Porto perde em Guimarães com enorme erro de Casillas

FCPorto / Facebook

Iker Casillas

Iker Casillas

Um golo de Bouba Saré, aos quatro minutos, garantiu o triunfo do Vitória de Guimarães sobre o FC Porto por 1-0, em jogo da 18.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Os vimaranenses, que concretizaram uma das três ocasiões de golo que tiveram nos primeiros 10 minutos e defenderam, depois, o resultado frente aos dragões, que, apesar dos lances de golo que criaram, sentiram muitas dificuldades em furar a muralha defensiva vitoriana.

Com esta derrota, a segunda na I Liga, a formação azul e branca ficou, com 40 pontos, mais distante do líder, o Sporting, que tem 45, e do segundo, o Benfica, que está agora três pontos à frente, depois do triunfo com o Estoril (2-1).

Do lado do Guimarães, que subiu ao 6º lugar, com 26 pontos, o técnico Sérgio Conceição, desprovido dos titulares Otávio e Licá, ambos emprestados pelo FC Porto, colocou Xande Silva no onze, tendo ainda estreado na equipa principal do Vitória o extremo, Tyler Boyd, de 21 anos, que esteve a milímetros do primeiro golo na I Liga, logo aos 15 segundos de jogo.

Xande Silva, no lado direito, desmarcou Ricardo Valente, que, na linha final, cruzou atrasado para a área, com o neozelandês a falhar a emenda para a baliza de Casillas por muito pouco.

Mas, aos quatro minutos, os vimaranenses colocaram-se mesmo na frente do marcador, com Casillas, após um disparo de Cafú que ressaltou em Pedro Henrique, a não conseguir agarrar uma bola fácil na pequena área e Bouba Saré a atirar a bola para o fundo das redes.

Os dragões, que entraram em campo com a mesma equipa da jornada anterior, frente ao Boavista, começaram muito inseguros na retaguarda e quase sofreram novo golo, quando Henrique Dourado, junto à linha final, atrasou a bola para o coração da área, com o remate de Ricardo Valente a bater num adversário, quando se dirigia para a baliza deserta.

A partida apenas mudou de dinâmica após o minuto 10, com os minhotos a recuarem e os azuis e brancos a assumirem a posse de bola, criando as duas primeiras ocasiões de golo aos 16 minutos, com Corona, primeiro, e André André, depois, a rematarem para defesas difíceis de Miguel Silva.

A turma de Rui Barros circulou a bola por largos períodos do primeiro tempo, mas esbarrou quase sempre na bem organizada muralha vitoriana – excepto nos últimos cinco minutos, com Maxi Pereira, aos 43 minutos, e Danilo, aos 44, a colocarem novamente à prova o guardião vimaranense.

O FC Porto, após quase ter sido surpreendido por Ricardo Valente no primeiro minuto, num lance semelhante ao de Tyler Boyd no início do jogo, começou o segundo tempo mais pressionante e, aos 61, esteve perto do golo, quando Aboubakar acertou mal na bola, em posição frontal à baliza.

A entrada de Varela, que rematou para defesa de Miguel Silva, aos 66 minutos, transmitiu dinâmica à ala direita azul e branca, e, aos 70, Maxi Pereira, nesse lado, cruzou para Brahimi a milímetros do poste.

O golo voltou a rondar a baliza vitoriana num remate de Martins Indi, em lance confuso na área, aos 76 minutos, com a bola a morrer nas mãos de Miguel Silva, e noutro de Varela, ligeiramente ao lado, aos 83, mas os vimaranenses mantiveram a baliza inviolável até ao fim.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Há mais de 100 mil crianças migrantes detidas nos EUA, garante a ONU

Mais de 100 mil crianças migrantes estarão atualmente em centros de detenção nos Estados Unidos (EUA), disse na segunda-feira um perito independente da Organização das Nações Unidas (ONU), esclarecendo que esta estimativa, que classificou como …

Milhares de manifestantes impedem abertura do parlamento do Líbano

Milhares de manifestantes bloquearam esta terça-feira os acessos ao parlamento do Líbano, obrigando a adiar novamente a análise de várias leis, como a que prevê uma amnistia a quem tem impostos em dívida, contestada por …

Huawei quer implementar 5G no Brasil

O Presidente do Brasil afirmou na segunda-feira que a gigante das telecomunicações chinesa Huawei pretende instalar a tecnologia de quinta geração (5G) no país, mas rejeitou que tenha sido feita uma proposta. O anúncio foi feito …

Benfica lança OPA para controlar SAD. Ações valorizam 70%

As ações da Benfica SAD estavam a valorizar 70%, para os 4,70 euros, um dia depois da Sport Lisboa e Benfica SGPS ter lançado uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre 28,067% do capital da …

Califórnia processa empresa por promover cigarros eletrónicos com sabores para atrair jovens

A Califórnia, nos Estados Unidos (EUA), abriu na segunda-feira um processo contra a Juul, marca líder de cigarros eletrónicos, acusando-a de desenvolver uma estratégia de marketing focada na conquista de menores de idade para adquirir …

Luis Enrique volta a assumir o comando da seleção espanhola

O treinador vai reassumir as funções de selecionador de futebol de Espanha, que deixou para acompanhar a doença da filha, que faleceu em agosto com um cancro ósseo. Luis Enrique, de 49 anos, regressa aos comandos …

Governo suspendeu 18 obras na ferrovia consideradas prioritárias

A Infraestruturas de Portugal (IP) adiou e/ou atrasou ou 18 obras do setor ferroviário que estavam contemplados no programa Ferrovia 2020 e eram consideradas prioritárias. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia …

Suspeito do roubo das pistolas Glock implicou Direcção da PSP (mas nunca foi interrogado sobre isso)

O polícia que está acusado do roubo das pistolas Glock da PSP insinuou, em conversas telefónicas, que haveria chefias da Direcção Nacional desta força policial envolvidas na prática do crime. Apesar disso, nunca terá sido …

O Natal traz emoções fortes. Viva-as intensamente

Quando o tempo frio faz as suas primeiras aparições, quase imediatamente alguém afirma “não tarda nada estamos no Natal”. De facto, a quadra natalícia é o grande prémio de consolação do Inverno: o motivo pelo qual …

Estádio para os Jogos Olímpicos concluído antes da data prevista

O estádio Nacional Japonês, sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio de 2020, está concluído, a um mês da estreia oficial, informou esta terça-feira o organismo proprietário do complexo. De acordo com o Conselho de …