“Que orgulho”: Portugal derrota Espanha e ganha tudo no último ano, no futsal

Juan Ignacio Roncoroni / EPA

Portugal festeja conquista da Finalíssima

Campeões europeus e mundiais são agora também vencedores da Finalíssima. E não perdem um jogo oficial há quase 6 anos.

Portugal é a melhor selecção do mundo no futsal. Já não havia muitas dúvidas, mas na noite passada o conjunto luso conquistou mais um torneio internacional.

Desta vez foi a primeira edição da Finalíssima, realizada na Argentina. Uma taça intercontinental que juntou os finalistas do último Europeu (Portugal e Espanha) com os finalistas da última Copa América (Argentina e Paraguai).

Na meia-final Portugal venceu o Paraguai por 2-1 e, numa final muito equilibrada (como quase sempre) com a Espanha, levou a melhor nas grandes penalidades por 4-2, após um empate a um golo.

Zicky, a nova “estrela” da modalidade na Argentina a julgar pelas reacções dos adeptos locais, foi o primeiro a criar muito perigo mas a Espanha foi crescendo, André Sousa foi defendendo tudo, mas em cima do intervalo marcou por Mellado.

Sensivelmente a meio da segunda parte, e após algumas ameaças, chegou o empate; um erro espanhol colocou a bola em Afonso Jesus, que aproveitou para marcar.

No prolongamento não houve golos e, antes das grandes penalidades, o seleccionador Jorge Braz foi claro, na última conversa com os jogadores: “Que orgulho! Nem precisamos disto, sabemos que somos os melhores. Fomos campeões do mundo porque merecemos! E este aqui (apontando apra o guarda-redes Edu) não perde nenhum jogo nos penáltis!”.

Confiantes e orgulhosos, os portugueses partiram para as grandes penalidades e ninguém falhou. Edu confirmou que também não falha, defendeu os remates de Chinho e Raúl Campos e, assim, Portugal venceu por 4-2.

Portugal está imparável nos últimos tempos, no futsal: campeão mundial em Outubro de 2021, campeão europeu em Fevereiro de 2022 e campeão da Finalíssima em Setembro de 2022. Venceu tudo em menos de um ano. Isto já depois de ter sido campeão europeu em Fevereiro de 2018.

E, recorda a Cabine Desportiva, a selecção portuguesa de futsal não perde qualquer jogo oficial desde 28 de Setembro de 2016, há praticamente 6 anos.

Também neste domingo, Paraguai colocou a anfitriã Argentina no último lugar desta primeira Finalíssima. O Paraguai ganhou por 3-2.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.