Portugal é a segunda seleção mais velha entre as 32 do Mundial

1

Cristiano Ronaldo / Twitter

-

Selfie de Ronaldo e companhia com o Presidente da República, Cavaco Silva, à partida da selecção para o Brasil

Portugal tem a segunda seleção mais velha entre as 32 que vão disputar o Mundial de futebol no Brasil, apresentando uma média de 28,2 anos, apenas suplantada pela da Argentina (28,4).

Com uma média de idades de 28 anos, o Uruguai é a terceira equipa menos jovem da competição, que se realiza entre 12 de junho e 13 de julho, enquanto o Gana, adversário de Portugal no Grupo G, é a única seleção abaixo dos 25 anos (24,9).

O guarda-redes colombiano Faryd Mondragón, que completa 43 anos a 23 de junho, é simultaneamente o mais velho em competição e o mais “antigo”.

Mondragón estreou-se em fases finais há 20 anos no Mundial dos Estados Unidos e quatro anos depois esteve em França, edição na qual já marcou presença o guardião italiano Gianluigi Buffon, que se tornou este ano no terceiro jogador convocado para cinco mundiais, a par do mexicano Antonio Carbajal e do alemão Lothar Matthaus.

No entanto, ao contrário de Carbajal e Matthaus, que disputaram cinco edições, Buffon vai jogar a quarta, pois não foi utilizado no Mundial1998.

A seguir a Mondragón, os jogadores mais velhos em prova são o seu compatriota Mario Yepes, de 39 anos, e o grego Georgius Karagounis, um dos 23 convocados pelo português Fernando Santos, com 37. O “decano” dos portugueses é Ricardo Costa, com 33.

Entre os mais novos, surgem três futebolistas com menos de 20 anos: o camaronês Fabrice Olinga, de 18 anos, o inglês Luke Shaw e o norte-americano Julian Green, ambos com 19 anos. Na seleção lusa, Rafa, com 21 anos, é o mais jovem.

No que se refere a treinadores, o italiano Fabio Capello, selecionador da Rússia, é o mais velho, com 68 anos, seguido de Oscar Tabarez (67), do Uruguai.

Os técnicos mais jovens em competição no Brasil são o francês Sabri Lamouchi, que treina a Costa do Marfim, e Niko Kovac, selecionador da Croácia, ambos com 42 anos. Paulo Bento, selecionador português, é o terceiro mais novo, cumprindo 45 anos em pleno Mundial, a 20 de junho.

O Mundial2014 vai contar com 236 futebolista repetentes em fases finais, dos quais 16 na seleção espanhola, que defende o título conquistado há quatro anos na África do Sul.

Além dos 16 espanhóis vão estar em competição mais 4 jogadores italianos com possibilidade de se tornarem bicampeões do Mundo, os italianos Andrea Barzagli, Gianluigi Buffon, Daniele de Rossi e Andrea Pirlo, campeões em 2006.

A seguir à equipa orientada por Vicente Del Bosque, também campeã europeia, o Uruguai, com 15, e os Camarões, com 13, são as equipas com mais repetentes entre as 32 finalistas.

Portugal, que na primeira fase do Mundial vai defrontar a Alemanha, o Gana e os Estados Unidos, apresenta 12 jogadores que já marcaram presença em fases finais, dos quais dois — Cristiano Ronaldo e Ricardo Costa — se preparam para disputar o seu 3º Mundial.

Durante a competição, 70 jogadores, árbitros ou selecionadores, celebrarão o seu aniversário, entre os quais o avançado argentino Lionel Messi, que completa 27 anos a 24 de junho.

A Rússia é a única seleção na qual todos os jogadores alinham no campeonato nacional, enquanto Bósnia, Costa do Marfim, Gana e Uruguai apresentam 22 emigrantes e apenas um futebolista a alinhar no campeonato dos respetivos países.

/Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.