FC Porto pode ser obrigado a criar equipa de futebol feminino

fcporto / Instagram

O presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa

A UEFA deverá obrigar todas os emblemas que participem nas competições europeias a ter uma equipa de futebol feminino. O objetivo é promover o desporto e aumentar o número de jogadoras.

O FC Porto pode vir a ser obrigado a criar uma equipa de futebol feminino. Isto porque a UEFA deverá obrigar todos os clubes que participem nas fases de grupos das competições europeias a terem uma equipa feminina inscrita nas competições nacionais.

Ao contrário do Sporting e do Benfica, os ‘dragões’ ainda não apostaram no futebol feminino, que tem ganho uma relevância maior no último par de anos. Segundo o jornal OJOGO, ainda não se sabe ao certo como vão funcionar os moldes desta imposição da UEFA, mas só deverá entrar em vigor na época 2021/22.

Com uma enorme probabilidade de ingressarem nas competições europeias nessa temporada — e a confirmar-se esta ideia da organização que tutela o futebol europeu — o FC Porto deverá começar a preparar-se para formar uma equipa feminina.

Aliás, das equipas portuguesas que disputam atualmente as competições europeias, os ‘azuis e brancos’ são a única que não tem uma equipa de ambos os géneros. Sporting CP e SC Braga já foram campeãs nacionais. O Benfica criou equipa na última temporada e, depois de vencer a 2ª Liga, estreia-se na primeira divisão este ano. Já o Vitória de Guimarães estreia-se este domingo na Série A do segundo escalão.

O Porto poderá optar por comprar os direitos desportivos de um clube já feito, quase como aconteceu recentemente no voleibol feminino, em que os ‘dragões’ compraram os direitos da Academia José Moreira (AJM). No passado, já se equacionou a compra do Valadares, mas a aquisição não chegou a verificar-se.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …

Cristas faz o mea culpa e abandona o congresso. Corrida à sucessão faz-se a cinco

O 28.º congresso nacional do CDS arrancou este no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro com o discurso da líder demissionária Assunção Cristas, que fez uma espécie de mea culpa e agradeceu aos centristas …

Sérgio Conceição sai do FC Porto no fim da época

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, deixará o comando dos dragões no final da temporada. A derrota em casa com o Braga terá ditado a saída do técnico azul e branco. O técnico do FC …

Joacine quer mais direitos para deputados sem partido. "Está a antecipar" o futuro

A deputada Joacine Katar Moreira, do partido Livre, defendeu esta sexta-feira o alargamento dos direitos regimentais dos deputados não inscritos em partidos. A deputada única do Livre assumiu esta posição no final de uma reunião do …

França confirma 3 casos de coronavírus chinês. Já chegou à Austrália e Malásia

Depois de França ter confirmado três pessoas infetadas com o novo coronavírus oriundo da China, também a Austrália e Malásia reportaram casos. As autoridades da Malásia anunciaram este sábado terem registado os primeiros três casos de …

Amadora. Agredido motorista de autocarro que denunciou Cláudia Simões

Foi agredido o motorista de autocarro que chamou a PSP para denunciar a passageira Cláudia Simões, que alegou posteriormente ter sido agredida pelos agentes da polícia. As agressões tiveram lugar na noite desta sexta-feira, em …

"Dos 4 mil euros que ganho, 3 mil vão para os frades". O padre Vítor Melícias recusa que Tomás Correia ainda controle o Montepio

O padre Vítor Melícias, presidente da Assembleia Geral do Montepio, diz que Tomás Correia "faz falta, mas fez muito bem" em abandonar a liderança da mutualista Montepio. "Dizer que Tomás Correia continua a controlar através …