Portugal é primeiro país do mundo a pensar nos banhistas daltónicos

Doze praias de Torres Vedras são as primeiras no mundo a ter um sistema de informação para banhistas daltónicos, que foi este sábado inaugurado no arranque da época balnear.

A câmara de Torres Vedras adotou o sistema internacional de identificação de cores, ColorADD, desenvolvido pelo designer Miguel Neiva, nas bandeiras e nos contentores de recolha seletiva de resíduos das praias Azul, Centro, Física, Formosa, Mirante, Navio, Pisão, Santa Helena, Santa Rita-Norte, Santa Rita-Sul, Foz do Sizandro e Porto Novo.

“Nas praias temos as bandeiras, de várias cores, e ter uma bandeira que ajuda as pessoas daltónicas a poderem saber as condições do mar pode parecer um projeto pequeno, mas é um ato extraordinário de integração”, defendeu a secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Catarina Marcelino, à agência Lusa.

A secretária de Estado lembrou que a dificuldade de não conseguir identificar as cores “é uma perturbação muito grande no dia-a-dia de qualquer pessoa e leva à exclusão social de pessoas, ao bullying nas escolas e ao insucesso escolar e social”, sublinhando que, por isso, é “um projeto que ajuda à inclusão de pessoas e a ter uma sociedade mais igual”.

Para a governante, trata-se de um projeto de inclusão social e contribuiu para ter uma sociedade “mais igual”, já que se estima que 10% dos homens são daltónicos, enquanto o daltonismo afeta apenas 0,5% das mulheres em todo o mundo, sendo por isso um problema também de género.

O sistema de informação para daltónicos, que no areal das praias se torna visível com mais uma bandeira hasteada, na qual se inscreve um símbolo identificativo da respetiva cor, foi implementado nas praias Azul, Santa Cruz Centro, Física, Formosa, Mirante, Navio, Pisão, Santa Helena, Santa Rita-Norte, Santa Rita-Sul, Foz do Sizandro e Porto Novo.

Com o projeto, o município pretende que “ninguém fique de fora, se necessitar de ir ao banho”, disse o presidente da câmara, Carlos Bernardes.

ColorADD

Lápis de cor com o sistema de identificação de cores ColorADD

Lápis de cor com o sistema de identificação de cores ColorADD

A ideia foi concebida pelo designer Miguel Neiva já em 2000, mas só em 2008 veio a concluir o projeto de investigação dedicado a este código de identificação de cores para daltónicos, que até agora se disseminou por 60 países.

O código é baseado nas três cores primárias, representadas através de símbolos gráficos. Mediante o conceito de adição de cores, torna-se bastante fácil relacionar os símbolos respetivos e, desta forma, identificar toda a paleta de cores. O branco e o preto surgem apenas para orientar as cores para as tonalidades claras e escuras.

Contudo, o ColorADD só chegou esta semana às praias em todo o mundo, sendo as de Torres Vedras as primeiras praias inclusivas do mundo.

Bom Dia

PARTILHAR

RESPONDER

Poluição do ar em Sydney entre as 20 piores do mundo devido aos incêndios

A poluição do ar em Sydney, a maior cidade da Austrália com mais de cinco milhões de habitantes, está hoje entre as 20 piores do mundo devido ao fumo dos incêndios no leste do país. "Sydney, …

Audições da RTP sobre "Sexta às 9" aprovadas pelos deputados

Os deputados da comissão parlamentar de Cultura e Comunicação aprovaram "por unanimidade", esta terça-feira, as audições da diretora de informação e do presidente da RTP sobre o programa "Sexta às 9". O grupo parlamentar do PSD …

Conquistas da seleção renderam 140 milhões em menos de 20 anos

As conquistas da seleção portuguesa renderam já mais de 140 milhões de euros à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em menos de 20 anos. Os números são avançados esta terça-feira pelo O Jogo, que dá …

Rosa Grilo acusa PJ de "agarrar em dois idiotas" para acusar de homicídio

A arguida acusou a Polícia Judiciária (PJ), esta terça-feira, de "agarrar em dois idiotas que estavam a jeito", em alusão a si e a António Joaquim, para os incriminar da morte do marido, reiterando que …

Aeroporto de Lisboa encerra de madrugada entre janeiro e junho

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, vai fechar para obras de alargamento da pista de janeiro a junho, entre as 23h30 e as 05h30 da manhã. De acordo com a TSF, o Aeroporto Humberto Delgado, em …

Fase de Instrução do processo Hells Angels começa no dia 27

A fase de instrução do processo Hells Angels vai começar no dia 27 deste mês, no Tribunal Central de Instrução Criminal, e já há sessões marcadas até 19 de dezembro. Fonte judicial referiu à agência Lusa …

Horacio Cartes, ex-Presidente do Paraguai, alvo de mandado de prisão no Brasil

Um juiz do Brasil emitiu esta terça-feira uma ordem de prisão contra o ex-Presidente paraguaio Horacio Cartes (2013-2018), num caso relacionado com a Operação Lava Jato, informaram fontes oficiais. A decisão foi tomada pelo juiz brasileiro …

Ex-futebolista Koke detido em operação contra tráfico de droga

O antigo futebolista espanhol do Sporting é um dos 20 detidos pelas autoridades espanholas numa operação contra o tráfico de drogas. Esta operação foi desencadeada com 11 buscas simultâneas em Sevilha, Málaga e Granada, envolvendo 150 …

Brasil. Técnica que esteriliza o mosquito do zika e dengue será aplicada em 2020

O Brasil irá usar a partir do próximo ano mosquitos estéreis da espécie 'Aedes aegypt' para controlar a reprodução deste agente que transmite doenças como dengue e zika, anunciou a Organização das Nações Unidas (ONU). A …

FC Porto encaixa até 50 milhões com novo adiantamento de receitas televisivas

A SAD do FC Porto encaixou 30 milhões de euros com uma nova emissão de obrigações pela Sagasta, envolvendo a cedência de receitas futuras de direitos televisivos, e podem entrar mais 20 milhões em janeiro. Em …