Portas vai explicar mudanças nas funções do Estado

Paulo Portas, vice-primeiro-ministro (foto: PSD / Flickr)

Paulo Portas, vice-primeiro-ministro (foto: PSD / Flickr)

O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, vai apresentar esta quarta-feira (30) o guião da reforma do Estado, anunciado ontem pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

“Seria bom que a reforma do Estado, que tem agora um impulso maior dado pelo Governo e que o senhor vice-primeiro-ministro não deixará de transmitir ao país na próxima quarta-feira, possa, ainda assim, suscitar da parte do PS um contributo positivo”, afirmou Pedro Passos Coelho.

O primeiro-ministro, que falava no encerramento das jornadas parlamentares conjuntas do PSD e CDS-PP esta terça-feira, disse que a “proposta e a visão” dos socialistas à reforma do Estado é “indispensável por transparência democrática”.

Passos Coelho reiterou a ideia segundo a qual a reforma do Estado não começa com a apresentação do documento pelo “vice” do Governo e líder do CDS-PP, Paulo Portas, mas que foi iniciada quando o executivo tomou posse, com a concretização de reformas em diversas áreas.

De Jornadas a Jornadas a falar sobre a reforma do Estado

O debate político sobre a redução estrutural da despesa através de uma revisão das funções do Estado ganhou visibilidade há cerca de um ano, precisamente nas primeiras jornadas parlamentares conjuntas PSD/CDS-PP.

Em fevereiro deste ano, durante um debate sobre coesão nacional, no Porto, o primeiro-ministro anunciou a criação de um guião para a discussão da reforma do Estado, a ser apresentado “muito proximamente” por Paulo Portas e no qual constariam não só as poupanças que o Governo espera atingir “mas tudo o que está para além das poupanças“.

No final de maio, foi Portas a anunciar que o documento seria apresentado em junho, mês em que viria a precipitar-se uma crise política com a demissão de Vítor Gaspar e do próprio Paulo Portas, que acabou por não deixar o Governo e subiu a número dois do executivo e vice-primeiro-ministro, mantendo-se com a tutela sobre a reforma do Estado.

A forma e a hora a que o documento será hoje apresentado ainda não foram divulgadas.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

85% dos medicamentos estão em falta na Venezuela

A Federação Farmacêutica Venezuelana (Fefarven) informou hoje que estão em falta 85% dos medicamentos que se comercializam no país. A denúncia surgiu um dia depois de o Governo venezuelano estabelecer preços fixos para 56 medicamentos, durante …

Obrigar as crianças a beijar os avós é mesmo uma "violência"

O professor universitário Daniel Cardoso pôs o país a discutir se é ou não uma violência obrigar as crianças a beijar os avós. Uma posição que é defendida por inúmeros especialistas e que nem sequer …

Cidade da Maia testa passadeira 3D

O município da Maia está a testar a colocação de passadeiras 3D, cujo objetivo é criar uma ilusão de ótica que faz os condutores abrandar quando se aproximam, descreveu hoje a autarquia. Em causa está, de …

Portugal recebe em novembro cerca de 150 refugiados que estão no Egito

Portugal vai receber, em novembro, cerca de 150 refugiados que estão no Egito, primeiro grupo de mais de mil pessoas que vão ser reinstaladas em Portugal até 2019, disse hoje o ministro da Administração Interna. "Vamos …

Crianças até 2 anos são as que mais usam apps

Mais de metade das crianças com menos de 8 anos usa aplicações como entretenimento e as crianças que mais usam os dispositivos eletrónicos têm até 2 anos. Segundo o estudo "Happy Kids: Aplicações Seguras e Benéficas …

Abstenção galopante alastra-se à faixa dos 30-44 anos

A abstenção aumentou de forma galopante em Portugal, dos 8,1% em 1975 para os 44,2% nas legislativas de 2015, e a tendência está a alastrar das gerações mais jovens para a faixa dos 30 aos …

Descida da propina vai retirar bolsas a alunos carenciados. Medida "demagógica e perversa"

A descida do valor máximo da propina poderá significar o fim da bolsa para muitos alunos carenciados, alertou o reitor da Universidade Nova de Lisboa, que considera a medida ''demagógica e perversa''. Segundo a proposta de …

Hugo Abreu caiu da viatura e “não se mexeu mais”. Instrutor dos comandos viu e ignorou

Rodrigo Seco afirmou que, no decurso da Prova Zero, os dois instrutores desvalorizaram os sintomas de mal-estar, sinais de cansaço e ignoraram os vários pedidos dos instruendos para que pudessem beber água. Um dos instruendos do …

Nunes da Fonseca é o novo Chefe do Estado-Maior do Exército

O tenente-general José Nunes da Fonseca é o escolhido para suceder ao general Rovisco Duarte como Chefe do Estado-Maior do Exército. Rovisco Duarte demitiu-se no âmbito do caso do roubo de armas em Tancos. O nome …

Raspadinha rende mais de 100 milhões à Segurança Social

No próximo ano, a Segurança Social vai receber um montante na ordem dos 225 milhões provenientes dos jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. A Segurança Social irá receber, no próximo ano, cerca de 225 …