Portugal está longe de cumprir metas de proteção de 30% do nosso mar

Manuel de Almeida / Lusa

Portugal tinha a meta para 2020 de ter 14% de áreas marinhas protegidas, mas tem apenas 7%. O ministro do Mar garante que proteger 30% até 2030 é um compromisso que Portugal não pode falhar.

O ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, falou ao Expresso sobre os compromissos europeus para uma Economia Azul em linha com o Pacto Ecológico Europeu e sobre a Estratégia Nacional para o Mar.

Este terça-feira, há uma reunião ministerial sobre Política Marítima Integrada, que se realiza no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. O ministro diz que desta reunião espera-se “o reforço de um compromisso com esta política marítima integrada, assente nas agendas e estratégias novas que apoiam a economia circular, a poluição zero e a defesa da biodiversidade”.

A meta para 2020 era ter 14% de áreas marinhas protegidas, mas Portugal só tem 7%. O objetivo da Estratégia Europeia para a Biodiversidade é chegar a 30% em 2030.

“Proteger 30% do nosso mar é um compromisso internacional e europeu e Portugal não pode falhar”, disse Ricardo Serrão Santos, reconhecendo que a meta de 14% não foi cumprida, justificando com a dificuldade da negociação de medidas compensatórias com as pessoas dos setores.

Um dos objetivos da Estratégia Nacional para o Mar é tornar as pescas e a nossa alimentação mais sustentável. O governante diz que não pode “obrigar a preços artificiais para favorecer determinado setor”, mas que estão a ser feitos esforços para promover mercados de proximidade e dar apoio a pescarias sustentáveis.

Serrão Santos salientou ainda que “não temos a tecnologia nem o conhecimento” para uma exploração sustentável dos fundos marinhos, conhecida como deep sea mining. “Não sabemos sequer se há depósitos na nossa plataforma continental”, acrescentou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Dinamarca enfrenta acção legal por querer repatriar refugiados sírios

O governo dinamarquês quer repatriar sírios naturais de Damasco depois de um relatório mostrar que há zonas da Síria onde a segurança melhorou. A decisão está a ser criticada por activistas e o caso pode …

Pela primeira vez, foi observada luz por detrás de um buraco negro

Um estudo divulgado esta quarta-feira revelou a primeira observação direta da luz por detrás de um buraco negro, através da deteção de pequenos sinais luminosos de raios-X, confirmando a Teoria da Relatividade Geral, de Einstein. Segundo …

Cheias atingem campos no Bangladesh. Pelo menos seis refugiados Rohingya mortos

Pelo menos seis refugiados Rohingya morreram após as cheias inundarem os campos de refugiados em Bangladesh nos últimos dias, destruindo os abrigos de bambu e plástico e deixando pelo menos 5.000 desabrigados, informou o Alto-comissariado …

Defesa de Salgado alega diagnóstico preliminar de Alzheimer do ex-banqueiro

A defesa do antigo presidente do BES, que está a ser julgado por três crimes de abuso de confiança no âmbito da Operação Marquês, pediu ao tribunal uma perícia médica devido ao seu diagnóstico preliminar …

Três norte-americanos emitem carbono suficiente para matar uma pessoa, revela estudo

O estilo de vida de três norte-americanos leva a uma emissão de carbono suficiente para matar uma pessoa, revelou um novo artigo, concluindo ainda que as emissões de uma única usina a carvão podem causar …

Terceira dose da vacina da Pfizer aumenta "fortemente" a proteção contra a variante Delta

Farmacêutica norte-americana pretende submeter um novo pedido de autorização de emergência para a administração da terceira dose ao regulador, depois de já ter visto um pedido anterior ser recusado por falta de evidências científicas. Depois de …

Estabelecimentos abertos até às 02h00. Máscaras na rua acabam em setembro

O primeiro-ministro anunciou, esta quinta-feira, a partir do Palácio Nacional da Ajuda, as novas medidas de desconfinamento decididas no Conselho de Ministros. António Costa começou por referir que, graças às medidas restritivas dos últimos tempos, é …

Surpresa na Liga dos Campeões: Celtic é uma equipa de "terceira divisão"

Críticas à qualidade do plantel do gigante escocês, que nem passou da segunda pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões. O Midtjylland fez a festa. Há uns tempos seria uma surpresa mas, nos anos mais recentes, …

Morreu o poeta e tradutor Pedro Tamen, aos 86 anos

O poeta e tradutor, de 86 anos, morreu, esta quinta-feira, em Setúbal, onde estava hospitalizado, disse à agência Lusa fonte próxima da família. Pedro Tamen, que além de poeta também foi tradutor, estreou-se, em 1956, com …

Corrida à Câmara de Lisboa divide CDS. Mesquita Nunes junta-se aos críticos

A escolha de Filipe Anacoreta Correia, em vez de João Gonçalves Pereira, para número dois da lista à Câmara de Lisboa está a gerar uma guerra interna no CDS. A escolha de Filipe Anacoreta Correia para …