Portimonense acompanha Aves na descida à II Liga

Ricardo Nascimento / Lusa

O Portimonense juntou-se, este domingo, ao Desportivo das Aves na despromoção, apesar de ter batido em casa o lanterna-vermelha (2-0), na 34.ª e última jornada da I Liga, que salvou Tondela e Vitória de Setúbal.

A formação algarvia, vencedora com tentos de Wyllian (62 minutos) e de Dener (89), ficou no 17.º lugar, com 33 pontos, contra 34 da equipa sadina (16.ª), vencedora por 2-0 na receção ao Belenenses SAD (15.º), com 35 pontos, e 36 do Tondela (14.º), que ganhou 2-1 fora ao Moreirense.

O conjunto sadino ganhou com tentos de Jubal (31 minutos) e Pirri (90+4), enquanto, em Moreira de Cónegos, João Pedro (45) e Pepelu (90) marcaram de penálti para os forasteiros e João Aurélio (70) faturou para o Moreirense, oitavo classificado.

O treinador do Portimonense, Paulo Sérgio, lamentou a descida da equipa à II Liga, salientando que “cair no último dia dói muito”, depois de uma recuperação que o deixou a um ponto da manutenção.

É um momento muito difícil, frustrante. Fizemos uma recuperação fantástica. Vínhamos muito de trás, praticamente condenados, e cair no último dia dói muito”, referiu, na conferência de imprensa após a partida.

O técnico disse que a equipa, que reiniciou o campeonato após a pausa devido à pandemia de covid-19, em junho, com seis pontos de atraso para a manutenção, se sentiu prejudicada por erros de arbitragem ao longo das últimas jornadas.

“Para quem vinha tão de trás, como nós viemos, houve um somatório de situações – umas aceitáveis, os erros cometidos por nós, mas as outras não, hoje em dia, com o VAR. Houve um conjunto de decisões de arbitragem que nos penalizaram bastante. Ficámos fora da I Liga por um ponto. Dizer qual o [erro] que me custou mais não consigo, todos nos custaram muito”, salientou Paulo Sérgio.

O treinador do Portimonense manifestou-se crente no regresso do clube algarvio à I Liga, elogiando a “força” da administração da SAD que gere o futebol profissional e o “caráter” dos jogadores.

“Certamente que o Portimonense se irá reerguer ainda mais forte, porque proporciona excelentes condições aos seus profissionais. É um grito de esperança e de coragem para os portimonenses nessa caminhada de regresso ao escalão principal. Estou certo de que esta administração fará esse caminho com toda a dedicação”, referiu.

Paulo Sérgio, que tinha assinado com o emblema de Portimão até ao final desta temporada, revelou que ainda não pensou no seu futuro.

“Estava só focado naquilo que tínhamos de fazer. Não pensei minimamente em mim, e aquilo que o futebol reservar, reservará. A única coisa que posso dizer é que me senti lindamente em Portimão. Foi um orgulho e um prazer trabalhar aqui e sinto uma grande tristeza por não ter atingido este objetivo”, concluiu.

A 34.ª jornada foi a última deste campeonato. O FC Porto sagrou-se campeão, por isso, tem lugar garantido na fase de grupos da Liga dos Campeões. O Benfica ficou em segundo e, por isso, terá de disputar a terceira pré-eliminatória e o play-off da prova.

Este fim-de-semana, também houve uma reviravolta na tabela, com a vitória do Sporting de Braga frente ao campeão nacional, permitindo que os bracarenses subissem ao terceiro lugar e, assim, se apurem diretamente para a Liga Europa.

O Sporting saiu do pódio e ficou em quarto, depois da derrota no clássico, tendo, então, de disputar a terceira pré-eliminatória e o play-off desta prova europeia.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.