/

“É urgente atuar”. Portugal desperdiça 515 milhões de litros de água por dia

1

O desperdício atinge os 188 mil milhões de litros de água por ano em Portugal. O problema assume uma maior importância perante as alterações climáticas.

Segundo noticia o Jornal Económico, todos os dias são desperdiçados 515 milhões de litros de água em Portugal, num total de 188 mil milhões de litros anuais.

É pela rede de abastecimento que esta água se perde, por isso a rede nacional, empresas e regulador pedem medidas mais eficazes na prevenção deste problema.

A Associação das Empresas Portuguesas para o Sector do Ambiente (AEPSA) sublinha a urgência em atuar. “É necessário e urgente, quer por razões económicas, quer por questões de sustentabilidade ambiental, que sejam implementados os procedimentos concursais necessários para que o país possa atingir um nível global de eficiência hídrica muito mais elevado do que hoje se verifica”, destaca Eduardo Marques ao JE.

Por sua vez, o presidente da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos (APRH), Carlos Coelho, aponta que “um dos maiores desafios que o sector enfrenta na próxima década será o entendimento geral de que uma gestão eficiente nos serviços de água”.

Já a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) sublinha que “em primeiro lugar, importa distinguir o indicador das “perdas reais de água”, que não deve ser calculado em percentagem, do indicador “água não faturada” expresso em percentagem (%).

Pedro Perdigão, presidente do grupo Indaqua, considera mesmo que a situação é “grave”.
“É certo que as perdas (Água Não Faturada) globais do país rondam, há pelo menos uma década, os 30%, mas se olharmos para os concelhos com piores desempenho podemos verificar que em 70 concelhos portugueses os valores ultrapassam os 50% (mais de metade da água captada não é faturada ao utilizador final”, remata, em declarações ao JE.

ZAP //

1 Comment

  1. Bem…se compreendo bem , o objectivo futuro é de facturar ao consumidor a Água que não consome !…além de já estar a pagar caro e feio a que utiliza na realidade !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.