Portugal é a segunda seleção mais velha entre as 32 do Mundial

Cristiano Ronaldo / Twitter

-

Selfie de Ronaldo e companhia com o Presidente da República, Cavaco Silva, à partida da selecção para o Brasil

Portugal tem a segunda seleção mais velha entre as 32 que vão disputar o Mundial de futebol no Brasil, apresentando uma média de 28,2 anos, apenas suplantada pela da Argentina (28,4).

Com uma média de idades de 28 anos, o Uruguai é a terceira equipa menos jovem da competição, que se realiza entre 12 de junho e 13 de julho, enquanto o Gana, adversário de Portugal no Grupo G, é a única seleção abaixo dos 25 anos (24,9).

O guarda-redes colombiano Faryd Mondragón, que completa 43 anos a 23 de junho, é simultaneamente o mais velho em competição e o mais “antigo”.

Mondragón estreou-se em fases finais há 20 anos no Mundial dos Estados Unidos e quatro anos depois esteve em França, edição na qual já marcou presença o guardião italiano Gianluigi Buffon, que se tornou este ano no terceiro jogador convocado para cinco mundiais, a par do mexicano Antonio Carbajal e do alemão Lothar Matthaus.

No entanto, ao contrário de Carbajal e Matthaus, que disputaram cinco edições, Buffon vai jogar a quarta, pois não foi utilizado no Mundial1998.

A seguir a Mondragón, os jogadores mais velhos em prova são o seu compatriota Mario Yepes, de 39 anos, e o grego Georgius Karagounis, um dos 23 convocados pelo português Fernando Santos, com 37. O “decano” dos portugueses é Ricardo Costa, com 33.

Entre os mais novos, surgem três futebolistas com menos de 20 anos: o camaronês Fabrice Olinga, de 18 anos, o inglês Luke Shaw e o norte-americano Julian Green, ambos com 19 anos. Na seleção lusa, Rafa, com 21 anos, é o mais jovem.

No que se refere a treinadores, o italiano Fabio Capello, selecionador da Rússia, é o mais velho, com 68 anos, seguido de Oscar Tabarez (67), do Uruguai.

Os técnicos mais jovens em competição no Brasil são o francês Sabri Lamouchi, que treina a Costa do Marfim, e Niko Kovac, selecionador da Croácia, ambos com 42 anos. Paulo Bento, selecionador português, é o terceiro mais novo, cumprindo 45 anos em pleno Mundial, a 20 de junho.

O Mundial2014 vai contar com 236 futebolista repetentes em fases finais, dos quais 16 na seleção espanhola, que defende o título conquistado há quatro anos na África do Sul.

Além dos 16 espanhóis vão estar em competição mais 4 jogadores italianos com possibilidade de se tornarem bicampeões do Mundo, os italianos Andrea Barzagli, Gianluigi Buffon, Daniele de Rossi e Andrea Pirlo, campeões em 2006.

A seguir à equipa orientada por Vicente Del Bosque, também campeã europeia, o Uruguai, com 15, e os Camarões, com 13, são as equipas com mais repetentes entre as 32 finalistas.

Portugal, que na primeira fase do Mundial vai defrontar a Alemanha, o Gana e os Estados Unidos, apresenta 12 jogadores que já marcaram presença em fases finais, dos quais dois — Cristiano Ronaldo e Ricardo Costa — se preparam para disputar o seu 3º Mundial.

Durante a competição, 70 jogadores, árbitros ou selecionadores, celebrarão o seu aniversário, entre os quais o avançado argentino Lionel Messi, que completa 27 anos a 24 de junho.

A Rússia é a única seleção na qual todos os jogadores alinham no campeonato nacional, enquanto Bósnia, Costa do Marfim, Gana e Uruguai apresentam 22 emigrantes e apenas um futebolista a alinhar no campeonato dos respetivos países.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Um rato

Nova Iorque alvo de aumento recorde de casos de doença rara transmitida por ratos

Uma doença bacteriana rara, espalhada através da urina de rato, está a assolar a cidade de Nova Iorque. Este ano, pelo menos 15 pessoas terão contraído a doença. Destas, 13 foram hospitalizadas e uma morreu. A …

Portugal regista mais três mortes e 927 casos de covid-19

Portugal registou, esta quarta-feira, mais três mortes e 927 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 927 novos …

Festejos do Sporting. IGAI garante que "não omitiu informação ou branqueou factos"

A inspetora-geral da Administração Interna garantiu no Parlamento, esta quarta-feira, que a IGAI "não omitiu informação ou branqueou factos" no relatório sobre os festejos do Sporting, sustentando que tudo o que foi investigado consta do …

PAN só viabiliza OE "se houver compromisso do Governo em alterar" a proposta

A porta-voz do PAN afirmou, esta quarta-feira, que o partido só poderá viabilizar o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) se o Governo se comprometer com alterações à proposta na especialidade. Inês Sousa Real falava aos …

Colômbia condenada por não ter investigado agressões "verbais, físicas e sexuais" a jornalista

De acordo com a sentença, o Estado colombiano não investigou devidamente o caso de sequestro, tortura e violação da jornalista Jinedth Bedoya, que estava a trabalhar numa reportagem sobre a guerra civil em 2000. O Tribunal …

Rio diz ter "obrigação" de avançar com recandidatura à liderança do PSD

O presidente do PSD justificou a sua recandidatura à liderança, esta quarta-feira, pela "obrigação" de colocar o interesse do país e do partido à frente da sua vida pessoal. No final de uma audiência com o …

Fenprof e FNE convocam greve nacional de professores para 5 de novembro

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e a Federação Nacional da Educação (FNE) anunciaram, esta quarta-feira, que vão convocar uma greve nacional de professores para 5 de novembro. Em comunicado, a Fenprof refere que a greve …

PCP reconhece aproximação do Governo, mas diz que ainda é insuficiente

O líder parlamentar do PCP considerou, esta quarta-feira, que houve uma aproximação do Governo às propostas do partido, mas que ainda não é suficiente para alterar a avaliação feita sobre o Orçamento do Estado para …

Alemanha pode falhar objetivo de doação de vacinas contra a covid-19 (e culpa fabricantes)

A Alemanha pode falhar o seu objetivo de doar 100 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 a países mais pobres. Um funcionário do ministério da saúde alemão revelou, numa carta a Bruxelas, que a …

Alexei Navalny vence Prémio Sakharov 2021

O opositor russo Alexei Navalny é o vencedor do Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2021, anunciou o Parlamento Europeu, esta quarta-feira. Alexei Navalny foi nomeado pelos grupos políticos PPE e Renovar a Europa devido …