Portugal emite dívida com o juro mais alto desde a saída da troika

O.I.N. / Wikimedia

-

Portugal emitiu esta quarta-feira três mil milhões de euros em dívida a 10 anos, com um custo total da emissão de 4,227% – o mais elevado desde a saída da troika (em maio de 2014).

A primeira operação de financiamento de 2017, que incidiu sobre títulos a 10 anos, teve uma taxa de 4,227%, o juro mais alto desde fevereiro de 2014 para emissões com maturidades semelhantes.

O Estado garante assim 20% do financiamento para 2017, que custou 1.269 milhões de euros a pagar daqui a 10 anos. De acordo com o Expresso, cerca de 75% do montante foi colocado junto de fundos de investimento (50,2%) e bancos (24,6%).

As obrigações ontem emitidas pelo IGCP – Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública, através de uma operação sindicada, vencem em abril de 2027. Para esta emissão, a instituição liderada por Cristina Casalinho mandatou seis bancos: o BBVA, o HSBC, o JP Morgan, o Morgan Stanley, o Novo Banco e o Société Générale.

O IGCP ofereceu 352 pontos base acima das taxas de referência na zona euro (as chamadas mid swaps) para a maturidade em causa, ligeiramente abaixo dos 360 pontos que começou por oferecer. Somando às taxas de midswaps, a rendibilidade destes títulos, para quem os comprou na emissão, será de 4,227%. No que diz respeito ao juro fixo anual que será pago, esse é de 4,125%.

A taxa mid-swap é usada como referência para calcular o prémio pago pelos compradores de obrigações em relação às taxas do mercado.

António Cotrim / Lusa

A presidente do IGCP, Cristina Casalinho

Condições “razoáveis”

O primeiro-ministro, António Costa, voltou esta quinta-feira a desdramatizar a evolução da dívida portuguesa nos mercados internacionais, designadamente no prazo a 10 anos, e defendeu que o último leilão de quarta-feira teve condições “razoáveis”.

Confrontado com o facto de os juros da dívida portuguesa estarem a atingir os valores mais elevados dos últimos três anos, o primeiro-ministro invocou a conclusão retirada por um conjunto de analistas, segundo a qual o leilão de quarta-feira, face à conjuntura existente, “teve condições razoáveis”.

“O impacto que o leilão teve imediatamente nas taxas de juro foi o da sua redução. Penso que, conforme forem conhecidos os dados fundamentais da nossa economia e das nossas finanças, a evolução continuará positiva”, sustentou, em declarações aos jornalistas após visitar a Sé Catedral e a Basílica de Bom Jesus da Velha Goa, na Índia.

Nos últimos seis meses, os juros a 10 anos subiram até ao máximo de 4,032% em 6 de janeiro e desceram até ao mínimo de 2,679% em 15 de agosto.

Rating

O IGCP inaugurou assim as emissões de dívida de longo prazo de 2017, ano em que o IGCP prevê arrecadar “um montante entre os 14 a 16 mil milhões de euros”, através da emissão bruta de Obrigações do Tesouro, “combinando sindicatos e leilões, assegurando emissões mensais”, conforme o programa de financiamento publicado na terça-feira.

Esta emissão surge também na semana em que se espera que a Moody’s olhe para a situação da economia portuguesa, podendo eventualmente proceder a alguma revisão da perspetiva do rating atribuído a Portugal (normalmente o passo que antecede uma movimentação da nota atribuída).

De acordo com o calendário indicativo para rever os ratings dos países que acompanha, a Moody’s irá analisar a economia portuguesa esta sexta-feira, sendo a primeira agência de notação financeira a fazê-lo este ano.

Atualmente, a Moody’s qualifica Portugal com uma nota de “lixo” (ou não investimento), atribuindo-lhe um rating de Ba1 com perspetiva estável.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Costa: tudo sob controle ! … e agora deixem-me comer estas xamussas….
    Marcelo: não estou nada preocupado ! … deixem-me dar mais uns beijinhos e abraços….
    Zé povinho: lá terá que ser mais um resgate !

RESPONDER

Veneno de tarântula pode ser benéfico no tratamento de dores viscerais

Uma equipa de investigadores australianos identificou dois peptídeos do veneno da tarântula, que podem ajudar a aliviar dores em órgãos do sistema digestivo. Há algum tempo que os cientistas investigam a funcionalidade do veneno em doenças, …

Cientistas propõem reciclar beatas de cigarro para fazer tijolos

Os cientistas afirmam que se apenas 2,5% dos tijolos produzidos em todo o mundo, anualmente, incluíssem 1% de beatas, seria possível reciclar todas as pontas de cigarro a nível global. Um grupo de investigadores da Escola …

Taxa de natalidade desce quase um terço em cidade chinesa

As autoridades chinesas reconheceram oficialmente que a taxa de nascimentos em Xinjiang, cidade situada no noroeste da China, desceu quase um terço em 2018, comparada com o ano anterior. De acordo com a CNN, o governo …

Dynetics revela o módulo lunar do programa Artemis (incluindo o interior)

A empresa norte-americana Dynetics revelou, no dia 15 de setembro, um modelo em escala real do módulo lunar especialmente projetado para levar os astronautas da NASA à Lua já em 2024, como parte do programa …

Polícia de Nova Iorque de origem tibetana acusado de espiar ao serviço da China

Um polícia nova-iorquino originário do Tibete foi acusado de espionagem pelas autoridades norte-americanas por, supostamente, ter recolhido para o Governo chinês informações sobre a comunidade tibetana em Nova Iorque. De acordo com a acusação das autoridades …

Football Leaks. PJ desconhecia acesso das autoridades francesas às provas

O inspetor da PJ, José Amador, revelou, esta terça-feira, que esta polícia não teve conhecimento do acesso das autoridades francesas às provas apreendidas a Rui Pinto durante a sua detenção na Hungria. Na quinta sessão do …

Aldeões ajudam tropas indianas que enfrentam militares chineses nos Himalaias

Cerca de 100 residentes da vila de Chushul atravessam o território indiano de Ladakh para chegar a um pico dos Himalaias conhecido como Black Top, a uma altitude de mais de 4500 metros, levando suprimentos …

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …