Portimonense vs Sporting | Bis de Bruno arranca os 3 pontos

O Sporting colou-se ao Benfica no segundo lugar do campeonato, a uma semana do escaldante dérbi de Alvalade, após bater o Portimonense por 2-1, no Algarve.

Bruno Fernandes foi o herói da partida ao marcar dois excelentes golos, um em cada parte, num jogo complicado para o Sporting, que esteve desaparecido durante grande parte do segundo tempo, para fazer uma recta final do jogo de altíssimo nível.

O Jogo explicado em Números

  • Início de partida forte da equipa do Sporting, que só não marcou aos dois minutos porque Leonardo negou o golo a Battaglia com uma grande defesa. Os “leões” foram a única equipa a fazer um disparo à baliza nos primeiros 15 minutos, mas a sua vantagem em posse de bola (56%-44%) e eficácia de passe (70%-66%) era mínima.
  • A insistência “leonina” acabaria por ser recompensada aos 23 minutos, quando Bruno Fernandes fez um “chapéu” a Leonardo, a passe de Bas Dost. Era o quarto remate da equipa sportinguista, o terceiro enquadrado, numa altura em que esta já tinha mais de 60% de posse.
  • A dez minutos do final da primeira parte, o Portimonense continuava a demonstrar grandes dificuldades para fazer o seu jogo fluir no último terço do campo. Para além de ainda não ter nenhum remate enquadrado, após duas tentativas, tinha apenas duas interacções com a bola na área do Sporting, ambas por Fabrício.
  • E seria precisamente o avançado brasileiro a restabelecer a igualdade, aos 42 minutos, quando bateu a defesa sportinguista em velocidade e rematou para o fundo da baliza após cruzamento de Bruno Tabata.
  • A formação algarvia marcou no primeiro remate que fez à baliza, na sequência do seu primeiro cruzamento eficaz da partida.
  • Resultado surpreendente ao intervalo para o futebol praticado na primeira parte, em que o Sporting foi superior em praticamente todos os domínios, desde remates (8-4 no total, 4-1 em disparos enquadrados), a duelos ganhos, passando por ocasiões flagrantes criadas (2-1).
  • Em termos individuais, Bruno Fernandes surgia na liderança dos GoalPoint Ratings, com nota 7.2, fruto de um golo, dois passes para finalização e outros tantos dribles eficazes, sete duelos ganhos e três desarmes.
  • Um pouco abaixo surgia Fabrício, com 6.4, que, ao golo, juntava um passe para finalização e seis duelos ganhos.
  • Um “leão” adormecido foi aquele que reentrou em campo. Nos primeiros 15 minutos da segunda parte, o Sporting fez apenas um remate, desenquadrado, contra três do adversário, e teve apenas 47% de posse e uns surpreendentes 66% de eficácia de passe.
  • Aos 65 minutos, Bas Dost liderava a partida em passes para finalização, três. Curiosamente, o holandês era o jogador de campo com a menor eficácia de passe (42% no total, 38% no meio-campo adversário).
  • Só dava Portimonense na segunda parte do encontro. Volvidos 25 minutos desde o intervalo, o Sporting continuava sem rematar à baliza, enquanto o Portimonense já por duas vezes tinha alvejado a de Rui Patrício, ambas por Nakajima, que já tinha cinco remates na partida. Até em termos de posse de bola (46%-54%) e eficácia de passe (70%-75%) os “leões” perdiam para o adversário.
  • Dener, que entrara aos 19 minutos para o lugar de Marcel Pereira, chegou aos 85 minutos a liderar em desarmes, sete, e com o segundo maior número de duelos disputados, 21, apenas atrás dos 24 de Gelson Martins.
  • Já perto do cair do pano, Bruno Fernandes “tirou um coelho da cartola”. O médio português aproveitou um corte deficiente da defesa do Portimonense, dominou a bola e, sem a deixar cair ao chão, disparou forte e colocado para o fundo da baliza – prémio justo para o Sporting que, desde o minuto 75, fizera seis remates ao todo, dois deles à baliza.

https://twitter.com/_Goalpoint/status/990318143926099968

O Homem do Jogo

Excelente exibição individual de Bruno Fernandes, das melhores que já realizou com a camisola do Sporting. Os dois golos que apontou, ambos de fino retoque, surgiram nos dois únicos remates à baliza que fez, após cinco tentativas, mas o papel que desempenhou em Portimão vai muito para além disso.

Fez ainda quatro passes para finalização, mais do que qualquer outro jogador, e arrancou três dribles em cinco tentativas, colocou a bola na área contrária 11 vezes e venceu 12 dos 19 duelos em que esteve envolvido. Contribuiu ainda nas tarefas defensivas dos “leões” com cinco desarmes e duas intercepções.

Por tudo isto, Bruno Fernandes deixa esta noite o Algarve com a nota mais alta nos GoalPoint Ratings, um extraordinário 9.0.

Jogadores em foco

  • Gelson Martins 7.1 – Deu nas vistas essencialmente pelos nove dribles eficazes em 13 tentativas. Para além disso, sofreu seis faltas, venceu 17 duelos em 24 e somou dois passes para finalização e três remates, um deles à baliza.
  • Bas Dost 6.2 – Rematou apenas uma vez, de forma desenquadrada, e falhou 13 das 22 entregas que fez, mas compensou com uma assistência e mais dois passes para finalização. Disputou nove duelos pelo ar, vencendo sete.
  • Tabata 6.0 – Criou uma ocasião flagrante de golo, aproveitada por Fabrício, num dos três passes para finalização de que foi autor. Foi feliz em dois dribles e outros tantos cruzamentos, e colocou 15 vezes a bola na área contrária.
  • Hackman 5.4 – Contabilizou 13 acções defensivas, entre desarmes (três), intercepções (cinco) e alívios (cinco). Pela negativa, foi eficaz em apenas um de três dribles e venceu apenas quatro de 11 duelos.
  • Lucas Possignolo 4.7 – Teve a nota mais baixa da noite. Falhou dois desarmes, concedeu dois cantos e cometeu outras tantas faltas. Dos 15 duelos que disputou, venceu sete.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Secretário da Cultura brasileiro vai ser demitido depois de se inspirar em discurso nazi de Goebbels

Roberto Alvim, secretário da Cultura brasileiro, fez um discurso esta quinta-feira copiando um discurso muito conhecido do ministro da propaganda de Adolf Hitler, Joseph Goebbels. O secretário da Cultura do Brasil, Roberto Alvim, divulgou um vídeo …

Presidente da Guatemala anuncia corte de relações com Venezuela

O novo Presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, anunciou na quinta-feira que ordenou o corte de relações com a Venezuela e o encerramento da embaixada neste país. Alejandro Giammattei, médico e ex-diretor do Sistema Penitenciário da Guatemala, …

Bolsonaro vai manter secretário acusado de irregularidades no Governo

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, defendeu hoje o titular da Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom, órgão da Presidência), Fabio Wajngarten, acusado de alegadas irregularidades em contratos, garantindo que o manterá no cargo. “Pelo que eu …

FC Porto empresta Waris ao Estrasburgo com opção de compra obrigatória

O avançado ganês foi emprestado pelo FC Porto ao Estrasburgo até ao final da temporada, num negócio que inclui uma cláusula de opção de compra obrigatória. No final do empréstimo, o Estrasburgo fica obrigado a contratar …

Miguel Guimarães reeleito bastonário da Ordem dos Médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, foi eleito esta quinta-feira para um segundo mandato, com 93% dos votos. De acordo com os resultados provisórios avançados pela Ordem, estando contados 16.723 votos, Miguel Guimarães foi …

Governante sugere "chazinhos e bolos" para acabar com agressões nas salas de espera dos hospitais

"Salas de espera com bom aspecto, com televisão, revistas" e com "chazinhos e bolos" podem ajudar a reduzir o "clima de tensão" que se vive em alguns hospitais, contribuindo para acabar com as agressões a …

Detidos cinco suspeitos da morte de jovem cabo-verdiano em Bragança

A Polícia Judiciária anunciou, esta sexta-feira, que foram detidos cinco homens, suspeitos de estarem envolvidos na morte do estudante cabo-verdiano, em Bragança. A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, em comunicado, que procedeu, esta quinta-feira, a "buscas domiciliárias, …

Cláudio Monteiro renuncia a cargo de juiz do Tribunal Constitucional

O juiz renunciou ao mandato do Tribunal Constitucional por ter sido, entretanto, nomeado Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal. O juiz Cláudio Monteiro renunciou, esta quinta-feira, ao mandato de juiz do Tribunal Constitucional (TC), de acordo com …

Proposta do BE sobre IVA da energia vai ser rejeitada pelo Governo, revela PS

Uma proposta do Bloco de Esquerda (BE) para reduzir o IVA sobre a eletricidade e o gás natural, sem impacto no Orçamento de Estado para 2020, vai ser rejeitada pelo Governo, por não corresponder à sua …

Petição quer enfermeiros como profissão de desgaste rápido e subsídio de risco. 2.500 já assinaram

Mais de 2.500 pessoas já assinaram uma petição online que defende a atribuição do estatuto de profissão de desgaste rápido aos enfermeiros, bem como a atribuição de um subsídio de risco. No texto, os promotores defendem …