Porto 3-0 Ac. Viseu | Dragão roda rumo à final

Paulo Cunha / Lusa

A final da Allianz Cup 2022/23 vai ser disputada entre FC Porto e Sporting.

Esta quarta-feira, na meia-final com o Académico de Viseu, os “azuis-e-brancos” venceram por 3-0, graças a um golo madrugador no primeiro tempo e a uma segunda metade de grande superioridade, marcando encontro com os “leões” na final de sábado.

Stephen Eustaquio, Namaso e Bernardo Folha fizeram os tentos dos “dragões”, que deram minutos a alguns nomes da segunda linha “azul-e-branca”.

O Porto surgiu com algumas surpresas no “onze” inicial, com Pepê, Gabriel Veron e Namaso a começarem de início, e foi o jovem inglês, ainda não estava cumprido o primeiro minuto, a realizar o primeiro remate do jogo.

O primeiro golo não demorou muito, com Veron a assistir para um tento atabalhoado de Stephen Eustaquio aos sete minutos. E aos 15, Pepe subiu à área para cabecear ao poste.

O domínio era portista, mas os homens de Viseu ameaçavam através de contra-ataques rápidos, que acabaram por não dar em nada porque a decisão e o último passe nem sempre eram os melhores.

A pressão academista em zonas adiantadas ia também complicando a tarefa dos “dragões”, que acabaram por ter de assumir mais cautelas do que inicialmente previstas.

O melhor em campo ao descanso era o autor do golo. Eustaquio, com um GoalPoint Rating de 7.1, fruto, igualmente, de 33 passes certos em 36, oito progressivos e três desarmes.

Nos segundo tempo os da Invicta tomaram em definitivo conta do jogo, com domínio e controlo dos movimentos ofensivos do Académico, que deixou de conseguir pressionar no meio-campo contrário e lançar transições.

As ocasiões começaram a surgir com muita frequência, a maioria desperdiçada, mas não todas.

Aos 66 minutos, João Mário, com um passe picado, isolou Namaso, que não falhou, e aos 79, num lance de alguma sorte, Bernardo Folha fez o terceiro.

Estava encontrado o outro finalista da Taça da Liga. O jogo decisivo realiza-se este sábado, num “clássico entre Porto e Sporting.

Melhor em Campo

Confirmado. João Mário está renascido. Após uma época passada menos conseguida e um arranque de 2022/23 tímido, Sérgio Conceição insistiu na aposta no lateral-direito e este tem correspondido com boas exibições, umas atrás das outras.

Esta quarta-feira, João Mário foi o melhor em campo, com um GoalPoint Rating de 7.8. Além de uma assistência, o defesa fez quatro passes para finalização, máximo da partida, um passe de ruptura, dois super progressivos e esteve intratável a defender, com cinco desarmes, máximo a par de Milioransa.

Resumo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.