Porto perde em Guimarães com enorme erro de Casillas

FCPorto / Facebook

Iker Casillas

Iker Casillas

Um golo de Bouba Saré, aos quatro minutos, garantiu o triunfo do Vitória de Guimarães sobre o FC Porto por 1-0, em jogo da 18.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Os vimaranenses, que concretizaram uma das três ocasiões de golo que tiveram nos primeiros 10 minutos e defenderam, depois, o resultado frente aos dragões, que, apesar dos lances de golo que criaram, sentiram muitas dificuldades em furar a muralha defensiva vitoriana.

Com esta derrota, a segunda na I Liga, a formação azul e branca ficou, com 40 pontos, mais distante do líder, o Sporting, que tem 45, e do segundo, o Benfica, que está agora três pontos à frente, depois do triunfo com o Estoril (2-1).

Do lado do Guimarães, que subiu ao 6º lugar, com 26 pontos, o técnico Sérgio Conceição, desprovido dos titulares Otávio e Licá, ambos emprestados pelo FC Porto, colocou Xande Silva no onze, tendo ainda estreado na equipa principal do Vitória o extremo, Tyler Boyd, de 21 anos, que esteve a milímetros do primeiro golo na I Liga, logo aos 15 segundos de jogo.

Xande Silva, no lado direito, desmarcou Ricardo Valente, que, na linha final, cruzou atrasado para a área, com o neozelandês a falhar a emenda para a baliza de Casillas por muito pouco.

Mas, aos quatro minutos, os vimaranenses colocaram-se mesmo na frente do marcador, com Casillas, após um disparo de Cafú que ressaltou em Pedro Henrique, a não conseguir agarrar uma bola fácil na pequena área e Bouba Saré a atirar a bola para o fundo das redes.

Os dragões, que entraram em campo com a mesma equipa da jornada anterior, frente ao Boavista, começaram muito inseguros na retaguarda e quase sofreram novo golo, quando Henrique Dourado, junto à linha final, atrasou a bola para o coração da área, com o remate de Ricardo Valente a bater num adversário, quando se dirigia para a baliza deserta.

A partida apenas mudou de dinâmica após o minuto 10, com os minhotos a recuarem e os azuis e brancos a assumirem a posse de bola, criando as duas primeiras ocasiões de golo aos 16 minutos, com Corona, primeiro, e André André, depois, a rematarem para defesas difíceis de Miguel Silva.

A turma de Rui Barros circulou a bola por largos períodos do primeiro tempo, mas esbarrou quase sempre na bem organizada muralha vitoriana – excepto nos últimos cinco minutos, com Maxi Pereira, aos 43 minutos, e Danilo, aos 44, a colocarem novamente à prova o guardião vimaranense.

O FC Porto, após quase ter sido surpreendido por Ricardo Valente no primeiro minuto, num lance semelhante ao de Tyler Boyd no início do jogo, começou o segundo tempo mais pressionante e, aos 61, esteve perto do golo, quando Aboubakar acertou mal na bola, em posição frontal à baliza.

A entrada de Varela, que rematou para defesa de Miguel Silva, aos 66 minutos, transmitiu dinâmica à ala direita azul e branca, e, aos 70, Maxi Pereira, nesse lado, cruzou para Brahimi a milímetros do poste.

O golo voltou a rondar a baliza vitoriana num remate de Martins Indi, em lance confuso na área, aos 76 minutos, com a bola a morrer nas mãos de Miguel Silva, e noutro de Varela, ligeiramente ao lado, aos 83, mas os vimaranenses mantiveram a baliza inviolável até ao fim.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Açambarcamento de medicamentos por Portugal? "É um total absurdo", diz Infarmed

O Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde reagiu à acusação feita por uma organização belga, que dizia que Portugal está a fazer um armazenamento excessivo de medicamentos essenciais para o tratamento …

Descoberto âmbar com 40 milhões de anos com duas moscas a acasalar

Há 40 milhões de anos, no supercontinente Gonduana, duas moscas que se encontravam a acasalar viram-se, inesperadamente, numa situação complicada. De alguma forma, este par de moscas de pernas longas (Dolichopodidae) ficou preso na seiva pegajosa …

40 marinheiros do porta-aviões Charles de Gaulle com sintomas de covid-19

Quarenta marinheiros do porta-aviões francês Charles de Gaulle apresentaram recentemente "sintomas compatíveis" com os da infeção pelo novo coronavírus e estão sob "observação médica reforçada", anunciou o Ministério da Defesa. "A partir de hoje, uma equipa …

Medidas para as prisões, apoios às empresas, suspensão de tarifas. Parlamento discute mais de 100 iniciativas

Medidas excecionais para prisões e banca, mais apoios às empresas ou à cultura ou a suspensão de propinas e das tarifas de gás e luz são alguns dos temas que vão passar esta quarta-feira pelo …

Trump tem "interesse financeiro" em farmacêutica que produz hidroxicloroquina (a sua "cura" para a Covid-19)

Donald Trump falou da hidroxicloroquina como uma potencial "cura milagrosa" para a Covid-19, apesar das recomendações contrárias de especialistas e da falta de estudos científicos válidos que confirmem os benefícios da substância. O The New …

Restos de bombas atómicas revelam longa vida dos tubarões-baleia

Cientistas estão a determinar a esperança de vida do maior peixe dos oceanos com a ajuda de testes de bombas atómicas realizados durante a Guerra Fria, entre os anos 50 e 60. Em perigo de extinção, …

Telescópio russo apanha o despertar de um buraco negro

O telescópio russo ART-XC do observatório espacial Spektr-RG detetou uma fonte brilhante de raios-X no centro da Via Láctea, que acabou por revelar ser o "despertar" do buraco negro 4U 1755-338. A descoberta ocorreu no passado …

O cometa interestelar 2I/Borisov partiu-se em dois

O cometa interestelar 2I/Borisov, o primeiro do seu tipo a ser descoberto em agosto do ano passado, começou a dividir-se em duas partes na semana passada. As imagens contínuas do telescópio espacial Hubble do objeto interestelar …

Estudo estima 471 mortes em Portugal até agosto (e que o pico foi atingido a 3 de abril)

De acordo com as estimativas do estudo, cerca de 151.680 pessoas vão morrer na Europa durante a "primeira vaga" da doença. Um estudo divulgado esta terça-feira nos Estados Unidos estima que a covid-19 venha a provocar …

Mais de metade da população mundial está fechada em casa

Mais de metade da população mundial (52%) está atualmente confinada nas suas casas por ordem das autoridades para combater a propagação da doença covid-19. Segundo um balanço feito pela agência France Fresse (AFP), mais de quatro …