Portugal com limites de poluição mais ambiciosos que UE

3

portugal.gov.pt

O ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva

O ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva

O ministro do Ambiente disse esta segunda-feira que as metas de Portugal para a redução de poluentes são mais ambiciosas do que na União Europeia, respondendo assim ao pedido da Quercus para traçar compromissos mais exigentes nesta área.

“Estou inteiramente de acordo com a Quercus”, disse Jorge Moreira da Silva à agência Lusa, em Mafra, recordando que “o Governo não esperou pelas directivas comunitárias” e traçou “metas mais ambiciosas para a qualidade do ar”, assumidas no “Compromisso para o Crescimento Verde, subscrito por 82 organizações, uma das quais a Quercus.

O governante falava à margem da inauguração da Estação de Tratamento de Águas Residuais da Carvoeira, no concelho de Mafra, distrito de Lisboa.

Numa carta enviada ao ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, a Quercus alertou na segunda-feira para a importância de ser realizada “uma revisão ambiciosa” da directiva, no sentido de reduzir os níveis de poluição na Europa e, assim, melhorar a saúde e o ambiente, sobretudo em áreas urbanas, também em Portugal.

Os ambientalistas defendem que os compromissos de redução de emissões para 2020, 2025 e 2030 devem ser mais ambiciosos, as obrigações fixadas para 2025 devem ser juridicamente vinculativas, o metano deve ser mantido no âmbito da directiva e o mercúrio deve ser introduzido neste pacote de regras.

/Lusa

3 Comments

  1. Para nós é muito mais facil…vejamos…… a industria é inexistente logo nao polui, as pessoas nao têm dinheiro para comprar ou andar de carro a propria populaçao sai do País e como tal nao polui…acredito que seremos os campeoes agora o que eu me admirava era se estes atrazados mentais dissessem que com as unidades industriais que estao projectadas e com o aumento de poder de compra mais o aumento de afluxo de turistas será dificil de conseguir cumprir as metas em materia de poluiçao……mas isto nao dizem eles

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.