Porto e Gaia vão ter nova ponte sobre o Douro

Roberto Saltori / Flickr

Ponte D.Luís sobre o Rio Douro, no Porto, ao por do sol

As câmaras do Porto e de Vila Nova de Gaia anunciaram hoje a construção de uma nova ponte sobre o rio Douro, um projeto inteiramente financiado pelas duas autarquias.

A travessia, a designar Ponte D. António Francisco dos Santos, em homenagem ao bispo que morreu em setembro do ano passado, vai unir os dois concelhos entre o cais de Quebrantões, em Oliveira do Douro, Gaia, e a zona de Campanhã, no Porto.

O anúncio foi feito pelos presidentes das câmaras do Porto, Rui Moreira, e de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, durante a manhã de hoje no Laboratório Edgar Cardoso, equipamento próximo da ponte São João, que une os dois concelhos via ferroviária.

De acordo com o Jornal de Notícias, a nova ponte situar-se-à a montante da ponte ferroviária São João.

Destinada ao trânsito automóvel, contemplará a travessia de peões e bicicletas e permitirá, também, novas ligações de transportes públicos rodoviários.

Será paga pelos municípios, não dependendo de financiamento externo. Orçada em 12 milhões de euros, deverá estar concluída no prazo de quatro anos.

O Rio Douro, entre o Porto e Gaia, é neste momento atravessado por seis pontes – Ponte da Arrábida, Ponte Luís I, Ponte do Infante, Ponte Maria Pia, Ponte São João e Ponte do Freixo – às quais se juntará agora a sétima, projetada e financiada pelas duas câmaras municipais.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Acho muito bem que se faça a ponte, mas, dar o nome de um bispo a uma ponte paga pelo Porto e Gaia?!
    Parace alguma piada de mau gosto e sou completamente contra!!…

  2. Completamente a favor de uma nova Ponte entre Gaia e Porto.
    Por mim teria escolhido outra localização, mas, quem sou eu para pôr em causa aquela que foi definida certamente por técnicos credenciados e após aturados estudos e análises de tráfego.
    Agora quanto ao nome, sinceramente não entendo. Se é porque do lado do Porto, vai ser preciso expropriar terrenos do arcebispado e este exigiu um nome de um bispo para tornar ,ais expedito o processo, isso deva ser tornado claro.
    Acho óbvio que, a ter que ser um nome de um eclesiástico, só poderia ser o de D. Anónio Ferreira Gomes !

  3. Dinheiro deitado fora. Ponte de reduzida utilidade no local escolhido.
    Se fossem dois presidentes de câmara com visão tratavam era de fundir os dois concelhos.

    • Este comentário traduz quase exactamente aquilo que penso. Parece que pelo menos não sou o único… A parte do quase é porque não defendo propriamente a união entre os concelhos do Porto e Gaia (que é demasiado grande e rural), mas mais exactamente a união das cidades do Porto, Gaia, e todas as outras cidades adjacentes ao Porto, como Matosinhos, Senhora da Hora, São Mamede… numa única cidade do Porto.

RESPONDER

Quanto vale a vida do seu cão (e a importância que isso tem)

Quanto vale a vida do seu cão? A resposta a esta pergunta pode ser mais importante do que aquilo que pensa e pode mudar drasticamente o preço que pagamos pela sua saúde e bem-estar. Os norte-americanos …

Asteróide passará esta sexta-feira pela Terra a 27.000 km/hora

Um asteróide de grandes dimensões passará pela Terra, atingindo o seu ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira, dia 6 de dezembro. O corpo celeste, importa frisar, não representa qualquer perigo para o Homem. …

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …

Homem da comunicação de Rui Rio pertence à maçonaria

João Tocha, o homem que o líder do PSD escolheu para fazer parte da sua comunicação, é maçon, avança a revista Visão esta quinta-feira. Em declarações à Visão, João Tocha, iniciado no Grande Oriente Lusitano …

Marco Silva despedido do Everton

O treinador português Marco Silva foi hoje despedido pelo Everton, clube da Primeira Liga inglesa de futebol, um dia depois do desaire por 5-2 no reduto do rival da cidade, o campeão europeu Liverpool. “O Everton …

Líder Supremo do Irão aprova medidas para reconhecer como "mártires" os mortos dos recentes distúrbios

O líder supremo do Irão aprovou as recomendações de um relatório oficial propondo o reconhecimento como "mártires" dos mortos nos recentes distúrbios no país sem que tenham "desempenhado qualquer papel", indicou esta quinta-feira o seu …

OE2020. Governo quer baixar preço da luz sem mexer no IVA

O Governo socialista está a estudar hipóteses "alternativas" para baixar o preço da luz sem mexer na taxa do IVA, devendo estas soluções constar já da proposta inicial do Orçamento de Estado para 2020 (OE2020). De …

Pelosi acionou votação para impeachment a Trump. "Os factos são incontestáveis"

A Presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, anunciou esta quinta-feira que o órgão irá avançar com a redação de acusações contra o Presidente norte-americano, no âmbito do processo de impeachment. “As ações …