Está a nascer em Portugal o maior percurso pedestre circular do mundo

O primeiro trilho será aberto em Alenquer já no próximo mês. O objetivo do projeto é aliviar a pressão do turismo em zonas como Lisboa, Porto e Algarve e dar a conhecer zonas de Portugal menos visitadas.

Portugal está a resolver o problema da sobrelotação de pontos turísticos como Lisboa e o Algarve, criando o maior percurso pedestre circular do mundo, o Palmilhar Portugal, com 3000 km. Este ambicioso projeto, concebido para divulgar o turismo em todo o país, percorrerá 100 locais de beleza menos conhecidos de norte a sul e pelo interior.

Idealizado por Ricardo Bernardes, entusiasta das caminhadas e consultor de design de comunicação, o objetivo do percurso é “redistribuir o turismo por zonas de Portugal que são atualmente pouco conhecidas”, revela a Euronews.

Embora não ultrapasse a extensão do Great Trail do Canadá, com 24 000 km,o Palmilhar Portugal será a maior caminhada circular do mundo, rivalizando com a peregrinação europeia da Via Francigena, de Cantuária a Roma.

A primeira secção do trilho será inaugurada em julho em Alenquer, a “cidade presépio” conhecida pela sua forma de anfiteatro. Seguir-se-ão troços no Alentejo litoral, a sul, e na região montanhosa de Trás-os-Montes, a norte.

Prevê-se que quinze percursos estejam operacionais até ao final do ano e que a totalidade do percurso esteja concluída dentro de três anos.

“A ideia surgiu quando estava a percorrer um trilho e me perguntei: e se este trilho desse a volta ao país inteiro e regressasse ao mesmo ponto sem interrupção? explicou Bernardes.

O projeto, no valor de 3,5 milhões de euros, está empenhado em ser realizado em terreno público, predominantemente pedonal e sem alcatrão. Partes do trilho estarão também abertas a ciclistas e concebidas para receber pessoas com mobilidade reduzida.

Será ainda criada uma aplicação que fornecerá informações em tempo real, permitirá reservas de alojamento e refeições em locais próximos do trilho e oferecerá bilhetes para eventos locais. Além disso, está a ser desenvolvido um passaporte digital e físico, que os caminhantes podem carimbar ao longo do percurso.

Palmilhar Portugal promete uma experiência diversificada e enriquecedora, oferecendo aos viajantes a oportunidade de explorar as jóias escondidas de Portugal, ao mesmo tempo que alivia a pressão sobre os destinos turísticos tradicionais.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.