Porto e Gaia vão ter nova ponte sobre o Douro

Roberto Saltori / Flickr

Ponte D.Luís sobre o Rio Douro, no Porto, ao por do sol

As câmaras do Porto e de Vila Nova de Gaia anunciaram hoje a construção de uma nova ponte sobre o rio Douro, um projeto inteiramente financiado pelas duas autarquias.

A travessia, a designar Ponte D. António Francisco dos Santos, em homenagem ao bispo que morreu em setembro do ano passado, vai unir os dois concelhos entre o cais de Quebrantões, em Oliveira do Douro, Gaia, e a zona de Campanhã, no Porto.

O anúncio foi feito pelos presidentes das câmaras do Porto, Rui Moreira, e de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, durante a manhã de hoje no Laboratório Edgar Cardoso, equipamento próximo da ponte São João, que une os dois concelhos via ferroviária.

De acordo com o Jornal de Notícias, a nova ponte situar-se-à a montante da ponte ferroviária São João.

Destinada ao trânsito automóvel, contemplará a travessia de peões e bicicletas e permitirá, também, novas ligações de transportes públicos rodoviários.

Será paga pelos municípios, não dependendo de financiamento externo. Orçada em 12 milhões de euros, deverá estar concluída no prazo de quatro anos.

O Rio Douro, entre o Porto e Gaia, é neste momento atravessado por seis pontes – Ponte da Arrábida, Ponte Luís I, Ponte do Infante, Ponte Maria Pia, Ponte São João e Ponte do Freixo – às quais se juntará agora a sétima, projetada e financiada pelas duas câmaras municipais.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Acho muito bem que se faça a ponte, mas, dar o nome de um bispo a uma ponte paga pelo Porto e Gaia?!
    Parace alguma piada de mau gosto e sou completamente contra!!…

  2. Completamente a favor de uma nova Ponte entre Gaia e Porto.
    Por mim teria escolhido outra localização, mas, quem sou eu para pôr em causa aquela que foi definida certamente por técnicos credenciados e após aturados estudos e análises de tráfego.
    Agora quanto ao nome, sinceramente não entendo. Se é porque do lado do Porto, vai ser preciso expropriar terrenos do arcebispado e este exigiu um nome de um bispo para tornar ,ais expedito o processo, isso deva ser tornado claro.
    Acho óbvio que, a ter que ser um nome de um eclesiástico, só poderia ser o de D. Anónio Ferreira Gomes !

  3. Dinheiro deitado fora. Ponte de reduzida utilidade no local escolhido.
    Se fossem dois presidentes de câmara com visão tratavam era de fundir os dois concelhos.

    • Este comentário traduz quase exactamente aquilo que penso. Parece que pelo menos não sou o único… A parte do quase é porque não defendo propriamente a união entre os concelhos do Porto e Gaia (que é demasiado grande e rural), mas mais exactamente a união das cidades do Porto, Gaia, e todas as outras cidades adjacentes ao Porto, como Matosinhos, Senhora da Hora, São Mamede… numa única cidade do Porto.

RESPONDER

Arqueólogos acreditam ter encontrado "Endeavour", o navio de James Cook

Arqueólogos marinhos estão cada vez mais perto de encontrar o HMS Endeavour, o navio do explorador britânico James Cook. Uma equipa internacional de arqueólogos marinhos acredita ter descoberto o local onde se encontra o HMS Endeavour, …

Com 92% dos votos contados, Netanyahu e Gantz continuam empatados

Os primeiros resultados mostram um empate técnico entre os partidos de Benjamin Netanyahu e Benny Gantz. Os resultados obtidos pelos pequenos partidos poderão marcar a diferença. Segundo a imprensa local, com 92% dos votos contados, o …

Governo venezuelano liberta o deputado Edgar Zambrano, vice-presidente do parlamento

Juan Guaidó considera a libertação de Edgar Zambrano "uma vitória da pressão internacional" e não uma "gentileza" da ditadura. O Governo venezuelano libertou, na noite desta terça-feira, o deputado opositor e vice-presidente da Assembleia Nacional, Edgar …

Nova espécie de salamandra-gigante pode ser o maior anfíbio do mundo

Cientistas identificaram duas novas espécies da salamandra-gigante-da-china, sendo que uma delas pode ser afinal o maior anfíbio do mundo. Até agora, pensava-se que a salamandra-gigante-da-china — Andrias davidianus — era uma única espécie e, por isso, …

Detido bombeiro suspeito de atear fogo em Alfândega da Fé

O bombeiro detido é suspeito de ter ateado sete focos de incêndio numa área florestal que abrange várias freguesias do concelho de Alfândega da Fé, em Bragança. Um bombeiro foi detido por suspeitas do crime de …

O Oceano Atlântico pode começar do outro lado do mundo

Uma questão chave para os cientistas do clima é sobre a possível desaceleração do sistema de circulação principal do Oceano Atlântico, o que poderia ter consequências dramáticas para a Europa e outras zonas. Porém, um novo …

Incapacitar uma única proteína pode "curar" a gripe

Desabilitar uma única proteína das nossas células pode ser a solução para "curar" a gripe. Os testes realizados em ratos foram bem sucedidos, pelo que pode ser um indicador positivo de progressos nesta área. Encontrar uma …

Detetada a estrela de neutrões mais massiva alguma vez encontrada

Observações com o telescópio Green Bank revelaram a estrela de neutrões mais massiva até ao momento, chamada J0740 + 6620. De acordo com a revista especializada Nature Astronomy, onde foi descrita a descoberta, é um pulsar …

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …