Portugal conquista mais nove Estrelas Michelin

Steelite International / Flickr

-

Dois restaurantes portugueses foram distinguidos esta quarta-feira com a segunda estrela e sete novos restaurantes conseguiram a primeira no Guia Michelin 2017.

Portugal conquistou duas novas classificações de duas estrelas na edição de 2017 do Guia Michelin, que atribuiu ainda sete novas distinções de uma estrela a restaurantes portugueses, foi anunciado esta quarta-feira em Girona, Espanha.

As novidades do Guia Michelin Espanha e Portugal 2017 são, na categoria de duas estrelas (‘mesa excelente, merece um desvio’), os restaurantes The Yeatman (Vila Nova de Gaia) e Il Gallo d’Oro (Funchal).

Em comunicado, a Michelin sublinha que a cozinha de Benoît Sinthon, no restaurante Il Gallo d’Oro, se destaca pelas “incríveis notas de autor que adiciona à cozinha clássica e internacional”, enquanto Ricardo Costa, chefe de cozinha do The Yeatman, tem uma “criatividade muito própria, sempre construída com base em abordagens magníficas”.

Com uma estrela (‘cozinha de grande fineza, merece uma paragem’), são sete os estabelecimentos que entram para o ‘guia vermelho’: Casa de Chá da Boa Nova (Leça da Palmeira), Alma (Lisboa), Loco (Lisboa), William (Funchal), L’And Vineyards (Montemor-o-Novo, recuperando a estrela que perdera na edição anterior), Antiqvvm (Porto) e Lab by Sergi Arola (Sintra).

Sobre estas novidades, o guia aponta a forma como Rui Paula, na Casa de Chá da Boa Nova, utiliza os produtos do mar Atlântico como “inequívocos protagonistas”, enquanto Henrique Sá Pessoa (Alma) e Alexandre Silva (Loco) trazem “uma criatividade e boa execução, que garantem uma nova vivacidade à gastronomia da capital” portuguesa.

Sobre o William, L’And Vineyards e Antiqvvm, o guia enaltece a elegância, elogiando ainda o “caráter intimista que emana personalidade e sofisticação” do Lab by Sergi Arola.

A Michelin destaca o “crescimento excecional” da distinção de uma estrela – de um novo restaurante, na edição deste ano, para sete novos estabelecimentos em 2017 -, “o que demonstra a forma como está a crescer o nível gastronómico em Portugal, e a resposta que este setor está a ter junto da maior parte da população”.

É um ano histórico para a restauração e gastronomia portuguesa. Parabéns a todos”, disse, durante a apresentação, a diretora comercial da Michelin, Mayté Carreño, em português.

No total, são 21 os restaurantes portugueses que figuram no guia do próximo ano: cinco com duas estrelas e dezasseis com uma estrela, representando sete novas entradas em relação à edição de 2016 (três restaurantes com duas estrelas e onze com uma estrela).

Os resultados foram anunciados na cerimónia de apresentação do Guia Michelin Espanha e Portugal 2017, que decorreu em Girona, na Catalunha, com a presença de cerca de 400 convidados, entre chefes de cozinha, empresários e governantes, e mais de 100 jornalistas.

Portugal continua a não ter nenhum restaurante com a classificação máxima do ‘guia vermelho’ – três estrelas (‘cozinha de nível excecional, que justifica a viagem’).

A edição do próximo ano atribui uma nova classificação de três estrelas, distinguindo o Lasarte (Barcelona), que se junta a oito outros restaurantes em Espanha com o mesmo nível.

No total, são nove os restaurantes com três estrelas, 28 com duas estrelas – dos quais cinco em Portugal – e 166 com uma estrela, 16 em Portugal.

Esta é a lista final dos restaurantes portugueses distinguidos pelo Guia Michelin Espanha e Portugal 2017:

Com duas estrelas:

– Ocean, Porches, chef Hans Neuner

– Vila Joya, Albufeira, chef Dieter Koschina

– Belcanto, Lisboa, chef José Avillez

– Il Gallo d’Oro, Funchal, chef Benoît Sinthon

– The Yeatman, Vila Nova de Gaia, chef Ricardo Costa

Com uma estrela:

– Alma, Lisboa, chef Henrique Sá Pessoa

– Antiqvvm, Porto, chef Vítor Matos

– Loco, Lisboa, chef Alexandre Silva

– Lab by Sergi Arola, Sintra, chef Sergi Arola

– Casa de Chá da Boa Nova, Leça da Palmeira, chef Rui Paula

– William, Funchal, Luís Pestana/Joachim Koerper

– L’And Vineyards, Montemor-o-Novo, chef Miguel Laffan

– Willie’s, Vilamoura, chef Willie Wurger

– Largo do Paço, Amarante, chef André Silva

– Pedro Lemos, Porto, chef Pedro Lemos

– Fortaleza do Guincho, Cascais, chef Miguel Rocha Vieira

– Eleven, Lisboa, chef Joachim Koerper

– São Gabriel, Almancil, chef Leonel Pereira

– Bon Bon, Carvoeiro, chef Rui Silvestre

– Feitoria, Lisboa, chef João Rodrigues

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Assunção Cristas contra o "ditador" verde e André Silva contra a "despesista" demagoga

O debate deste sábado, transmitido pela RTP3, sentou frente-a-frente os líderes do CDS e do PAN. Assunção Cristas contou quantas vezes o programa do adversário usa a palavra "proibir" e André Silva acusou os centristas …

Poluição no rio Lis arrasta-se há mais de 20 anos

A poluição na bacia hidrográfica do rio Lis arrasta-se há mais de duas décadas, com o contributo das descargas ilegais das suiniculturas, mas a construção da estação de tratamento de efluentes suinícolas tem sido adiada …

No Quénia, há meninas a faltar às aulas por não terem acesso a tampões

No Quénia, há adolescentes que não têm dinheiro para comprar pensos higiénicos ou tampões. Por isso, faltam às aulas. O Expresso conta a história de uma menina queniana, de 14 anos, que não aguentou ser humilhada …

As sestas podem ser boas amigas do coração

Fazer uma sesta uma ou duas vezes por semana pode reduzir o risco de ataque cardíaco ou AVC. No entanto, se fizer mais sestas do que o recomendado, os benefícios desaparecem. Uma equipa de cientistas decidiu …

Qual o tamanho mínimo para que um planeta possa ser habitável? Cientistas responderam

Uma equipa de cientistas de Harvard revelou o tamanho crítico abaixo do qual um planeta nunca pode ser habitável, mesmo que esteja numa área com uma distância à sua estrela que permita a existência de …

Criatura com "cabeça de canivete suíço" deu origem aos escorpiões e às aranhas

Encontrada no Canadá, esta nova espécie de fóssil provou ser o quelicerado mais antigo, situando a origem dos escorpiões e das aranhas há 500 milhões de anos. Com o tamanho de um dedo polegar, olhos em …

Benfica 2-0 Gil Vicente | "Águia" q.b. bate minhotos aguerridos

O Benfica cumpriu frente ao Gil Vicente, no Estádio da Luz, e venceu por 2-0, com um golo a fechar a primeira parte e outro a abrir a segunda. A formação “encarnada” sentiu muitas dificuldades para …

Há cidades que, em 2050, vão ser quentes demais para se visitar

Em 2050, há cidades que vão ser vítimas do flagelo das alterações climáticas. As altas temperaturas vão impedir que os turistas explorem cada recanto destas metrópoles. Os efeitos das alterações climáticas são cada vez mais visíveis.. …

As legislativas não se ganham nas sondagens, alerta Costa

Após ter sido divulgada mais uma sondagem este sábado, António Costa afirmou que as eleições não se ganham nas sondagens e apelou para a mobilização de modo a garantir a vitória. O secretário-geral do PS, António …

Prémios IgNobel: uma máquina para mudar fraldas e uma pizza anticancro

Os vencedores da 29.ª edição dos prémios IgNobel foram anunciados na quinta-feira, na Universidade de Harvard, no Estado norte-americano do Massachusetts. Os prémios IgNobel - uma paródia dos prémios atribuídos pelas academias suecas e norueguesa - …