Poeiras do Sahara deixam o país com o céu amarelado

4

NASA

-

O sotavento algarvio, o interior do Baixo Alentejo e o arquipélago da Madeira vão ser afetados até sexta-feira por poeiras provenientes do norte de África, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a situação deve-se a uma depressão centrada na região de Marrocos, que transporta na sua circulação poeiras em suspensão provenientes do norte de África.

A depressão deverá afetar uma vasta região desde a Tunísia até às Canárias, passando pelo sul da Península Ibérica e pelo arquipélago da Madeira.

Em comunicado, publicado no seu site, o IPMA refere que esta situação, que começou na terça-feira, se tem traduzido, “num tom amarelado do céu” e que “deverá diminuir gradualmente ao longo dos próximos dias”.

“Prevê-se que as poeiras continuem a afetar a região Sul e parte da região Centro, do continente, e a Madeira, até sexta-feira”, acrescenta.

O IPMA indica que para hoje está prevista a “possibilidade de ocorrência de aguaceiros no sotavento algarvio e no interior do Baixo Alentejo que, a ocorrerem, terão como consequência a deposição das poeiras à superfície (normalmente bem visível sobre os automóveis)”.

Esta quinta-feira, a NASA revelou no Twitter como esta mancha de poeira é observada a partir do Espaço.

ZAP // Lusa

4 Comments

  1. Se o Sahara em vez de nos enviar poeira para os olhos que já cá temos muitos políticos para isso pegasse nas saias das ciganas e as enrolassem aos ciganos e os levassem todos bem para o centro do Sahara onde existe tanto espaço livre e os por lá deixasse viver em paz seria uma sorte para nós e o paraíso para eles.

  2. “Poeiras do Sahara deixam o país com o céu amarelado”. “O sotavento algarvio, o interior do Baixo Alentejo e o arquipélago da Madeira vão ser afetados até sexta-feira por poeiras provenientes do norte de África”. “Prevê-se que as poeiras continuem a afetar a região Sul e parte da região Centro, do continente, e a Madeira, até sexta-feira”. Cá está! Ainda dizem que a rivalidade Norte Sul não existe! “…deixam o país”, “região Sul e parte da região Centro”. Porque O Norte não existe. O título deveria ser: “Centro, Sul e Madeira afectados…” Mas para quem não considera que Portugal é um todo e não só o Sul (nomeadamente Lisboa). Parece mania da perseguição, mas este ignorar natural é óbvio demais. Nem a “imprensa” “vê”!

    • Caro “Cá Está”,
      O ZAP é o último sítio onde pode vir falar dessa rivalidade e expor qualquer teoria conspiratória de que a imprensa se esquece de que “o Norte existe” – não fosse o ZAP o jornal do portal AEIOU, que nasceu no Porto, há 21 anos, 1 mês e 11 dias, que nestes 21 anos nunca deixou de ter a sua sede no Porto, e cuja equipa se encontra toda no norte do país.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.