/

Portugal deverá receber refugiados na próxima semana

Djordje Savic / EPA

Crianças sírias refugiadas num comboio em Presevo, na Sérvia

Crianças sírias refugiadas num comboio em Presevo, na Sérvia

Portugal deverá receber os primeiros refugiados, provenientes de Itália, na próxima semana, na sequência do compromisso assumido pelos 28 estados-membros a 23 de setembro, segundo a Comissão Europeia.

Fontes do executivo comunitário divulgaram esta quarta-feira que os próximos voos de recolocação deverão decorrer na próxima semana, envolvendo um total de 100 pessoas, e que os destinos serão Portugal, Espanha, Finlândia, Alemanha e França.

As mesmas fontes lembraram a obrigação legal, decorrente da última cimeira de chefes de Estado e de Governo, de que todos os países terão de receber refugiados, mas acrescentaram que cinco estados-membros mostraram já interesse e afirmaram-se prontos para o processo.

No final de setembro, o ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional Poiares Maduro tinha anunciado que Portugal iria receber 30 refugiados oriundos de Itália durante a primeira quinzena de outubro, depois de ter sido convidado pela Comissão Europeia para integrar um projeto-piloto, juntamente com um número reduzido de países.

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, reforçou hoje que Portugal está “praticamente” pronto para acolher 4.500 refugiados e apelou aos parceiros sociais para que apresentem medidas que ajudem à integração “em termos económicos” dessas pessoas no nosso país.

“Estamos praticamente prontos para receber esse acolhimento. Damos um contributo muito significativo ao receber 4.500 refugiados, é um esforço que está proporcionado aquilo que é a dimensão do país, as suas condições económicas e portanto compara muitíssimo bem com o esforço que outros países europeus estão a fazer”, afirmou Passos Coelho.

“Concordamos que é muito importante ter a oportunidade de envolver também, não apenas as Instituições de Solidariedade Social (IPSS) em Portugal, mas também os próprios parceiros sociais, na medida em que queremos acolher estes refugiados em condições de segurança e é muito importante ver em que medida os próprios parceiros sociais nos podem transmitir mecanismos que possam ajudar à efetiva integração em termos económicos destas pessoas que serão acolhidas por Portugal nos próximos meses”, acrescentou o primeiro-ministro.

Passos Coelho reuniu-se esta quarta-feira com os parceiros sociais, no Conselho Económico e Social (CES), no âmbito do Conselho Europeu de quinta-feira, em Bruxelas, onde será discutida a questão dos refugiados, bem como a União Económica e Monetária (UEM).

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.