Porta-voz do PSD investigado pelo DIAP do Porto

PSD / Flickr

Marco António Costa, porta-voz do PSD

Marco António Costa, porta-voz do PSD

Marco António Costa, vice-presidente e porta-voz do PSD, está a ser investigado pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto, na sequência de uma participação.

“Confirma-se a receção de participação, que deu origem a um inquérito, que corre termos no DIAP do Porto”, disse à Lusa uma fonte da Procuradoria-Geral da República.

O caso foi avançado este sábado pela RTP, de acordo com a qual Marco António Costa está a ser investigado na sequência da denúncia de alegados crimes de tráfico de influências durante os mandatos na Câmara de Gaia.

Segundo a televisão pública, a acusação partiu de Paulo Vieira da Silva, antigo dirigente do PSD-Porto, que enviou uma carta à Procuradoria a descrever uma rede de influências de Marco António Costa na autarquia e empresas municipais onde terá beneficiado amigos e pessoas da estrutura partidária.

Mais tarde, o canal televisivo acrescentava que o vice-presidente do PSD era acusado de “utilizar a distrital do partido em benefício político, pessoal e de negócios”.

Paulo Vieira da Silva tornou também públicas estas denúncias nas redes sociais.

Contactado pela RTP, Marco António Costa, que já apresentou uma queixa por difamação, não quis comentar o caso.

Marco António Costa disponível para esclarecimentos

Marco António Costa transmitiu este domingo a sua “imediata disponibilidade” para esclarecimentos na investigação de que é alvo pelo DIAP do Porto.

“Manifestei já à Procuradoria-Geral da República, no passado dia 11 de maio”, mesmo antes de ser conhecida a existência de qualquer inquérito, “a imediata disponibilidade para prestar declarações no âmbito de qualquer processo em que seja visado”, refere o porta-voz do PSD, numa nota de esclarecimento enviada à imprensa.

O político pede que seja analisado “com todo o rigor jurídico o texto em que se baseia a suposta ‘denúncia’, uma vez que em momento algum há qualquer acusação concreta de corrupção ou de tráfico de influências” ou de “qualquer crime”, mas “apenas lamentáveis insinuações maldosas”.

“Aceito, como princípio, que quem participa ativamente na vida pública está sujeito, e deve sujeitar-se, ao maior escrutínio mesmo quando estejam em causa insinuações infundadas”, salienta o vice-presidente do PSD, na nota.

“Não tenciono fazer qualquer comentário de natureza política, reservando para o meu advogado a resposta judicial à ‘denúncia’ apresentada”, acrescenta Marco António Costa, dizendo que o seu foco político “é trabalhar para uma vitória da coligação servindo o PSD com a determinação de sempre”.

/Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Quatro ou cinco anos depois? Embora. Investigue-se o que o denunciante começou por fazer nas “redes sociais!” … E “arrinfa-le” com um processo por difamação!

  2. Basta olhar para o rosto e discurso deste senhor para perceber que se trata de mais um parasita e burlão bem falante que não teria qualquer futuro na iniciativa privada pois é totalmente mediocre e sem qualquer valor.

    A prisão do sócrates, este processo sobre este Sr. e outras iniciativas, avivam a esperança nos Portugueses que este país pode vir a ter futuro. Já chega de Valentins Loureiros, Narcisos Mirandas, Duartes Limas, Josés Sócrates, Dias Loureiros, Armandos Varas e outros pacóvios, provincianos e patos bravos que juntos destruiram o presente e comprometeram o futuro deste país.

    Temos que deixar de ser uma cambada de otários pacifistas. Esta gente devia levar uma tareia para perceberem que não os queremos perto do poder.

RESPONDER

Pela primeira vez, uma astronauta corrige página da Wikipédia a partir do Espaço

Pela primeira vez na história da Humanidade, a astronauta norte-americana Christina H. Koch fez a edição de uma página da Wikipedia na Internet a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), enquanto orbitava o planeta Terra. A …

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …