/

Da Liga Europa à despromoção. Três “lutas” vão ser travadas na última jornada

Manuel de Almeida / Lusa

Este fim-de-semana, naquela que será a 34.ª e a última jornada da I Liga, ficará a saber-se quem terá um lugar nas competições europeias da próxima época, e quem vai descer de divisão.

Depois de o FC Porto se ter sagrado campeão no jogo em casa frente ao Sporting, ainda há outros desfechos para conhecer este fim-de-semana, naquela que será a 34.ª e a última jornada da I Liga.

Tal como recorda o jornal Público, neste sábado luta-se não só por um lugar nas competições europeias, mas também por uma forma de entrar nestas provas de forma mais confortável, e ainda a disputa pela permanência na prova.

Este sábado, no Estádio da Luz, joga-se o clássico entre águias e leões. Se para o Benfica, resignado a terminar no segundo lugar, o confronto com o rival lisboeta se reveste apenas de valor simbólico, para o Sporting representa a defesa do terceiro lugar e o acesso direto à fase de grupos da Liga Europa na próxima época.

Os verdes e brancos dispõem de três pontos de vantagem sobre o Sporting de Braga, quarto classificado, pelo que o empate com os encarnados será suficiente para concretizar o objetivo, mas uma derrota na Luz, aliada a um triunfo bracarense na receção ao FC Porto custar-lhes-á o pódio, uma vez que os minhotos têm vantagem no confronto direto.

O Braga foi a única equipa que se conseguiu impor nesta edição do campeonato no estádio do novo campeão, que neste momento já estará com o pensamento na ‘dobradinha’, uma vez que vai disputar a final da Taça de Portugal, a 1 de agosto, frente ao Benfica.

Também hoje, o Famalicão e o Rio Ave vão decidir o último lugar de acesso às competições europeias. Os famalicenses, que se deslocam ao Marítimo, estão em quinto lugar, com 53 pontos, mais um do que a equipa vila-condense, que vai visitar o Boavista.

Na parte inferior da tabela, três equipas estarão a lutar por dois lugares na I Liga 2020/21, para escapar à descida de divisão. Segundo o mesmo diário, o Tondela é o que está em posição mais “confortável” (15.º), o Vitória de Setúbal “só depende de si” (16.º) e o Portimonense (17.º), em desvantagem, precisa de “ajuda externa”.

O Portimonense vai jogar com o Desportivo das Aves, o Vitória de Setúbal recebe o Belenenses SAD e o Tondela vai ao Moreirense.

Esta decisão fica reservada para domingo, dia em que ficaremos a saber qual o emblema que irá acompanhar o já despromovido lanterna-vermelha na descida ao segundo escalão.

 

Programa da 34.ª jornada:

Sexta-feira, 24 de julho:

Santa Clara – Vitória de Guimarães (2-2)

Gil Vicente – Paços de Ferreira (3-3)

Sábado, 25 de julho:

Marítimo – Famalicão (19h00)

Boavista – Rio Ave (19h00)

Benfica – Sporting (21h15)

Sporting de Braga – FC Porto (21h15)

Domingo, 26 de julho:

Portimonense – Desportivo das Aves (19h30)

Vitória de Setúbal – Belenenses SAD (19h30)

Moreirense – Tondela (19h30)

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.