Portugal é o país mais acolhedor do mundo

Portugal conquista o primeiro lugar, entre 65 países, como o mais simpático do mundo no acolhimento a imigrantes. É o resultado de um estudo elaborado pela organização InterNations, uma rede global de informação sobre imigração.

O estudo divulgado pela InterNations teve em conta cerca de 13 mil inquéritos com a opinião de pessoas imigrantes de 188 países diferentes. Elas tiveram que responder a perguntas sobre a atitude dos naturais dos países onde vivem para com os imigrantes.

Portugal arrecadou os melhores resultados em 65 países analisados, subindo 9 lugares em relação à anterior análise que foi feita em 2016.

“A população local é amigável e prestativa“, refere um australiano citado pela InterNations. “As pessoas ajudam-se umas às outras“, acrescenta um holandês, de acordo com declarações divulgadas pela organização.



O estudo revela que cerca de 4 em 5 imigrantes (79%) descrevem os portugueses como acolhedores, e 3 em 10 (29%) refere que a maior parte dos seus círculos sociais integra pessoas locais, um número significativamente maior do que os 19% que se verificam a nível global.

A “atitude amigável” dos portugueses é realçada por 94% dos imigrantes, enquanto 58% realçam a “facilidade em fazer amigos locais” e 47% assumem que gostariam de ficar em Portugal.

Taiwan, México e Cambodja aparecem atrás de Portugal na lista dos países mais amigáveis. Note-se que no top 20 deste ranking, só há três países europeus – além de Portugal, aparecem apenas Espanha (17.º) e Roménia (19.º). O Kuwait é definido como o país menos amigável do mundo para imigrantes, seguido de Áustria e Suíça.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Somos um povo simpaticíssimo, desde o momento em que os « migras » não ultrapassem o limite, a partir daí seremos como os outros: ou indiferentes, ou contra a chegada desta gentalha em excesso que nada nos traz!

    • Claro que há sempre palermas apostados em acabar com os poucos primeiros lugares que o nosso país tem em rankings respeitantes a aspectos positivos.

  2. Engraçado…tratam melhor os turistas que por vezes, os vizinhos, pois estão sempre a meterem-se na vida deles e a falar mal deles…..irónico…acolhem melhor os de fora do que aqueles que já cá estão…

  3. O mais importante era ser-se acolhedor para os nacionais que largam a pele em impostos, é de muito mau tom dar-se aos de fora o que não se dá a quem tanto cá trabalhou.
    Quanto aos migrantes é bom que tenham muito cuidado com quem acolhem para não terem surpresas bem desagradáveis. Julgo que dispensamos bem os radicalismos religiosos, e pessoas que não querem trabalhar já cá temos muitas.

  4. O mais importante era ser-se acolhedor para os nacionais que largam a pele em impostos, é de muito mau tom dar-se aos de fora o que não se dá a quem tanto cá trabalhou.
    Quanto aos migrantes é bom que tenham muito cuidado com quem acolhem para não terem surpresas bem desagradáveis. Julgo que dispensamos bem os radicalismos religiosos, e pessoas que não querem trabalhar já cá temos muitas.

  5. O estudo não fala de emigrantes, mas de ‘expatriados’ ou seja, imigrantes de luxo, de países por regra ricos, normalmente profissionais qualificados ou reformados com boas pensões. Digamos que não se trata de bom acolhimento a por exemplo cabo-verdianos ou brasileiros (legais ou ilegais) pouco qualificados e destinados a trabalhos pouco remunerado, mas sim por exemplo a holandeses e australianos ou franceses (sempre legais!) qualificados e bem remunerados.

RESPONDER

Designer cria um "terceiro olho" para quem vive agarrado ao telemóvel

Um designer industrial sul-coreano criou, recentemente, um “terceiro olho” para ajudar aqueles que, mesmo em andamento, não conseguem tirar os olhos do telemóvel. O designer industrial Minwook Paeng criou recentemente o The Third Eye ('terceiro olho' …

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …

Novo vídeo mostra morcegos vivos em laboratório de Wuhan (e adensa o mistério sobre a origem da pandemia)

Para já, é possível afirmar que o consenso científico aponta para a origem zoonótica do novo coronavírus, que confirma a versão chinesa de que o patógeno passou de morcegos para um animal e desse para …

Canal 11 anuncia jogos que não transmite (e avisou 5 minutos antes)

Sucedem-se os casos de jogos de futebol que, apesar de estarem inseridos na programação oficial do canal, não são transmitidos, ou são transmitidos noutro dia. Último caso aconteceu em Varzim. O Canal 11 revolucionou a transmissão …

Quadro clínico do candidato do PS à Câmara de Viseu “agrava-se substancialmente”

No domingo, João Azevedo foi internado na unidade de cuidados intensivos coronários do Centro Hospitalar Tondela-Viseu devido a um problema cardiovascular e o estado de saúde agravou-se nas últimas horas. A situação clínica do candidato do …

Turquia 0-2 País de Gales | Rumo aos “oitavos” à boleia de Bale

O País de Gales venceu hoje a Turquia por 2-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A do Euro2020 de futebol, disputado em Baku, no Azerbaijão, ficando mais perto dos oitavos de final. Num jogo …

É impossível fiscalizar novas regras da DGS para eventos familiares. "Tem de ser na base da denúncia"

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) passou a recomendar a realização de testes à covid-19 em eventos familiares com mais de dez pessoas, como casamentos e baptizados. Mas para fiscalizar esse tipo de situações, só "na …

Aprovado prolongamento de apoios às rendas até ao final do ano

Os apoios às rendas foram concedidos no ano passado, para fazer face às dificuldades criadas pela pandemia de covid-19. A comissão parlamentar de Economia aprovou, esta quarta-feira, o prolongamento dos apoios às rendas habitacionais e comerciais …