Entre um Porto “dominante” e “ineficaz”, a bicicleta de Taremi foi um “inútil golo de bandeira”

A imprensa internacional realça a boa prestação do FC Porto e o golo de bandeira de Taremi, que acabou por se revelar insuficiente para dar continuidade às aspirações portistas.

O FC Porto está fora da Liga dos Campeões. A vitória por 0-1, esta terça-feira, foi insuficiente para recuperar do desaire sofrido na primeira mão dos quartos de final, em que os ‘dragões’ perderam 0-2 com o Chelsea.

Para a memória ficou o golo de Mehdi Taremi, já perto do apito final da partida. Naquele que foi um verdadeiro momento de inspiração, o avançado iraniano do FC Porto finalizou com um atlético pontapé de bicicleta que fez a bola entrar junto ao ângulo. O guarda-redes Edouard Mendy nada pôde fazer para travar a trajetória da bola.

https://twitter.com/ElevenSports_PT/status/1382075878386057219

Ainda que a competição não tenha acabado, muitos já o classificam como o melhor golo da Liga dos Campeões desta temporada. Há ainda quem arrisque pedir o prémio Puskas para o iraniano.

Um pouco por todo o mundo, as reações ao golo e à exibição do FC Porto nas duas mãos dos ‘quartos’ foram-se replicando pela imprensa internacional.

O jornal The Guardian, talvez por ser britânico, foi o mais conformado com o resultado da eliminatória, escrevendo que “apenas muito ocasionalmente o FC Porto ameaçou” e que, ontem, o Chelsea “controlou o tempo todo”.

Por sua vez, o jornal espanhol Marca escreve que o Chelsea “passa às meias sem brilho”, salientando a prestação de um FC Porto “digno”.

Em Itália, a Gazzetta dello Sport destaca que “o muro do Chelsea destruiu as esperanças portuguesas” e que só quebrou quando Taremi “marcou um inútil golo de bandeira”.

O L’Équipe considera que a equipa portuguesa foi “dominante” e que “lamenta a falta de eficiência em Sevilha”.

Já na Alemanha, o Bild salienta que os azuis e brancos impuseram a primeira derrota e o primeiro golo sofrido na Champions na era de Tuchel.

https://twitter.com/ElevenSports_PT/status/1382083435926282245

Na zona de entrevistas rápidas após o jogo, Sérgio Conceição destacou a boa exibição do FC Porto nas duas mãos.

“Nestes 180 minutos, criámos mais situações de golo, criámos mais perigo e fomos mais equipa. Não tenho a menor dúvida. Por isso, a frustração é grande. Não se pode prever o que um ou outro jogador no lugar de outro poderia fazer no jogo. Temos de ter consciência de que estamos a disputar a melhor prova de clubes do mundo e está reduzida a grandíssimas equipas. Temos de estar orgulhosos. Arrisco-me a dizer que foi dos melhores jogos que nós, como equipa, fizemos na Liga dos Campeões, ou até mesmo o melhor”, disse o treinador portista.

Além disso, Conceição falou ainda sobre os ânimos exaltados com Thomas Tuchel, acusando o técnico germânico de o insultar.

“O meu inglês não é perfeito. Não adianta estar aqui a falar disso. Não houve troca de palavras, estive concentrado no jogo, não sei o porquê da reação. Ouvi alguns insultos, já passou. A minha irritação final tem a ver com isso. Não lhe dirigi a palavra durante o jogo e não olhei para o banco deles. Estava preocupado com o jogo e com aquilo que estávamos a fazer”, disse o técnico azul e branco.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Na voz do Sérgio Pedreiro Conceição, os outros é que sempre o insultam. Mas tanto faz ser cá como no estrangeiro. Este gajo é um caso irreparável de falta de educação. Tem todo o ar de político vigário.

  2. Duas equipas que nem da Liga Europa pareciam. Que pobreza de jogo. Quase que adormeci a ver aquela miséria. E diz este artolas Conceição que foi um grande jogo da sua equipa. Se assim é, então o Porto está de rastos.

  3. …apenas e só quanto ao título da notícia, que não é bem assim. Não considero que tenha sido um golo inútil. Uma vitória são 3 pontos, e ainda o respectivo prémio… de 2,7 milhões (?)…

  4. Permito-me corrigir: de rastos está o futebol português, o FCP até conseguiu disfarçar bem. Quem olha para a classificação da Liga e vê uma equipa medíocre como a do Sporting, com seis e 10 pontos de avanço para FCP e SLB, respectivamente, só não vê a decadência com uma venda metálica. Não me esqueci, o SCP foi afastado da Liga Europa, com goleada caseira, por uma não menos medíocre equipa austríaca, não foi há tanto tempo assim. O futebol português ainda não bateu no fundo, mas não está muito degraus acima.

RESPONDER

Elefantes encontrados mortos numa reserva florestal. Envenenamento pode ser a causa

As autoridades estão a tentar perceber de que forma é que os 18 elefantes selvagens asiáticos morreram no nordeste da Índia. Os elefantes, que incluíam cinco filhotes, foram encontrados mortos na reserva florestal protegida de Kondali, …

"Máxima segurança". Porto de Lisboa com protocolo de segurança para receber cruzeiros

A administração do Porto de Lisboa assinalou este domingo o regresso do movimento de passageiros de cruzeiros a partir desta segunda-feira, com o levantamento das restrições ao desembarque de passageiros em viagens não essenciais, sublinhando …

”Terrível engano”. Programa do Governo para incentivar regresso dos emigrantes exclui as ilhas

O Programa Regressar, criado em 2019 pelo Governo da República para incentivar o regresso dos emigrantes ao país, descrimina os Açores e a Madeira. O Governo prolongou os apoios (que podem chegar aos 7679 euros por …

Relatório alerta que parte da produção de painéis solares depende da exploração de uigures

A região de Xinjiang, na China, evoluiu nas últimas duas décadas e tornou-se num importante centro de produção para muitas das empresas que fornecem ao mundo as peças necessárias para a construção de painéis solares. No …

Morreu a atriz brasileira Eva Wilma. Tinha 87 anos

A atriz de brasileira Eva Wilma morreu este sábado aos 87 anos no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internada desde abril devido a um cancro de ovário. A artista tinha sido internada a …

Marcelo quer descentralizar poder para regionalizar bazuca europeia

Marcelo Rebelo de Sousa quer desconcentrar poderes do Estado central para as comissões de coordenação e desenvolvimento regio­nal (CCDR), já a pensar na execução dos milhões que vão chegar de Bruxelas. A perspetiva do Chefe de …

Humanos mudam os ecossistemas com fogo há quase 100 mil anos

Um novo estudo mostra que os humanos têm mudado o ambiente em que vivem recorrendo ao fogo há pelo menos 92 mil anos. Ao chegar a novas terras, os humanos usaram o fogo para as mudar …

Catarina Martins considera “absurda” proposta de reforma das Forças Armadas

A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou a proposta de reforma das Forças Armadas feita pelo Governo “absurda” e de “absoluta submissão à NATO”. “A proposta do Governo é absurda, é uma proposta que centraliza decisões, …

Egito abre fronteira com Gaza. EUA deixam aviso a Israel (e UE reúne de emergência)

O Egito abriu este sábado a fronteira terrestre com Gaza e enviou 10 ambulâncias para o enclave palestiniano para transportar para os hospitais egípcios palestinianos que ficaram feridos nos bombardeamentos israelitas, indicaram responsáveis médicos. Segundo o …

Cientistas identificam novo tipo de resposta ao stress desencadeada pela condução

Toda a gente conhece a sensação física de quando estamos num carro a acelerar. Mas poucos sabem o que isso pode estar a fazer ao nosso corpo. De acordo com o site Science Alert, cientistas investigaram …