Portugal lidera crescimento económico da UE em 2022

Álvaro Millán / Flickr

Crescimento do PIB de 11,9%. Comparação é feita com o primeiro trimestre do ano passado, marcado por novo período de confinamento.

A economia da zona euro, que se baseia no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de cada país, cresceu 0,3% no primeiro trimestre deste ano, comparando com o último trimestre do ano passado.

A subida é evidentemente maior, quando comparada com o primeiro trimestre de 2021: aumento de 5,1% na zona euro.

O relatório foi publicado nesta segunda-feira pelo Eurostat, que fornece os dados económicos para a União Europeia, e coloca Portugal no primeiro lugar europeu.

O PIB em Portugal subiu 11,9% em relação ao primeiro trimestre de 2021 – mas recorde-se que, nesse período, estava em vigor mais um período de confinamento geral devido à COVID-19.

Comparando com o trimestre anterior (o último de 2021), os três primeiros meses de 2022 registaram uma subida de 2,6% em Portugal. Neste caso foi a segunda maior subida na União Europeia, superada apenas pela Roménia (5,2%).

O relatório anterior mostrava que, nos últimos três meses do ano passado, o PIB português tinha subido 1,7% comparando com o Verão passado e 5,9% comparando com o último trimestre de 2020.

No global, os números da zona euro e da União Europeia são muito semelhantes: subida de 5,1% na zona euro e de 5,2% na União Europeia (olhando para o primeiro trimestre de 2021).

Ainda na mesma comparação, Portugal é o país que lidera as subidas, à frente de Polónia (9,1%) e Áustria (8,7%).

Os países da União Europeia que apresentam a subida homóloga mais discreta são Eslováquia e Suécia, com 3%.

Entre os 27 países da União Europeia, só foram divulgados os números de 20. Estónia, Irlanda, Grécia, Croácia, Luxemburgo, Malta e Eslovénia não apresentaram ainda as suas estatísticas oficiais.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.