Porto e Gaia vão ter nova ponte sobre o Douro

Roberto Saltori / Flickr

Ponte D.Luís sobre o Rio Douro, no Porto, ao por do sol

As câmaras do Porto e de Vila Nova de Gaia anunciaram hoje a construção de uma nova ponte sobre o rio Douro, um projeto inteiramente financiado pelas duas autarquias.

A travessia, a designar Ponte D. António Francisco dos Santos, em homenagem ao bispo que morreu em setembro do ano passado, vai unir os dois concelhos entre o cais de Quebrantões, em Oliveira do Douro, Gaia, e a zona de Campanhã, no Porto.

O anúncio foi feito pelos presidentes das câmaras do Porto, Rui Moreira, e de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, durante a manhã de hoje no Laboratório Edgar Cardoso, equipamento próximo da ponte São João, que une os dois concelhos via ferroviária.

De acordo com o Jornal de Notícias, a nova ponte situar-se-à a montante da ponte ferroviária São João.

Destinada ao trânsito automóvel, contemplará a travessia de peões e bicicletas e permitirá, também, novas ligações de transportes públicos rodoviários.

Será paga pelos municípios, não dependendo de financiamento externo. Orçada em 12 milhões de euros, deverá estar concluída no prazo de quatro anos.

O Rio Douro, entre o Porto e Gaia, é neste momento atravessado por seis pontes – Ponte da Arrábida, Ponte Luís I, Ponte do Infante, Ponte Maria Pia, Ponte São João e Ponte do Freixo – às quais se juntará agora a sétima, projetada e financiada pelas duas câmaras municipais.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Acho muito bem que se faça a ponte, mas, dar o nome de um bispo a uma ponte paga pelo Porto e Gaia?!
    Parace alguma piada de mau gosto e sou completamente contra!!…

  2. Completamente a favor de uma nova Ponte entre Gaia e Porto.
    Por mim teria escolhido outra localização, mas, quem sou eu para pôr em causa aquela que foi definida certamente por técnicos credenciados e após aturados estudos e análises de tráfego.
    Agora quanto ao nome, sinceramente não entendo. Se é porque do lado do Porto, vai ser preciso expropriar terrenos do arcebispado e este exigiu um nome de um bispo para tornar ,ais expedito o processo, isso deva ser tornado claro.
    Acho óbvio que, a ter que ser um nome de um eclesiástico, só poderia ser o de D. Anónio Ferreira Gomes !

  3. Dinheiro deitado fora. Ponte de reduzida utilidade no local escolhido.
    Se fossem dois presidentes de câmara com visão tratavam era de fundir os dois concelhos.

    • Este comentário traduz quase exactamente aquilo que penso. Parece que pelo menos não sou o único… A parte do quase é porque não defendo propriamente a união entre os concelhos do Porto e Gaia (que é demasiado grande e rural), mas mais exactamente a união das cidades do Porto, Gaia, e todas as outras cidades adjacentes ao Porto, como Matosinhos, Senhora da Hora, São Mamede… numa única cidade do Porto.

RESPONDER

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …

Afinal, Irão já não vai pedir ajuda para analisar caixas negras do avião

O Irão recuou na intenção de enviar para análise as gravações da caixa negra do avião ucraniano, que abateu acidentalmente na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais, revelou a agência noticiosa iraniana. Citado …

Bruno Fialho sucede a Marinho e Pinto na liderança do PDR

Bruno Fialho é o novo presidente do Partido Democrático Republicano (PDR), ao obter 75% dos votos na eleição deste sábado para escolher o sucessor de António Marinho e Pinto, que anunciou o abandono do cargo …

Legislador russo culpa "arma climática" dos EUA pelo inverno quente de Moscovo

Alexei Zhuravlyov, membro da câmara baixa do Parlamento da Rússia (Duma), culpou uma alegada "arma climática" secreta dos Estados Unidos pelas anómalas temperaturas que se fizeram sentir este inverno em Moscovo.  Em declarações à estação de …

Nova espécie de louva-a-deus empala as suas presas como se fossem fondue

O Carrikerella simpira, uma nova espécie de louva-a-deus, caça as suas presas perfurando-as de um lado ao outro com as suas patas em forma de tridente. Cientistas descobriram uma nova espécie de louva-a-deus com uma característica …

Astrónomos descobrem que o fósforo foi gerado na formação de estrelas

Astrónomos descobriram que o fósforo, elemento químico essencial à vida, se constituiu durante a formação de estrelas e sugerem que chegou à Terra através de cometas. Uma equipa de astrónomos detetou monóxido de fósforo na região …