A Ucrânia vai juntar-se a Portugal e Espanha numa candidatura conjunta à organização do Mundial 2030 de futebol, divulga a imprensa inglesa. O anúncio oficial deve ser feito nesta quarta-feira.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, deu ‘luz verde’ à intenção da Ucrânia poder organizar o Campeonato do Mundo de 2030 com Portugal e Espanha, segundo o jornal Times.
Este objectivo deverá ser tornado público nesta quarta-feira, numa conferência de imprensa conjunta promovida pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e pela Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), em Nyon, na Suíça.
De acordo com o jornal britânico, a ideia passa por realizar alguns jogos da fase de grupos em solo ucraniano, num período de pós-guerra com a Rússia e de recuperação de infraestruturas.
“Embora sejam necessárias garantias de segurança, a expectativa é de que, até 2030, a invasão da Rússia tenha terminado há algum tempo e a reconstrução do país esteja em pleno andamento”, nota o Times.
A parceria a três pretende demonstrar que “o futebol pode restaurar a esperança e a paz“, como refere ainda a mesma publicação.
A invasão da Rússia à Ucrânia, iniciada a 24 de Fevereiro passado, causou já a fuga de mais de 13 milhões de pessoas – mais de seis milhões de deslocados internos e mais de 7,4 milhões para os países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU.
Trata-se da pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra 5.996 civis mortos e 8.848 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.
ZAP // Lusa
Esse zalensky já mete nojo, só quer é armas e protagonismo