/

Porto 5-0 Moreirense | Díaz, Taremi e Fábio, o trio maravilha

Manuel Fernando Araújo / Lusa

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda parte verdadeiramente demolidora.

Porém, já na primeira metade se notava que era uma questão de tempo até o marcador de avolumar, enquanto os visitantes não tinham grandes argumentos ofensivos para importunar Diogo Costa.

Destaque para a estreia de Pepê a marcar na Liga Bwin, poucos minutos após entrar e claro, para o trio destacado no título desta análise.

Vantagem natural do Porto ao intervalo, pelo domínio que apresentou ao longo de todo o tempo, pela quantidade de lances de ataque, alguns bem perigosos.

Os expected goals (xG) de 1,3 sustentam a vantagem, embora esse número seja, em grande parte, resultado da grande penalidade cobrada (e sofrida) por Mehdi Taremi, aos 34 minutos.

O Moreirense até conseguia fazer boas transições ofensivas, mas no último terço o último passe era, invariavelmente, pobre. O ponta-de-lança iraniano foi o MVP do primeiro tempo, com um rating de 6.4.

A etapa complementar conta-se pela história dos golos. O Moreirense atirou-se para o ataque à procura do empate, desguarneceu a defensiva (chegou a defender só com dois elementos) e, nas transições, os “azuis-e-brancos” não perdoaram.

Luis Díaz (51′ e 65′) marcou por duas vezes, com tranquilidade, Taremi bisou (71′) e o brasileiro Pepê, acabadinho de entrar, fez o quinto, numa altura de desnorte completo para os cónegos. Se os marcadores recebiam os elogios, não podemos esquecer Fábio Vieira, dono de três assistências.

O melhor em campo

O duelo entre Mehdi Taremi e Luis Díaz pelo título de melhor em campo foi um dos interesses da partida, mas o colombiano acabou por ganhar vantagem, terminando com um GoalPoint Rating de 8.2.

Díaz voltou a ser figura maior dos “dragões”, como o foi em Alvalade, somando dois golos, quatro remates (dois enquadrados) e nove acções com bola na área do Moreirense, a par de…. Taremi. Extraordinário.

Destaques do Porto

Mehdi Taremi 8.1 – Exibição de grande nível de Taremi. Sofreu a falta que deu a grande penalidade, cobrada pelo próprio, depois fez o 4-0 com oportunismo e classe.

Tal como Luis Díaz, o iraniano enquadrou dois de quatro remates e somou nove acções com bola na área cónega. Além disso fez seis passes ofensivos valiosos, completou as três tentativas de drible, ganhou três de cinco duelos aéreos ofensivos e fez três bloqueios de passe.

Fábio Vieira 6.9 – Enorme prestação do médio, ainda assim não isenta de erros. Dos quatro passes para finalização que realizou, três foram assistências para golo, algo extraordinário. Porém, tentou o drible quatro vezes, sem sucesso em nenhuma, registou três perdas de posse no primeiro terço e foi driblado quatro vezes.

Mbemba 6.8 – Sólido, pragmático, sem inventar. Por vezes foi vê-lo subir no terreno para tentar desequilíbrios (somou uma condução super aproximativa). Defensivamente o destaque vai para seis alívios e no passe esteve muito seguro, com 57 completos em 60.

Vitinha 6.6 – Uma delícia ver jogar este pequeno médio, sóbrio, inteligente. Ligou muito bem com Otávio e não teve medo de atacar os adversários, tendo completado as seis tentativas de drible. Foi o jogador que acertou mais passes (67 em 72).

Marcano 6.5 – Na vez do lesionado Pepe, o espanhol esteve muito seguro, registando dois desarmes, dois bloqueios de remate e cinco recuperações. Pelo ar ganhou os cinco duelos aéreos defensivos em que participou.

Otávio 6.3 – Autor de três passes para finalização e quatro ofensivos valiosos, desta feita Otávio esteve discreto nos momentos defensivos, mas brilhou no ar, com dois duelos aéreos ofensivos ganhos em quatro.

Pepê 6.1 – Ainda não se conseguiu afirmar, tendo sido a contratação mais solante da temporada, mas neste 16 minutos em campo começou a dar os primeiros sinais, tendo-se estreado a marcar de dragão ao peito, fechando a contagem. Em oito acções com bola tentou duas vezes o drible, ambas com sucesso.

Uribe 6.0 – Jogo competente do colombiano. Seguro no passe (88% completos), ganhou os três duelos aéreos defensivos em que participou, fez oito recuperações de posse e quatro alívios.

João Mário 5.9 – O jovem recuperou a vaga de lateral e terminou com alguns números interessantes, como 91% de eficácia de passe, quatro acções com bola na área contrária, dois dribles completos em três, três conduções super aproximativas e seis recuperações. Nota negativa os quatro desarmes sofridos.

Wendell 5.7 – O reforço brasileiro foi titular e apareceu bem em diversos momentos ofensivos e também em alguns defensivos, como é o caso dos cinco desarmes realizados e as duas intercepções. A rever as quatro perdas de posse no primeiro terço, máximo do jogo.

Francisco Conceição 5.4 – O jovem entrou para o último quarto-de-hora e agitou com o jogo. Em 16 minutos fez dois passes ofensivos valiosos e completou os sete passes que realizou.

Destaques do Moreirense

Walterson 5.5 – O brasileiro atacou e defendeu com afinco. Das seis tentativas de drible teve sucesso em três, defensivamente destaque para seis desarmes, o máximo do jogo. Foi, contudo, desarmado três vezes.

André Luís 5.0 – O segundo melhor rating do Moreirense pertenceu a um jogador que actuou somente 17 minutos, e os restantes averbaram todos nota negativa. André Luís fez um remate e dois passes ofensivos valiosos.

Pasinato 1.4 – Jogo para esquecer de um guarda-redes que tem mostrado qualidade nestes anos em Portugal e que até costuma brilhar frente aos “grandes”. Desta feita, não só encaixou cinco golos como acumulou dois erros que resultaram em tentos portistas.

Resumo

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.