/

Portugal é o país europeu onde mais se bebe álcool todos os dias

Portugal está perto do top-10 dos países que consomem mais álcool na União Europeia. Na “guerra dos sexos” também salta para o primeiro lugar.

Há uma ideia generalizada de que são os europeus que bebem mais álcool, no planeta. Essa ideia está correcta.

Os números mostram que, entre os 10 países que bebem mais, 9 são membros da União Europeia.

Os números da Organização Mundial de Saúde são destacados no canal Euronews.

Panorama geral: por ano, cada europeu bebe 9,5 litros de álcool puro. Ou seja, 190 litros de cerveja por ano. Ou 80 litros de vinho. Ou 24 litros de bebidas espirituais.

Centrando na União Europeia, 8,4% da população (15 anos ou mais) bebiam álcool todos os dias, 28,8% uma vez por semana e 22,8% bebiam uma vez por mês. Dados pré-pandemia, de 2019.

A República Checa é o país com maior consumo de álcool per capita: 14,3 litros de álcool puro, por ano. Seguem-se Letónia, Lituânia, Alemanha e Espanha, que completam o top-5.

Portugal está perto de fechar o top-10: com uma média de 12,1 litros de álcool puro por ano, está no 12.º lugar, superando a Polónia e atrás da Eslovénia.

Tajiquistão, Azerbaijão e Turquia são os países com menor consumo de álcool, na zona europeia da Organização Mundial de Saúde.

Mas é na “guerra dos sexos” que Portugal assume destaque: é o país com maior diferença entre homens e mulheres, no consumo de álcool. 33,4% dos homens bebem todos os dias, enquanto apenas 9,7% das mulheres consomem álcool diariamente.

Aparentemente é uma tendência da Península Ibérica porque o segundo lugar pertence a Espanha, com 20,2% entre os homens e 6,1% entre as mulheres.

Os mais velhos são os que bebem mais: 31,6% dos europeus que bebem todos os dias têm mais do que 65 anos. Aliás, a percentagem mais elevada, dividindo de 10 em 10 anos, é mesmo a das pessoas com mais de 75 anos: 16% contra os 15,6% da faixa etália 65-74 anos. Depois vai sempre descendo, até ao 1% dos jovens entre 15 e 24 anos.

E também aqui Portugal se destaca: é o país europeu onde mais pessoas bebem álcool todos os dias. São 20,7% da população, seguido de longe por… Espanha, pois. Com 13%. Itália fecha o pódio com 12,1%.

O país com menos consumidores de álcool é a Croácia: 38,3% nunca beberam, ou não beberam no último ano.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.