sempre legais!) qualificados e bem remunerados.

RESPONDER

"Fizemos as coisas bem porque fizemo-las à maneira europeia", diz Ursula von der Leyen

"Fizemos as coisas bem porque fizemo-las à maneira europeia", disse esta quarta-feira a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na abertura do discurso do Estado da União, em Estrasburgo, referindo-se às conquistas no …

Marcelo pede discurso claro, "sem drama e com serenidade" sobre regresso às aulas

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deixou esta terça-feira um recado para os participantes da reunião do Infarmed: que tenham um discurso claro para que os portugueses saibam como vai ser a condução …

Young Boys foram "bad boys" e nem Ronaldo salvou o United

Cristiano Ronaldo marcou, mas o Manchester United deixou-se surpreender pelo Young Boys. Os ingleses ficaram reduzidos a dez unidades ainda na primeira parte. Nos últimos tempos, Manchester United é sinónimo de Cristiano Ronaldo. Por isso, o …

Médicos aderem cada vez menos aos incentivos para trabalhar em zonas mais carenciadas

Os médicos têm aderido cada vez menos ao regime criado para os incentivar a aceitar vagas em hospitais e centros de saúde com carência de profissionais. Segundo o Jornal de Notícias, até julho deste ano 263 …

Moreira não é D. Sancho e vestiu o kevlar para levar com balas do Selminho e da regionalização

O caso Selminho e a regionalização marcaram o debate desta terça-feira entre os candidatos à Câmara do Porto. Rui Moreira absorveu o impacto e saiu por cima. O debate dos 11 candidatos autárquicos à Câmara Municipal …

Neandertais transmitiram estirpe mortal do papilomavírus humano ao Homo sapiens

Investigadores descobriram que Neandertais reproduziram-se com humanos modernos e transmitiram-lhes uma estirpe mortal do papilomavírus humano. O papilomavírus humano (HPV) é responsável por um elevado número de infeções, que na maioria das vezes são assintomáticas e …

Coreia do Norte disparou dois mísseis balísticos no Mar do Japão

A Coreia do Norte disparou dois mísseis balísticos não identificados no Mar do Japão, informou o Chefe do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul (JCS). A Coreia do Norte disparou esta quarta-feira dois mísseis balísticos não …

“Socialismo nocivo para os lisboetas”. Moedas atira-se a Medina (e garante que é um político diferente)

Naquela que foi a sua primeira ação no período oficial de campanha, Carlos Moedas encheu o Teatro Trindade, em Lisboa, para o último esforço de derrotar Fernando Medina. O candidato da coligação Novos Tempos à Câmara …

Dez mil anos após a sua extinção, o mamute-lanoso poderá voltar a habitar a Terra

Apesar de estar extinto há dez mil anos em breve poderá voltar a habitar a Terra. Após várias discussões sobre o tema nos últimos anos, investigadores norte-americanos estão agora a avançar com o plano de …

Em seis Câmaras, três do PS estão em risco. Duas prometem suspense, outra tem o trunfo Santana

Fernando Medina e Rui Moreira estarão perto da reeleição. Almada e Coimbra serão palco de uma luta renhida e, na Figueira da Foz, Santana ameaça com um possível regresso à Câmara Municipal. Não são esperadas grandes …