Poeiras do Sahara deixam o país com o céu amarelado

NASA

-

O sotavento algarvio, o interior do Baixo Alentejo e o arquipélago da Madeira vão ser afetados até sexta-feira por poeiras provenientes do norte de África, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a situação deve-se a uma depressão centrada na região de Marrocos, que transporta na sua circulação poeiras em suspensão provenientes do norte de África.

A depressão deverá afetar uma vasta região desde a Tunísia até às Canárias, passando pelo sul da Península Ibérica e pelo arquipélago da Madeira.

Em comunicado, publicado no seu site, o IPMA refere que esta situação, que começou na terça-feira, se tem traduzido, “num tom amarelado do céu” e que “deverá diminuir gradualmente ao longo dos próximos dias”.

“Prevê-se que as poeiras continuem a afetar a região Sul e parte da região Centro, do continente, e a Madeira, até sexta-feira”, acrescenta.

O IPMA indica que para hoje está prevista a “possibilidade de ocorrência de aguaceiros no sotavento algarvio e no interior do Baixo Alentejo que, a ocorrerem, terão como consequência a deposição das poeiras à superfície (normalmente bem visível sobre os automóveis)”.

Esta quinta-feira, a NASA revelou no Twitter como esta mancha de poeira é observada a partir do Espaço.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Se o Sahara em vez de nos enviar poeira para os olhos que já cá temos muitos políticos para isso pegasse nas saias das ciganas e as enrolassem aos ciganos e os levassem todos bem para o centro do Sahara onde existe tanto espaço livre e os por lá deixasse viver em paz seria uma sorte para nós e o paraíso para eles.

  2. “Poeiras do Sahara deixam o país com o céu amarelado”. “O sotavento algarvio, o interior do Baixo Alentejo e o arquipélago da Madeira vão ser afetados até sexta-feira por poeiras provenientes do norte de África”. “Prevê-se que as poeiras continuem a afetar a região Sul e parte da região Centro, do continente, e a Madeira, até sexta-feira”. Cá está! Ainda dizem que a rivalidade Norte Sul não existe! “…deixam o país”, “região Sul e parte da região Centro”. Porque O Norte não existe. O título deveria ser: “Centro, Sul e Madeira afectados…” Mas para quem não considera que Portugal é um todo e não só o Sul (nomeadamente Lisboa). Parece mania da perseguição, mas este ignorar natural é óbvio demais. Nem a “imprensa” “vê”!

    • Caro “Cá Está”,
      O ZAP é o último sítio onde pode vir falar dessa rivalidade e expor qualquer teoria conspiratória de que a imprensa se esquece de que “o Norte existe” – não fosse o ZAP o jornal do portal AEIOU, que nasceu no Porto, há 21 anos, 1 mês e 11 dias, que nestes 21 anos nunca deixou de ter a sua sede no Porto, e cuja equipa se encontra toda no norte do país.

RESPONDER

Descoberto em Ílhavo primeiro sítio pré-histórico subaquático português

Uma equipa de arqueólogos descobriu vestígios de uma mancha de ocupação ou possível acampamento do neolítico a cerca de dois metros de profundidade na Ria de Aveiro, em Ílhavo. "Temos estado a apanhar algumas surpresas valentes. …

Rei de Espanha não propôs nenhum nome para investidura. País enfrenta novas eleições a 10 de novembro

A Espanha vai realizar novas eleições. Os dirigentes do Cidadãos, Albert Rivera, e do Partido Popular, Pablo Casado, disseram "não" à investidura de Pedro Sánchez como presidente do Governo espanhol e o rei Felipe VI …

Os dinamarqueses vão plantar um milhão de árvores sem saírem do sofá

No último sábado, a emissora dinamarquesa TV2 transmitiu um programa em direto para convidar os espectadores a doarem dinheiro para plantar árvores. O objetivo, de acordo com o jornal britânico The Guardian o produtor Martin Sundstrøm, …

A melhor escola da Europa para estudar ciência fica em Santarém

É em Alcanena, no distrito de Santarém, que se localiza o agrupamento de escolas com o selo de qualidade do STEM School Proeficient, atribuído pela União Europeia. O estabelecimento de ensino recebeu a melhor classificação …

Câmara da Moita dá parecer negativo ao Estudo de Impacte Ambiental do novo aeroporto do Montijo

A Câmara da Moita, no distrito de Setúbal, aprovou uma posição em que dá parecer negativo ao Estudo de Impacte Ambiental (EIA) do novo aeroporto do Montijo, devido ao “conjunto de impactes negativos”. O município da …

Morreu a criança que ficou paralisada após comer hambúrguer do Lidl contaminado

Em 2011, Nolan Moittie comeu o hambúrguer contaminado com a bactéria E.Coli comprado no Lidl. Depois de ter ficado com graves sequelas neurológicas e diabético, o rapaz acabou por falecer este sábado, com apenas 10 …

Taylor Swift atua no Nos Alive 2020

Taylor Swift é o segundo nome para a edição de 2020 no Nos Alive. A cantora estreia-se em território português no dia 9 de julho, anunciou a própria artista no seu site oficial. A organização do …

Turista agride gondoleiro em Veneza por causa de uma selfie

Um gondoleiro foi agredido por um turista, na cidade de Veneza, em Itália, neste domingo, num confronto que terá sido provocado por uma selfie. De acordo com o Newsweek, o incidente ocorreu no domingo à tarde, …

Doença associada a cigarros eletrónicos faz sétima vítima mortal nos EUA

O número de vítimas mortais por doença pulmonar associada à utilização de cigarros eletrónicos subiu para sete, anunciaram esta terça-feira as autoridades de saúde norte-americanas. A vítima era do sexo masculino, tinha 40 anos e vivia …

Richard Stallman, guru do software livre, demite-se do MIT após defender Jeffrey Epstein

Richard Stallman, programador, ativista e defensor do software livre, demitiu-se do cargo de professor convidado do laboratório de inteligência artificial do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA. A demissão acontece depois de serem tornadas …