Portimonense vs Sporting | Bis de Bruno arranca os 3 pontos

O Sporting colou-se ao Benfica no segundo lugar do campeonato, a uma semana do escaldante dérbi de Alvalade, após bater o Portimonense por 2-1, no Algarve.

Bruno Fernandes foi o herói da partida ao marcar dois excelentes golos, um em cada parte, num jogo complicado para o Sporting, que esteve desaparecido durante grande parte do segundo tempo, para fazer uma recta final do jogo de altíssimo nível.

O Jogo explicado em Números

  • Início de partida forte da equipa do Sporting, que só não marcou aos dois minutos porque Leonardo negou o golo a Battaglia com uma grande defesa. Os “leões” foram a única equipa a fazer um disparo à baliza nos primeiros 15 minutos, mas a sua vantagem em posse de bola (56%-44%) e eficácia de passe (70%-66%) era mínima.
  • A insistência “leonina” acabaria por ser recompensada aos 23 minutos, quando Bruno Fernandes fez um “chapéu” a Leonardo, a passe de Bas Dost. Era o quarto remate da equipa sportinguista, o terceiro enquadrado, numa altura em que esta já tinha mais de 60% de posse.
  • A dez minutos do final da primeira parte, o Portimonense continuava a demonstrar grandes dificuldades para fazer o seu jogo fluir no último terço do campo. Para além de ainda não ter nenhum remate enquadrado, após duas tentativas, tinha apenas duas interacções com a bola na área do Sporting, ambas por Fabrício.
  • E seria precisamente o avançado brasileiro a restabelecer a igualdade, aos 42 minutos, quando bateu a defesa sportinguista em velocidade e rematou para o fundo da baliza após cruzamento de Bruno Tabata.
  • A formação algarvia marcou no primeiro remate que fez à baliza, na sequência do seu primeiro cruzamento eficaz da partida.
  • Resultado surpreendente ao intervalo para o futebol praticado na primeira parte, em que o Sporting foi superior em praticamente todos os domínios, desde remates (8-4 no total, 4-1 em disparos enquadrados), a duelos ganhos, passando por ocasiões flagrantes criadas (2-1).
  • Em termos individuais, Bruno Fernandes surgia na liderança dos GoalPoint Ratings, com nota 7.2, fruto de um golo, dois passes para finalização e outros tantos dribles eficazes, sete duelos ganhos e três desarmes.
  • Um pouco abaixo surgia Fabrício, com 6.4, que, ao golo, juntava um passe para finalização e seis duelos ganhos.
  • Um “leão” adormecido foi aquele que reentrou em campo. Nos primeiros 15 minutos da segunda parte, o Sporting fez apenas um remate, desenquadrado, contra três do adversário, e teve apenas 47% de posse e uns surpreendentes 66% de eficácia de passe.
  • Aos 65 minutos, Bas Dost liderava a partida em passes para finalização, três. Curiosamente, o holandês era o jogador de campo com a menor eficácia de passe (42% no total, 38% no meio-campo adversário).
  • Só dava Portimonense na segunda parte do encontro. Volvidos 25 minutos desde o intervalo, o Sporting continuava sem rematar à baliza, enquanto o Portimonense já por duas vezes tinha alvejado a de Rui Patrício, ambas por Nakajima, que já tinha cinco remates na partida. Até em termos de posse de bola (46%-54%) e eficácia de passe (70%-75%) os “leões” perdiam para o adversário.
  • Dener, que entrara aos 19 minutos para o lugar de Marcel Pereira, chegou aos 85 minutos a liderar em desarmes, sete, e com o segundo maior número de duelos disputados, 21, apenas atrás dos 24 de Gelson Martins.
  • Já perto do cair do pano, Bruno Fernandes “tirou um coelho da cartola”. O médio português aproveitou um corte deficiente da defesa do Portimonense, dominou a bola e, sem a deixar cair ao chão, disparou forte e colocado para o fundo da baliza – prémio justo para o Sporting que, desde o minuto 75, fizera seis remates ao todo, dois deles à baliza.

https://twitter.com/_Goalpoint/status/990318143926099968

O Homem do Jogo

Excelente exibição individual de Bruno Fernandes, das melhores que já realizou com a camisola do Sporting. Os dois golos que apontou, ambos de fino retoque, surgiram nos dois únicos remates à baliza que fez, após cinco tentativas, mas o papel que desempenhou em Portimão vai muito para além disso.



Fez ainda quatro passes para finalização, mais do que qualquer outro jogador, e arrancou três dribles em cinco tentativas, colocou a bola na área contrária 11 vezes e venceu 12 dos 19 duelos em que esteve envolvido. Contribuiu ainda nas tarefas defensivas dos “leões” com cinco desarmes e duas intercepções.

Por tudo isto, Bruno Fernandes deixa esta noite o Algarve com a nota mais alta nos GoalPoint Ratings, um extraordinário 9.0.

Jogadores em foco

  • Gelson Martins 7.1 – Deu nas vistas essencialmente pelos nove dribles eficazes em 13 tentativas. Para além disso, sofreu seis faltas, venceu 17 duelos em 24 e somou dois passes para finalização e três remates, um deles à baliza.
  • Bas Dost 6.2 – Rematou apenas uma vez, de forma desenquadrada, e falhou 13 das 22 entregas que fez, mas compensou com uma assistência e mais dois passes para finalização. Disputou nove duelos pelo ar, vencendo sete.
  • Tabata 6.0 – Criou uma ocasião flagrante de golo, aproveitada por Fabrício, num dos três passes para finalização de que foi autor. Foi feliz em dois dribles e outros tantos cruzamentos, e colocou 15 vezes a bola na área contrária.
  • Hackman 5.4 – Contabilizou 13 acções defensivas, entre desarmes (três), intercepções (cinco) e alívios (cinco). Pela negativa, foi eficaz em apenas um de três dribles e venceu apenas quatro de 11 duelos.
  • Lucas Possignolo 4.7 – Teve a nota mais baixa da noite. Falhou dois desarmes, concedeu dois cantos e cometeu outras tantas faltas. Dos 15 duelos que disputou, venceu sete.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

"Escândalo". FCSH acusada de abrir concurso à medida de Raquel Varela

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa está a ser acusada de abrir um concurso à medida da historiadora Raquel Varela. A polémica com a historiadora começou na segunda-feira, 20 de …

Descobertos cadáveres de guerreiros do século XIII. Podem ter sido enterrados pelo Rei Luís IX

Cientistas britânicos acreditam que os cadáveres dos guerreiros cristãos tenham sido enterrados por Luís IX, rei de França, no século XIII. Um grupo de arqueólogos internacionais encontrou no castelo de Sidon, no Líbano, valas comuns com …

Hidroavião de Sacadura Cabral e Gago Coutinho é único no mundo e está em Lisboa

Um dos hidroaviões que há quase 100 anos transportaram Sacadura Cabral e Gago Coutinho na primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul está exposto no Museu da Marinha, em Lisboa, e é o único aparelho original …

Programa da SIC Notícias comentou eleições em dia de reflexão. CNE deixou aviso

O "Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer", da SIC Notícias, falou sobre as eleições em dia de reflexão, porque "comentário não é propaganda eleitoral". As eleições autárquicas estão marcadas para este domingo e, como …

Os dentes das formigas-cortadeiras são tão resistentes como facas

Um novo estudo indica que as formigas-cortadeiras têm uma teia de átomos de zinco entrelaçados na estrutura biológica das mandíbulas, o que lhes dá a durabilidade de um conjunto de facas de aço inoxidável. De acordo …

Francisco George defende vacinação de crianças com menos de 5 anos contra a covid-19

As crianças maiores de cinco anos devem ser vacinadas contra a covid-19, desde que a segurança e a eficácia da vacina estejam comprovadas cientificamente nestas idades, defende o médico especialista em saúde pública Francisco George. A …

Cientistas imprimiram, pela primeira vez, células cerebrais vivas em 3D

Uma equipa de cientistas usou uma nova técnica laser e conseguiu imprimir em 3D células cerebrais vivas. A maioria dos neurónios sobreviveram durante mais de dois dias após terem sido impressos em 3D, o que significa …

Descoberto antídoto contra agentes nervosos tipo Sarin e Novichok

Uma equipa do Laboratório Nacional Lawrence Livermore (LLNL), nos Estados Unidos, desenvolveu um antídoto que neutraliza a exposição ao envenenamento por agente nervoso. O estudo, que foi publicado na revista Scientific Reports, foi o resultado de …

Marte sobreviveu a super-erupções (que libertaram "oceanos" de poeira e gases tóxicos)

A região de Arabia Terra, situada no norte de Marte, já foi palco de erupções suficientemente potentes para libertar "oceanos" de poeira e gases tóxicos no ar.  A NASA confirmou, recentemente, que uma região do norte …

Vulcão, La Palma

O Cumbre Vieja também tem negacionistas. "É tudo orquestrado"

Nos últimos dias, as redes sociais têm-se tornado o palco dos "negacionistas dos vulcões" que defendem que, por trás da erupção do Cumbre Vieja, há mão humana. Nas redes sociais já há negacionistas do vulcão Cumbre …