Poeiras do Sahara deixam o país com o céu amarelado

NASA

-

O sotavento algarvio, o interior do Baixo Alentejo e o arquipélago da Madeira vão ser afetados até sexta-feira por poeiras provenientes do norte de África, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a situação deve-se a uma depressão centrada na região de Marrocos, que transporta na sua circulação poeiras em suspensão provenientes do norte de África.

A depressão deverá afetar uma vasta região desde a Tunísia até às Canárias, passando pelo sul da Península Ibérica e pelo arquipélago da Madeira.

Em comunicado, publicado no seu site, o IPMA refere que esta situação, que começou na terça-feira, se tem traduzido, “num tom amarelado do céu” e que “deverá diminuir gradualmente ao longo dos próximos dias”.

“Prevê-se que as poeiras continuem a afetar a região Sul e parte da região Centro, do continente, e a Madeira, até sexta-feira”, acrescenta.

O IPMA indica que para hoje está prevista a “possibilidade de ocorrência de aguaceiros no sotavento algarvio e no interior do Baixo Alentejo que, a ocorrerem, terão como consequência a deposição das poeiras à superfície (normalmente bem visível sobre os automóveis)”.

Esta quinta-feira, a NASA revelou no Twitter como esta mancha de poeira é observada a partir do Espaço.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Se o Sahara em vez de nos enviar poeira para os olhos que já cá temos muitos políticos para isso pegasse nas saias das ciganas e as enrolassem aos ciganos e os levassem todos bem para o centro do Sahara onde existe tanto espaço livre e os por lá deixasse viver em paz seria uma sorte para nós e o paraíso para eles.

  2. “Poeiras do Sahara deixam o país com o céu amarelado”. “O sotavento algarvio, o interior do Baixo Alentejo e o arquipélago da Madeira vão ser afetados até sexta-feira por poeiras provenientes do norte de África”. “Prevê-se que as poeiras continuem a afetar a região Sul e parte da região Centro, do continente, e a Madeira, até sexta-feira”. Cá está! Ainda dizem que a rivalidade Norte Sul não existe! “…deixam o país”, “região Sul e parte da região Centro”. Porque O Norte não existe. O título deveria ser: “Centro, Sul e Madeira afectados…” Mas para quem não considera que Portugal é um todo e não só o Sul (nomeadamente Lisboa). Parece mania da perseguição, mas este ignorar natural é óbvio demais. Nem a “imprensa” “vê”!

    • Caro “Cá Está”,
      O ZAP é o último sítio onde pode vir falar dessa rivalidade e expor qualquer teoria conspiratória de que a imprensa se esquece de que “o Norte existe” – não fosse o ZAP o jornal do portal AEIOU, que nasceu no Porto, há 21 anos, 1 mês e 11 dias, que nestes 21 anos nunca deixou de ter a sua sede no Porto, e cuja equipa se encontra toda no norte do país.

RESPONDER

Ensino Superior: 33% dos candidatos ficaram de fora. Veja se ficou entre os colocados

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino …

Pessoas mais pobres são vistas como menos suscetíveis à dor

Um novo estudo indica que os indivíduos de classe baixa são estereotipados como insensíveis à dor física, o que pode impactar os seus cuidados médicos. “As estatísticas de saúde indicam que as pessoas ricas recebem um …

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …