Porto Rico quer ser o 51.º estado dos Estados Unidos

Mais de 97% dos que votaram, este domingo, num referendo sobre o estatuto jurídico de Porto Rico escolheram tornar-se um estado norte-americano, embora o plebiscito fosse marcado por uma muito fraca adesão.

Segundo dados divulgados pelo site da Comissão Nacional de Eleições, um total de 486.725 eleitores escolheu tornar a ilha, agora um Estado associado, o 51.º estado dos EUA.

A opção de independência teve apenas 1,5% dos votos e só 1,3% votou pela manutenção da atual situação de Estado livre associado.

De um total de 2.260.804 eleitores, apenas cerca de meio milhão foi votar, num referendo não vinculativo.

Depois da divulgação dos resultados, o principal partido da oposição, o Partido Popular Democrático de Porto Rico, disse, pela voz do seu presidente, Héctor Ferrer, que os resultados não foram “grandes” para a opção Estados Unidos, mas foram sim uma derrota para o governador, Ricardo Rosselló.

Oito em cada dez eleitores não exerceram o seu voto, “foram para a rua, para a praia, para o rio, não fizeram caso”, disse. A oposição em Porto Rico boicotou o referendo.

No entanto, o governador de Porto Rico já disse que vai defender em Washington a vontade dos eleitores que escolheram tornar a ilha no 51.º estado dos EUA.

“Vamos apresentar-nos na cena internacional para defender a importância de ver Porto Rico tornar-se o primeiro estado hispano dos Estados Unidos”, afirmou Ricardo Rossello, que chegou ao poder em janeiro e que quer ver o pequeno território entrar nos EUA.

Também o vice-presidente do partido no Governo (Partido Novo Progressista), Thomas Rivera Schatz, defendeu a vitória da união aos EUA e desvalorizou a abstenção, afirmando que, se no passado a opção 51.º estado teve mais votos, foi porque muitos porto-riquenhos foram entretanto para os Estados Unidos.

“Em Porto Rico somos pouco mais de três milhões de habitantes e nos Estados Unidos há agora mais de cinco milhões”, disse.

Com uma dívida de 70 mil milhões, a ilha pode ter dificuldades em convencer Washington a adicionar mais uma estrela à bandeira. A ilha foi uma colónia espanhola e um território dos EUA no final do século XIX e adquiriu o atual estatuto na década de 1950.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Grande erro" da Europa é não usar máscaras, considera especialista chinês

George Gao, diretor dos Centros de Controlo e Proteção de Doenças da China (CDC), considera que o "grande erro" da Europa no combate à pandemia de covid-19 é o facto de as pessoas não usarem …

Obama critica de Trump. "Cada um de nós deve exigir mais dos nossos líderes"

O ex-Presidente norte-americano, Barack Obama, considerou esta terça-feira que o seu sucessor, Donald Trump, ignorou os avisos sobre os riscos de uma pandemia do novo coronavírus, e recordou o mesmo comportamento quanto às alterações climáticas, …

Covid-19. Hotel cinco estrelas na Austrália vai acolher sem-abrigo

A Austrália vai levar a cabo um projeto piloto que visa retirar das ruas alguns sem-abrigo e transferi-los para hotéis de luxo, protegendo-os assim do novo coronavírus oriundo da China (Covid-19).  O projeto, Hotels With Heart, …

Red Bull equacionou infeção voluntária dos seus pilotos

Um responsável da Red Bull admitiu que propôs aos pilotos da marca austríaca, que participa no Mundial de Fórmula 1, uma estratégia de infeção voluntária de covid-19, visando ficarem imunes no início da temporada. Helmut Marko …

TAP avança com lay-off para 90% dos trabalhadores (e reduz atividade para cinco voos semanais)

Numa mensagem enviada aos seus funcionários, a TAP revelou que vai mesmo avançar com um processo de 'lay-off' para 90% dos trabalhadores e com a redução do período normal de trabalho em 20% para os …

Estado vai devolver 3 mil milhões em reembolsos do IRS

O Estado vai devolver 3 mil milhões de euros aos contribuintes em reembolsos do IRS, cuja entrega arranca esta quarta-feira e se estende até 30 de junho. A informação foi avançada pelo ministro de Estado, …

Há quatro infetados no sistema prisional. Estão todos em isolamento domiciliário

O Ministério da Justiça revelou esta terça-feira que aumentou para quatro o número de infetados com covid-19 no sistema prisional e que estão todos em isolamento domiciliário segundo indicação da saúde pública. Em comunicado, o Ministério …

Sousa Cintra diz que Rafael Leão "não ficou no Sporting porque foi apertado"

Sousa Cintra, ex-líder da SAD do Sporting no tempo da Comissão de Gestão, lamenta a rescisão do jogador Rafael Leão, considerando que "ele não continuou porque foi apertado". O jovem jogador foi, recentemente, condenado a …

Portugal tem há cinco dias os mesmos 43 recuperados. DGS e especialistas explicam porquê

Portugal regista, desde o passado dia 27 de abril, os mesmos 43 recuperados da Covid-19, segundo os boletins epidemiológicos diários da Direção-Geral da Saúde. Questionado pela agência Lusa sobre a estagnação no número de altas hospitalares …

Morreu o coronel Andrade de Moura, um dos capitães de Abril

A Câmara Municipal de Estremoz, no distrito de Évora, prestou esta terça-feira homenagem ao coronel Andrade de Moura, um dos capitães de Abril de 1974, que morreu no passado dia 23 de março aos 86 …