Portimonense acompanha Aves na descida à II Liga

Ricardo Nascimento / Lusa

O Portimonense juntou-se, este domingo, ao Desportivo das Aves na despromoção, apesar de ter batido em casa o lanterna-vermelha (2-0), na 34.ª e última jornada da I Liga, que salvou Tondela e Vitória de Setúbal.

A formação algarvia, vencedora com tentos de Wyllian (62 minutos) e de Dener (89), ficou no 17.º lugar, com 33 pontos, contra 34 da equipa sadina (16.ª), vencedora por 2-0 na receção ao Belenenses SAD (15.º), com 35 pontos, e 36 do Tondela (14.º), que ganhou 2-1 fora ao Moreirense.

O conjunto sadino ganhou com tentos de Jubal (31 minutos) e Pirri (90+4), enquanto, em Moreira de Cónegos, João Pedro (45) e Pepelu (90) marcaram de penálti para os forasteiros e João Aurélio (70) faturou para o Moreirense, oitavo classificado.

O treinador do Portimonense, Paulo Sérgio, lamentou a descida da equipa à II Liga, salientando que “cair no último dia dói muito”, depois de uma recuperação que o deixou a um ponto da manutenção.

É um momento muito difícil, frustrante. Fizemos uma recuperação fantástica. Vínhamos muito de trás, praticamente condenados, e cair no último dia dói muito”, referiu, na conferência de imprensa após a partida.

O técnico disse que a equipa, que reiniciou o campeonato após a pausa devido à pandemia de covid-19, em junho, com seis pontos de atraso para a manutenção, se sentiu prejudicada por erros de arbitragem ao longo das últimas jornadas.

“Para quem vinha tão de trás, como nós viemos, houve um somatório de situações – umas aceitáveis, os erros cometidos por nós, mas as outras não, hoje em dia, com o VAR. Houve um conjunto de decisões de arbitragem que nos penalizaram bastante. Ficámos fora da I Liga por um ponto. Dizer qual o [erro] que me custou mais não consigo, todos nos custaram muito”, salientou Paulo Sérgio.

O treinador do Portimonense manifestou-se crente no regresso do clube algarvio à I Liga, elogiando a “força” da administração da SAD que gere o futebol profissional e o “caráter” dos jogadores.

“Certamente que o Portimonense se irá reerguer ainda mais forte, porque proporciona excelentes condições aos seus profissionais. É um grito de esperança e de coragem para os portimonenses nessa caminhada de regresso ao escalão principal. Estou certo de que esta administração fará esse caminho com toda a dedicação”, referiu.

Paulo Sérgio, que tinha assinado com o emblema de Portimão até ao final desta temporada, revelou que ainda não pensou no seu futuro.

“Estava só focado naquilo que tínhamos de fazer. Não pensei minimamente em mim, e aquilo que o futebol reservar, reservará. A única coisa que posso dizer é que me senti lindamente em Portimão. Foi um orgulho e um prazer trabalhar aqui e sinto uma grande tristeza por não ter atingido este objetivo”, concluiu.

A 34.ª jornada foi a última deste campeonato. O FC Porto sagrou-se campeão, por isso, tem lugar garantido na fase de grupos da Liga dos Campeões. O Benfica ficou em segundo e, por isso, terá de disputar a terceira pré-eliminatória e o play-off da prova.

Este fim-de-semana, também houve uma reviravolta na tabela, com a vitória do Sporting de Braga frente ao campeão nacional, permitindo que os bracarenses subissem ao terceiro lugar e, assim, se apurem diretamente para a Liga Europa.

O Sporting saiu do pódio e ficou em quarto, depois da derrota no clássico, tendo, então, de disputar a terceira pré-eliminatória e o play-off desta prova europeia.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Estudo prevê menos de 2 mil novos casos diários no Natal

No Natal, Portugal deverá registar menos de dois mil novos casos diários de covid-19, segundo uma projeção da Faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa divulgada hoje. Neste momento regista-se uma redução de 2,7% de novos …

A brilhar na seleção e sem lugar no Sporting, Plata é pretendido pelo Leicester

Depois de somar um par de boas exibições ao serviço da seleção equatoriana, Gonzalo Plata está a ser sondado pelo Leicester. O jovem de 20 anos não tem sido opção no Sporting. Gonzalo Plata tem atraído …

"É impensável um relaxamento". Entre novas medidas, Itália impõe quarentena a turistas nacionais e estrangeiros no Natal

O governo de Itália aprovou a quarentena obrigatória para cidadãos italianos que estejam no estrangeiro entre 21 de dezembro e 6 de janeiro e regressem ao país e para turistas, para prevenir uma "terceira vaga" …

Esta à porta mais um fim de semana de restrições. Concelhos “fecham” a partir das 23h

Entre as 23h00 desta sexta-feira e as 23h59 de terça-feira estão proibidas as deslocações para fora do concelho de residência habitual, salvo algumas exceções previstas na lei. Nesta sexta-feira, o Parlamento prepara-se para dar “luz verde” …

Lucas Veríssimo tem dado dores de cabeça ao Benfica, mas "poderá sair de graça em janeiro"

O presidente do Santos, Orlando Rollo, avisa que há o sério risco de Lucas Veríssimo sair a custo zero já em janeiro. O SL Benfica está ainda a estudar a sua contratação. O negócio de Lucas …

Tabelas do IRS podem significar aumento do salário mínimo até 685 euros

A divulgação das novas tabelas de retenção na fonte de IRS sugere que o salário mínimo nacional possa aumentar até aos 685 euros. O valor a partir do qual salários e pensões passam a descontar IRS …

Arquipélago na "Atlântida britânica" sobreviveu a tsunami há 8 mil anos

Cientistas acreditam que uma parte de Doggerland, uma antiga civilização conhecida como a "Atlântida britânica", tenha sobrevivido ao tsunami que inundou a região há 8 mil anos. Doggerland foi uma civilização antiga no Mar do Norte, …

Plano de vacinação pode prolongar-se até março de 2022. Normalidade pode regressar já no próximo verão

Portugal vai receber 22,8 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 que chegam para imunizar toda a população, mas o processo vai decorrer em três fases, a última das quais poderá prolongar-se até ao …

Partidos concordam com o alívio no Natal (mas plano de vacinação não satisfaz Marcelo)

Com o voto favorável do PSD assegurado, o Parlamento vai aprovar, esta sexta-feira, o decreto presidencial com a segunda renovação do estado de emergência desta segunda fase da pandemia. Depois da reunião no Infarmed, Marcelo Rebelo …

Vespas "buraco de fechadura" conseguem fazer um avião despenhar-se

Conhecidas como vespas "buraco de fechadura", estes insetos constroem os seus ninhos em sítios minúsculos. Em alguns casos raros, podem mesmo levar a que um avião se despenhe. As Pachodynerus nasidens, mais conhecidas por vespas "buraco …