//

Portugal vai apoiar Nadia Calviño para substituir Centeno no Eurogrupo

António Cotrim / EPA

O primeiro-ministro, António Costa, revelou esta segunda-feira que Portugal vai apoiar a candidatura da ministra espanhola Nadia Calviño à presidência do Eurogrupo, cargo atualmente ocupado por Mário Centeno em fim de mandato.

Tal como escreve o semanário Expresso, o líder o Executivo português revelou o apoio de Portugal depois de reunir com o seu homólogo espanhol, Pedro Sanchéz.

António Costa frisou que vai apoiar Nadia Calviño não só por laços e relações políticas, mas também pelas suas capacidades e porque ambos defendem uma estratégia comum de desenvolvimento económico e financeiro da zona euro.

Pedro Sanchéz mostrou-se “optimista” com as respostas que tem obtido de outros países.

O Eurogrupo, ainda presidido por Mário Centeno, vai reunir na próxima quinta-feira, onde será eleita a nova presidência. Esta será uma semana decisiva.

Para ser eleito, o futuro presidente terá de contar com o apoio de pelo menos 10 dos 19 países da Zona Euro. Assumirá o cargo em 13 de julho para um mandato de 2 anos e meio.

O anúncio em 9 de junho que Mário Centeno abandonava o cargo de ministro das Finanças também o afastou da possibilidade de continuar como presidente do Eurogrupo, um lugar que tem de ser exercido por um dos ministros daquele conjunto de países.

Mário Centeno foi o terceiro presidente do Eurogrupo, depois do luxemburguês Jean-Claude Juncker (2005-2013) e do holandês Jeroen Dijsselbloem (2013-2018).

Nadia Calviño também esteve na corrida para ser escolhida como a candidata europeia à presidência do Fundo Monetário Internacional (FMI), juntamente com holandês Jeroen Dijsselbloem (ex-presidente do Eurogrupo), a búlgara Kristalina Georgieva (diretora executiva no Banco Mundial) e Olli Rehn (governador do Banco da Finlândia).

Calviño abandonou a corrida, tendo sido nomeada para o cargo Kristalina Georgieva.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.