Porto quer passar 250 casas de alojamento local para arrendamento até ao fim do ano

O programa Porto com Sentido recebeu 70 contactos de proprietários em três semanas e foram formalizadas nove candidaturas, que estão passarão à “fase de vistoria”. Com este projeto, a câmara pretende passar 250 imóveis do Alojamento Local para o mercado de arrendamento até ao final do ano.

Através deste projeto, a câmara arrendará os fogos e depois os subarrendará a preços acessíveis, mediante candidatura e sorteio, noticiou esta segunda-feira o Público. O intuito é levar mil imóveis para o mercado de arrendamento até 2022, com tipologia entre o T0 e o T4 ou superior.

“O programa prevê que, a cada dez candidaturas ou mensalmente, se vai fazendo a seleção das habitações que serão imediatamente colocadas em concurso para subarrendamento a rendas acessíveis”, explicou ao Público o gabinete de comunicação do município, visando combater a “grave carência de oferta de habitação a preços comportáveis para o rendimento de um agregado familiar médio”.

Estas casas podem estar localizadas em todas as freguesias, estimando a autarquia que possam beneficiar delas, até 2022, cerca de 2700 pessoas. Os contratos de arrendamento serão de pelo menos dois anos, prorrogáveis, uma única vez, por até cinco anos.

A autarquia definirá os preços, que serão “significativamente abaixo dos valores conhecidos de oferta no mercado de arrendamento para o conjunto das freguesias de Porto, do próprio valor efectivamente contratado para esse mesmo universo, mas também da mediana dos indicadores do INE”.

Os projetos de habitação a preços acessíveis Monte Pedral, Monte da Bela, Lapa e Lordelo do Ouro devem abranger também “cerca de mil famílias”. Já o programa Porto Solidário, que paga parte do valor das rendas, já apoiou 1100 famílias.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …

Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria. Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo …

Irão já está a enriquecer urânio a 60%

O Irão avisou e já está a cumprir. Menos de uma semana depois de ter acusado Israel de um ataque contra a sua principal central nuclear, o país diz estar a enriquecer urânio com uma …

Salvini vai a julgamento em Itália por bloqueio de migrantes em navio

Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita italiano Liga, vai ser julgado por acusações de sequestro pela sua decisão de impedir o desembarque de 147 migrantes resgatados no Mediterrâneo pela Open Arms, em agosto de …

Maldivas ponderam oferecer vacinas aos turistas

As Maldivas estão a ponderar dar aos turistas a vacina contra covid-19 quando chegarem para férias, de modo a incentivar o turismo. As Maldivas estão prontas para enfrentar a concorrência acessa assim que o turismo reabrir …

SOS Racismo diz que SEF atentava contra direitos dos imigrantes e aplaude extinção

O Governo decidiu extinguir o SEF e substituí-lo pelo novo Serviço de Estrangeiros e Asilo, com diferentes moldes de funcionamento. A associação SOS Racismo congratulou-se este sábado com a extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras …

Vem aí a Transporter, a van elétrica (e totalmente autónoma) para serviços de entregas

A Mobileye, uma subsidiária da Intel, fechou uma parceria com a startup Udelv para lançar um serviço de entregas em grande escala e com veículos totalmente autónomos já em 2023. A Mobileye, uma subsidiária da Intel …

Ensino à distância roubou a muitos universitários a licenciatura de que estavam à espera

A pandemia de covid-19 obrigou o ensino superior a reinventar-se e se alguns cursos conseguiram adotar o modelo online sem prejuízos, noutros casos o ensino a distância impediu aulas práticas, roubando aos estudantes a licenciatura …