Portugal conquista medalha de bronze no futebol de praia em Baku

Srdjan Suki / EPA

O português Bernardo Santos e o suíço Moritz Jaeggy na partida pela medalha de bronze do futebol de praia nos Jogos Europeus de Baku 2015

O português Bernardo Santos e o suíço Moritz Jaeggy na partida pela medalha de bronze do futebol de praia nos Jogos Europeus de Baku 2015

A seleção portuguesa de futebol de praia conquistou este domingo a medalha de bronze nos I Jogos Europeus, em Baku, após triunfo suado sobre a Suíça, com sustos e por tangencial 6-5.

Depois de uma fase de grupos em que a equipa de Mário Narciso recuperou de desvantagens de dois/três golos para vencer sempre (deu a volta a 2-4 com esta mesma Suíça para ganhar por 6-5), a equipa das quinas parecia que ia desperdiçar uma vantagem de 4-1, mas, quando se encontrou em desvantagem 5-4, Nuno Belchior teve arte para dar a volta e dar um merecido pódio a Portugal.

Recuperar animicamente do jogo da véspera – derrota imerecida, por 2-1, frente à campeã do mundo, a Rússia – foi um dos desafios da equipa que, quando parecia perder-se, soube unir-se no momento decisivo.

Portugal entrou empenhado em mostrar que a final de consolação era um erro – merecia lutar pelo ouro – e no primeiro período dispôs de várias oportunidades para alicerçar vantagem, porém cometeu os mesmos pecados de finalização da meia-final com a Rússia.

O desperdício apenas não apanhou Belchior que, deixado sem marcação, apontou o único golo do primeiro período (07 minutos).

No segundo tempo, a situação inverteu-se, já que a eficácia foi superior ao caudal de futebol apresentado, embora as distrações de marcação tivessem permitido dois golos na imediata resposta aos tentos lusos.

Bruno Torres (13), de cabeça, e Jordan Santos (21) e Alan (22), com remates defensáveis, levaram Portugal até aos quatro golos, mas com respostas intercaladas de Philipp Borer (13) e Sandro Spaccarotella (22), cujos fortes remates deixaram o resultado em 4-2 no final do segundo período.

A nove minutos do fim, com Portugal a pausar o ritmo de jogo, aparentemente controlado, o capitão Madjer facilitou na defesa e o seu alívio foi contra Moritz Jaeggy, com a bola a fazer chapéu perfeito a Elinton, adiantado.

Segundos depois, Bruno Novo cometeu falta para grande penalidade e Philipp Borer empatou, antes de Noel Ott, no minuto seguinte, colocar os helvéticos pela primeira vez em vantagem (5-4).

Quando as expressões dos lusos perdiam vigor, Belchior (31), de livre, empatou e segundos depois, de bicicleta, recolocou a equipa em definitivo na frente e colocou Portugal na rota da sua décima medalha nos Jogos Europeus, terceira de bronze.

Futebol365 / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …