A localização da nova giga-fábrica da Tesla em Valência terá sido praticamente descartada depois de a imprensa ter divulgado o avançado estado das negociações com a empresa de Elon Musk. Portugal é o principal candidato a recebê-la, diz um jornal espanhol.
Uma quebra de confidencialidade do governo regional de Valência poderá desviar de Espanha para Portugal a nova gigafábrica da Tesla, diz o jornal espanhol El Debate Motor.
Há algumas semanas, o Governo da Generalitat Valenciana deu a conhecer o estado avançado das negociações entre a Tesla e o governo espanhol para a localização de uma fábrica de carros elétricos em Valência.
Está em causa uma das chamadas gigafábricas da Tesla, um enorme centro de montagem capaz de produzir de 500 mil a um milhão de veículos elétricos por ano.
Atualmente, há seis gigafábricas Tesla no mundo, embora os planos futuros da marca apontem para que venha a haver cerca de vinte até 2030.
A fábrica em causa representa um investimento próximo de 5 mil milhões de euros, uma boa parte dos quais seria financiada pelo estado espanhol.
Aparentemente, a divulgação do estado das negociações e a quebra da cláusula de confidencialidade por parte dos espanhóis terá caído muito mal na Tesla.
Uma semana após a inconfidência, recorda o mesmo jornal, o próprio CEO da empresa, Elon Musk, viajou até à Europa para visitar os primeiros-ministros de Itália e França — sem passar por Espanha, no que o periódico espanhol considera ser uma “resposta bastante irritada” do empresário.
À medida que o tempo passa, que o descontentamento de Musk com a “falta de seriedade do governo espanhol” aumenta, e que as localizações das novas fábricas vão sendo definidas, parece ficar claro que Valência está descartada.
No entanto, diz o jornal espanhol, há um país vizinho que ganha destaque à medida que as horas passam.
E o misterioso país é… Portugal.
Segundo o El Debate Motor, o nosso país partilha com Espanha muitas das suas vantagens estratégicas, como a localização à porta do Mediterrâneo, a disponibilidade de vias marítimas muito próximas e fontes de energia renováveis e baratas.
Estas qualidades são as mesmas que tornam Espanha um país perfeito para a sua localização, embora a instabilidade política do país tenha pesado contra a sua candidatura.
Por outro lado, Portugal tem outro factor a seu favor: o Governo tem apoiado ativamente, desde o primeiro dia, a mobilidade elétrica, o que significa que a eletrificação e a rede de carregadores são já duas vezes maiores do que em Espanha.
Além disso, como recordaram ao governo espanhol diferentes fabricantes como o Grupo VW, a Renault ou a Stellantis, é muito difícil justificar a localização de uma fábrica de carros elétricos num país onde quase não se vendem carros elétricos.
Segundo o jornal espanhol, Itália terá sido descartada pelo atraso na sua eletrificação, e França, além de custos de produção demasiado elevados, está demasiado próxima da Alemanha, onde a Tesla já tem uma fábrica — o que acabaria por não fazer muito sentido.
Assim, o destino mais provável para a nova giga-fábrica da Tesla parece ser Portugal.
Resta saber por que motivo não há qualquer pequeno indício de negociações entre a Tesla e o governo português. Será uma mera especulação, ou, ao contrário dos espanhóis, os portugueses estão a saber guardar o segredo?
Tretas!
O negócio avançara apenas tendo em consideração o melhor negócio para o investidor…
“Fontes de energia renováveis baratas”?
E nós temos das eletricidades mais caras da europa….
Se a Tesla instalar a fábrica na região de Lisboa-Setúbal vai sofrer com a grevite sindicalista.
Espero que a instale no interior do país.
Que instalem para norte, porque para sul só vão ter entraves e chatices
Mário Casais, é verdade, a nossa energia é das mais caras. Mas o que isso tem a ver com questão da notícia? A questão é “há alguém com renováveis mais baratas?”. Se souber a resposta a isto, então vale a pene comentar.
Que dêem uma olhadela na zona da Covilhã ou restante distrito de Castelo Branco. Facilidade em mão de obra qualificada e com beneficios, maior qualidade de vida, em caso de mudança para a zona interior. Vários polos universitários virados para as tecnologias no distrito e em volta. Boas ligações ao resto do pais e muito perto do país vizinho, espanha, ou seja, boa posição geográfica. Onde se encontra já mais de um polo de uma das maiores tecnologicas do país, a Altice, entre outras.
Quando é que posso enviar o currículo? Preciso de trabalho
Ninguém está interessado em apoiantes russos. Vai para a Rússia, pá!
Tesla procura o melhor país que proporcione menos impostos e mais apoios financeiros…. não tem nada haver com o que é dito…
Nada a ver e não “nada haver”. Se queres dar uma de intelectual a comentar por aqui, seria bom que aprendesses a escrever.
Normalmente os portugueses são bons a dominar a lingua de sua majestade.
A de Camões é que é o diabo…língua lixada!
Só alguém mesmo muito ignorante para escrever que Portugal tem a electricidade mais cara da Europa!!
O lobbies Mobi.e em Portugal mantêm há 2 anos 2 locais com supercarregadores Tesla bloqueados e prontos a funcionar. A Tesla é burra se fizer a fábrica em Portugal. Por outro lado, se fizer cá a fábrica vamos ter um sinal, estes carregadores vão finalmente abrir. País de hipócritas, incompetentes e inúteis!!