Porta-voz do PSD investigado pelo DIAP do Porto

PSD / Flickr

Marco António Costa, porta-voz do PSD

Marco António Costa, porta-voz do PSD

Marco António Costa, vice-presidente e porta-voz do PSD, está a ser investigado pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto, na sequência de uma participação.

“Confirma-se a receção de participação, que deu origem a um inquérito, que corre termos no DIAP do Porto”, disse à Lusa uma fonte da Procuradoria-Geral da República.

O caso foi avançado este sábado pela RTP, de acordo com a qual Marco António Costa está a ser investigado na sequência da denúncia de alegados crimes de tráfico de influências durante os mandatos na Câmara de Gaia.

Segundo a televisão pública, a acusação partiu de Paulo Vieira da Silva, antigo dirigente do PSD-Porto, que enviou uma carta à Procuradoria a descrever uma rede de influências de Marco António Costa na autarquia e empresas municipais onde terá beneficiado amigos e pessoas da estrutura partidária.

Mais tarde, o canal televisivo acrescentava que o vice-presidente do PSD era acusado de “utilizar a distrital do partido em benefício político, pessoal e de negócios”.

Paulo Vieira da Silva tornou também públicas estas denúncias nas redes sociais.

Contactado pela RTP, Marco António Costa, que já apresentou uma queixa por difamação, não quis comentar o caso.

Marco António Costa disponível para esclarecimentos

Marco António Costa transmitiu este domingo a sua “imediata disponibilidade” para esclarecimentos na investigação de que é alvo pelo DIAP do Porto.

“Manifestei já à Procuradoria-Geral da República, no passado dia 11 de maio”, mesmo antes de ser conhecida a existência de qualquer inquérito, “a imediata disponibilidade para prestar declarações no âmbito de qualquer processo em que seja visado”, refere o porta-voz do PSD, numa nota de esclarecimento enviada à imprensa.

O político pede que seja analisado “com todo o rigor jurídico o texto em que se baseia a suposta ‘denúncia’, uma vez que em momento algum há qualquer acusação concreta de corrupção ou de tráfico de influências” ou de “qualquer crime”, mas “apenas lamentáveis insinuações maldosas”.

“Aceito, como princípio, que quem participa ativamente na vida pública está sujeito, e deve sujeitar-se, ao maior escrutínio mesmo quando estejam em causa insinuações infundadas”, salienta o vice-presidente do PSD, na nota.

“Não tenciono fazer qualquer comentário de natureza política, reservando para o meu advogado a resposta judicial à ‘denúncia’ apresentada”, acrescenta Marco António Costa, dizendo que o seu foco político “é trabalhar para uma vitória da coligação servindo o PSD com a determinação de sempre”.

/Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Quatro ou cinco anos depois? Embora. Investigue-se o que o denunciante começou por fazer nas “redes sociais!” … E “arrinfa-le” com um processo por difamação!

  2. Basta olhar para o rosto e discurso deste senhor para perceber que se trata de mais um parasita e burlão bem falante que não teria qualquer futuro na iniciativa privada pois é totalmente mediocre e sem qualquer valor.

    A prisão do sócrates, este processo sobre este Sr. e outras iniciativas, avivam a esperança nos Portugueses que este país pode vir a ter futuro. Já chega de Valentins Loureiros, Narcisos Mirandas, Duartes Limas, Josés Sócrates, Dias Loureiros, Armandos Varas e outros pacóvios, provincianos e patos bravos que juntos destruiram o presente e comprometeram o futuro deste país.

    Temos que deixar de ser uma cambada de otários pacifistas. Esta gente devia levar uma tareia para perceberem que não os queremos perto do poder.

RESPONDER

Tigre de um zoo de Nova Iorque testa positivo ao novo coronavírus

Um tigre do jardim zoológico do Bronx em Nova Iorque, nos Estados Unidos, testou positivo ao novo coronavírus, indicou no domingo a instituição. Em comunicado, o jardim zoológico detalha que o grande felino terá contraído o …

Mais de 100 mil trabalhadores independentes já pediram apoio do Governo

Mais de 100 mil trabalhadores independentes já se candidataram ao apoio extraordinário criado pelo Governo para fazer face à paragem total de atividade devido à pandemia de covid-19. Segundo o comunicado do Ministério do Trabalho, Solidariedade …

“Voltaremos a encontrar-nos”. Isabel II relembra a 2.ª Guerra Mundial e fala de um desafio "diferente"

A rainha Isabel II salientou este domingo, numa mensagem televisiva, que a pandemia Covid-19 é um desafio "diferente" de outros enfrentados pelo Reino Unido e exortou os britânicos a respeitar o confinamento. "Embora já tenhamos enfrentado …

CTT recuam. Não vão propor a distribuição de dividendos de 2019

O Conselho de Administração dos CTT - Correios de Portugal, SA informaram esta segunda-feira que já não vão propor à Assembleia Geral de Acionistas a distribuição de dividendos relativos ao exercício de 2019, como previsto, …

Há enfermeiros sem treino a trabalhar nos cuidados intensivos

A presidente do Sindicato de Todos os Enfermeiros Unidos (SITEU), Gorete Pimentel, denuncia que há enfermeiros sem treino a trabalhar em unidades de cuidados intensivos. "São necessários três a quatro meses para que um enfermeiro seja …

Ronaldo vai tornar-se o primeiro bilionário no mundo do futebol

Cristiano Ronaldo vai faturar cerca de 90 milhões de euros este ano. Isto faz com que o futebolista português atinja os mil milhões de euros em receitas durante a sua carreira. Embora Cristiano Ronaldo tenha sido …

Tribunais adiaram mais 50 mil diligências num mês

A pandemia de covid-19 obrigou os tribunais portugueses a adiar 2.445 diligências e a anular outras 28.957, escreve o jornal Público. Ao todo, foram desmarcadas 51.402 diligências, frisa o matutino na sua edição desta segunda-feira, …

311 mortes e uma subida de 4% nos casos confirmados em Portugal. Recuperados quase duplicaram

O número de mortes em Portugal relacionadas com a Covid-19 ultrapassou a barreira das 300, situando-se nas 311 vítimas, mais 16 do que no domingo. O número de recuperados também cresceu para 140. Os casos …

"Uma vergonha para o país". Morte de ucraniano leva a "mudanças profundas" no funcionamento do SEF

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, disse esta segunda-feira que vai haver “mudanças profundas no modelo de funcionamento do Centro de Instalação Temporária do SEF no aeroporto de Lisboa, na sequência do caso da …

City abre processo a Kyle Walker por festa com prostitutas durante quarentena

Kyle Walker, futebolista do Manchester City, viu o clube instaurar-lhe um processo disciplinar, depois de este ter, alegadamente, quebrado a obrigação de confinamento devido à COVID-19 numa festa com prostituas. “Os futebolistas são modelos a seguir …