Portugal já exporta mais calçado do que o que produz

2

O setor do calçado português já ultrapassou os 100% de exportações, o que significa que exporta até parte do que importa, de acordo com dados do mais recente World Footwear Yearbook apresentado esta quarta-feira em Frankfurt.

“É preciso perceber que nos fluxos de exportação, muitas vezes, estão produtos que são importados. Nós, muitas vezes, importamos calçado que é reexportado e é muito fácil ter mais de 100% nas exportações. Se olharmos para países como Hong Kong, Bélgica ou Panamá, nenhum deles produz quase sapatos nenhuns e são exportadores relevantes”, explicou à Lusa o diretor executivo da Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Seus Sucedâneos (APICCAPS), João Maia, entidade responsável pelo anuário.

No anuário pode ler-se que “Portugal exporta tudo o que produz (101%), enquanto Itália (109%) e Espanha (150%) exportam mais do que fabricam”.

Segundo os dados relativos a 2015, Portugal coloca-se em 18º na lista de maiores produtores mundiais, em termos de quantidade, e em 13º no que diz respeito ao valor das exportações, caindo uma posição em ambas as listas quando comparado com os números de 2014.

O setor nacional do calçado só fica atrás da Itália no que toca ao preço médio de produto exportado, colocando-se à frente de países como o Japão, Espanha ou Indonésia.

João Maia sublinha que “Portugal está neste momento em máximos históricos dos valores das exportações”, tendo crescido, “em termos de valor, 50% entre 2009 e 2014, o que quer dizer que cresceu 10% ao ano”, momento a partir do qual tem crescido entre um a 2%.

“O que quer dizer que estamos numa fase de consolidação do processo de exportação. Esperamos retomar um maior crescimento no futuro, mas o nosso principal mercado é o europeu, que não está a registar grandes crescimentos. O que quer dizer que temos que procurar outro motor para o crescimento fora da Europa”, afirmou o diretor executivo da APICCAPS.

De acordo com o retrato traçado pelo anuário da APICCAPS, Portugal exporta, em valor, mais de dois mil milhões de dólares e 79 milhões de pares de sapatos, tendo por principais mercados de destino França, Alemanha, Holanda, Espanha e o Reino Unido.

O setor nacional coloca-se em 10º lugar na lista de maiores exportadores de calçado de couro e em sétimo no ranking de calçado impermeável.

Como a APICCAPS recorda, “a migração da produção para segmentos de maior valor acrescentado é o grande objetivo do setor, consagrado no mais recente Plano Estratégico FOOTure2020: Ser a referência internacional da indústria de calçado, pela sofisticação e pela criatividade, reforçando as exportações portuguesas alicerçadas numa base produtiva nacional, sustentável e altamente competitiva, fundada no conhecimento e na inovação'”.

/Lusa

2 Comments

  1. e ha mesmo marcas que são praticamente só de exportação…que se pagam muito bem e com qualidade fabulosa.

    Carlos Santos shoes é um dos exemplos para homem.

  2. Ou seja, se bem entendi, exportamos mais do que produzimos?
    Tá boa!
    Fazemos 100 e vendemos 150. Gostava de saber em que é que isto contribuiu para o emprego nacional. Se o excedente não é feito cá, tem de vir de algum lado e pergunto-me, não seria melhor para o País criar mais alguns postos de trabalho por cá? Parece obvio que sim.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.