Portimonense vs Sporting | Bis de Bruno arranca os 3 pontos

O Sporting colou-se ao Benfica no segundo lugar do campeonato, a uma semana do escaldante dérbi de Alvalade, após bater o Portimonense por 2-1, no Algarve.

Bruno Fernandes foi o herói da partida ao marcar dois excelentes golos, um em cada parte, num jogo complicado para o Sporting, que esteve desaparecido durante grande parte do segundo tempo, para fazer uma recta final do jogo de altíssimo nível.

O Jogo explicado em Números

  • Início de partida forte da equipa do Sporting, que só não marcou aos dois minutos porque Leonardo negou o golo a Battaglia com uma grande defesa. Os “leões” foram a única equipa a fazer um disparo à baliza nos primeiros 15 minutos, mas a sua vantagem em posse de bola (56%-44%) e eficácia de passe (70%-66%) era mínima.
  • A insistência “leonina” acabaria por ser recompensada aos 23 minutos, quando Bruno Fernandes fez um “chapéu” a Leonardo, a passe de Bas Dost. Era o quarto remate da equipa sportinguista, o terceiro enquadrado, numa altura em que esta já tinha mais de 60% de posse.
  • A dez minutos do final da primeira parte, o Portimonense continuava a demonstrar grandes dificuldades para fazer o seu jogo fluir no último terço do campo. Para além de ainda não ter nenhum remate enquadrado, após duas tentativas, tinha apenas duas interacções com a bola na área do Sporting, ambas por Fabrício.
  • E seria precisamente o avançado brasileiro a restabelecer a igualdade, aos 42 minutos, quando bateu a defesa sportinguista em velocidade e rematou para o fundo da baliza após cruzamento de Bruno Tabata.
  • A formação algarvia marcou no primeiro remate que fez à baliza, na sequência do seu primeiro cruzamento eficaz da partida.
  • Resultado surpreendente ao intervalo para o futebol praticado na primeira parte, em que o Sporting foi superior em praticamente todos os domínios, desde remates (8-4 no total, 4-1 em disparos enquadrados), a duelos ganhos, passando por ocasiões flagrantes criadas (2-1).
  • Em termos individuais, Bruno Fernandes surgia na liderança dos GoalPoint Ratings, com nota 7.2, fruto de um golo, dois passes para finalização e outros tantos dribles eficazes, sete duelos ganhos e três desarmes.
  • Um pouco abaixo surgia Fabrício, com 6.4, que, ao golo, juntava um passe para finalização e seis duelos ganhos.
  • Um “leão” adormecido foi aquele que reentrou em campo. Nos primeiros 15 minutos da segunda parte, o Sporting fez apenas um remate, desenquadrado, contra três do adversário, e teve apenas 47% de posse e uns surpreendentes 66% de eficácia de passe.
  • Aos 65 minutos, Bas Dost liderava a partida em passes para finalização, três. Curiosamente, o holandês era o jogador de campo com a menor eficácia de passe (42% no total, 38% no meio-campo adversário).
  • Só dava Portimonense na segunda parte do encontro. Volvidos 25 minutos desde o intervalo, o Sporting continuava sem rematar à baliza, enquanto o Portimonense já por duas vezes tinha alvejado a de Rui Patrício, ambas por Nakajima, que já tinha cinco remates na partida. Até em termos de posse de bola (46%-54%) e eficácia de passe (70%-75%) os “leões” perdiam para o adversário.
  • Dener, que entrara aos 19 minutos para o lugar de Marcel Pereira, chegou aos 85 minutos a liderar em desarmes, sete, e com o segundo maior número de duelos disputados, 21, apenas atrás dos 24 de Gelson Martins.
  • Já perto do cair do pano, Bruno Fernandes “tirou um coelho da cartola”. O médio português aproveitou um corte deficiente da defesa do Portimonense, dominou a bola e, sem a deixar cair ao chão, disparou forte e colocado para o fundo da baliza – prémio justo para o Sporting que, desde o minuto 75, fizera seis remates ao todo, dois deles à baliza.

https://twitter.com/_Goalpoint/status/990318143926099968

O Homem do Jogo

Excelente exibição individual de Bruno Fernandes, das melhores que já realizou com a camisola do Sporting. Os dois golos que apontou, ambos de fino retoque, surgiram nos dois únicos remates à baliza que fez, após cinco tentativas, mas o papel que desempenhou em Portimão vai muito para além disso.

Fez ainda quatro passes para finalização, mais do que qualquer outro jogador, e arrancou três dribles em cinco tentativas, colocou a bola na área contrária 11 vezes e venceu 12 dos 19 duelos em que esteve envolvido. Contribuiu ainda nas tarefas defensivas dos “leões” com cinco desarmes e duas intercepções.

Por tudo isto, Bruno Fernandes deixa esta noite o Algarve com a nota mais alta nos GoalPoint Ratings, um extraordinário 9.0.

Jogadores em foco

  • Gelson Martins 7.1 – Deu nas vistas essencialmente pelos nove dribles eficazes em 13 tentativas. Para além disso, sofreu seis faltas, venceu 17 duelos em 24 e somou dois passes para finalização e três remates, um deles à baliza.
  • Bas Dost 6.2 – Rematou apenas uma vez, de forma desenquadrada, e falhou 13 das 22 entregas que fez, mas compensou com uma assistência e mais dois passes para finalização. Disputou nove duelos pelo ar, vencendo sete.
  • Tabata 6.0 – Criou uma ocasião flagrante de golo, aproveitada por Fabrício, num dos três passes para finalização de que foi autor. Foi feliz em dois dribles e outros tantos cruzamentos, e colocou 15 vezes a bola na área contrária.
  • Hackman 5.4 – Contabilizou 13 acções defensivas, entre desarmes (três), intercepções (cinco) e alívios (cinco). Pela negativa, foi eficaz em apenas um de três dribles e venceu apenas quatro de 11 duelos.
  • Lucas Possignolo 4.7 – Teve a nota mais baixa da noite. Falhou dois desarmes, concedeu dois cantos e cometeu outras tantas faltas. Dos 15 duelos que disputou, venceu sete.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

 A doença misteriosa foi identificada, pela primeira vez, em 2015, num doente considerado um "caso isolado e atípico". Há quase dois anos, Roger Ellis desmaiou depois de ter tido uma convulsão durante o 40.º aniversário de …

Estudo sugere que há quatro tipos de Alzheimer

Uma equipa de investigadores sugere que há quatro tipos da doença de Alzheimer, que atacam diferentes zonas do cérebro e têm sintomas distintos. Um novo estudo sugere que o Alzheimer é uma doença bem mais complexa …

Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem "perigosos"

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os. De acordo com …

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …