/

Porto e Lisboa na lista das melhores cidades do mundo em 2025 da Time Out

Para viver e visitar: são as melhores cidades do mundo em todos os aspetos, de acordo com os especialistas da Time Out. O Porto é a 8ª, Lisboa a 12ª.

Os especialistas em cidades da revista Time Out fizeram um ranking das 50 melhores cidades do mundo em 2025, depois de analisarem milhares.

“A qualidade de vida foi um fator-chave na nossa classificação deste ano”, escreve-se no artigo, e para a avaliar foram feitas entrevistas aos habitantes da cidade, que falaram sobre vários aspetos, desde a gastronomia, vida noturna, segurança, estilo de vida, espaços verdes, entre muitos outros.

No entanto, o ranking é feito não apenas com base nesse testemunhos, mas por especialistas. A que encabeça o top é a Cidade do Cabo, em África do Sul. Repleta de praias bonitas, “de história e significado cultural, a Cidade do Cabo oferece aos visitantes uma infinidade de opções para aprender, explorar e divertir-se, tudo sem gastar muito”, garante a Time Out. 97% dos habitantes locais disseram que a cidade os faz felizes.

Seguem-se Bangkok, capital da Tailândia, descrita como “uma das cidades mais acolhedoras do mundo”, e Nova Iorque, nos EUA, em terceiro lugar, considerada pelos peritos como a “cidade mais excitante do planeta neste momento, com 78% dos nova-iorquinos — o número mais elevado da lista — a descreverem-na como tal”.

Depois de Melbourne, Londres, Nova Orleães e Cidade do México, surge o Porto, em oitavo lugar.

“Foi considerada a quarta cidade mais bonita da lista, com 78% dos habitantes locais a descreverem-na como tal. Os portuenses também estão satisfeitos com o sítio onde vivem — 80% afirmam que são mais felizes no Porto do que em qualquer outro lugar“.

A Time Out descreve o Porto como uma cidade “linda de morrer” e “as gentes do Porto, que dão vida à cidade, também merecem um prémio” , por serem “mestres na arte da hospitalidade“. A equipa recomenda a praia, a gastronomia e os espaços públicos.

Mais à frete, depois de Shangai, Copenhaga e Chicago, surge Lisboa, na 12ª posição.

“O rio Tejo. As vistas sobre os telhados da cidade. As tascas tradicionais. A história contada através de monumentos e museus. O fado, o sol, os pastéis de nata. É tudo bom!”, escrevem os especialistas. E até dão exemplos da vivacidade de Lisboa, como a Praça das Flores, no Príncipe Real, considerada “um caldeirão de novas tendências com ótimo ambiente”.

“Lisboa foi considerada a terceira cidade mais acessível para ver arte. Também ficou em quinto lugar em termos de segurança, com 62% dos habitantes locais a dizerem que descreveriam a cidade como segura”, aponta ainda a Time Out.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.