Portugal dá tombo no ranking de melhor país para estrangeiros. Só há um europeu no top 5

1

Portugal ficou na 15.º posição do ranking que avalia os melhores países para pessoas a morar no estrangeiros morarem. Representa uma queda de cinco lugares face ao índice do ano passado. Só há um país europeu no top 5.

Portugal é o 15.º melhor país do mundo para os estrangeiros morarem.

O ranking Expat Insider 2024 é liderado pelo Panamá, que subiu do 3.º lugar para o 1.º, seguindo-se o México e a Indonésia.

É apenas no 4.º lugar que surge o primeiro país europeu: Espanha, que, por seu turno, lidera a tabela do índice que mede a qualidade de vida.

O top 5 fica fechado com a Colômbia.

Portugal caiu cinco posições

Portugal encontra-se agora na 15.º posição, ao ter recuado em alguns dos indicadores avaliados neste ranking.

Por um lado, os índices de qualidade de vida (7.º lugar), finanças pessoais (13.º) e facilidade de integração (15.º) continuam a apresentar bons desempenhos para Portugal.

No entanto, o indicador que incide sobre o trabalho no exterior, bem como o índice dos fatores mais relevantes para os emigrantes (como habitação, serviços digitais e o idioma), tiveram uma pior avaliação, fazendo com que a classificação dos inquiridos sobre a felicidade geral com a vida em Portugal perdesse a posição no top 5.

Os estrangeiros a viver em Portugal queixam-se da falta de oportunidades de carreira, bem como das burocracias que enfrentam para trabalhar no país.

O que mudou?

Há dois anos, Portugal era o melhor país da Europa para os estrangeiros morarem e o quarto melhor do Mundo.

Na altura, 85% dos emigrantes inquiridos responderam que gostavam de viver em Portugal.

Dois motivos principais originam esta classificação: o sol e a boa vida social. Praticamente 90% dos entrevistados explicaram que gostam do clima e da qualidade do ar em Portugal. A facilidade em praticar desporto e a segurança em andar a pé, ou de bicicleta, também for destacadas.

Em relação à vida social, num país de pessoas amigáveis e que sabem receber, a maioria dos emigrantes comentou que é fácil fazer amigos em Portugal e ter uma vida social agradável.

Mas naquele ano já havia os mesmos problemas de hoje: burocracia e o mercado de trabalho – aliás, numa outra lista, a dos melhores países para se trabalhar, Portugal ocupava somente o 35.º lugar.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. Migrantes de todo o Mundo escolheram o melhor país para viver. Pudera, o pais que dá subsídios a toda a gente e sem trabalhar.
    Não é por acaso que chega tanto lixo a Portugal vindo de países que até à bem pouco tempo nunca ouviram falar de Portugal..
    Gostava que as Marianas desta vida andassem de transporte Metro e CP, em particular, para verem o que é bom para a tosse.

    Nunca na vida votaria em gente desta.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.